Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?

Poucas estruturas são tão elegantes e engenhosas quanto as estufas. Construídas em grande parte com projetos simples e diretos, esses abrigos minimalistas criam espaços protegidos e iluminados que definem o clima interno. Dedicados ao cultivo de plantas, são projetos diversos que combinam programas e sistemas para enfatizar a sustentabilidade, educação e conservação. No fundo, as estufas dizem respeito à experiência e descoberta.

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 2 de 14Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 3 de 14Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 4 de 14Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 5 de 14Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Mais Imagens+ 9

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 6 de 14
Cortesia de ZOOM, Cut Ink Architectural Photography

Como Eduardo Souza observa sobre a história dos projetos de estufas, a produção em larga escala só se tornou possível após a Revolução Industrial, com a disponibilização de chapas de vidro produzidas em massa. Desde então, elas têm sido utilizadas para cultivar alimentos e flores, configurando um microclima adequado para espécies vegetais, mesmo em locais com climas severos. Da horticultura ornamental à conscientização dos ecossistemas, as estufas contemporâneas são feitas em torno de coleções vivas. Mas elas também podem informar novas abordagens à arquitetura através da luz, estrutura e sustentabilidade. Por sua vez, elas podem se tornar ambientes de aprendizagem para promover a educação sobre as conexões entre clima e arquitetura.

Santa Monica Greenhouse / Part Office + Cactus Store

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 4 de 14
© Anna Beeke

A Estufa Santa Monica é a terceira estufa projetada em colaboração com a loja Cactus em Los Angeles. Ao lado da estação de trem de Bergamont, o volume está situado dentro de um grande complexo industrial que está sendo convertido em um distrito varejista e de escritórios. O projeto está conectado ao prédio de escritórios do cliente, localizado em um antigo armazém, e abriga seu espécime particular e uma grande coleção de cactos e suculentas.

Casa Estufa / RicharDavidArchitekti

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 13 de 14
Cortesia de RicharDavidArchitekti

O projeto e construção da Casa Estufa foi desenvolvido em três etapas. A primeira foi a reconstrução da casa existente. Depois de uma breve avaliação do programa de necessidades e do orçamento da obra, decidimos projetar uma casa menor que a anterior, com metade da área total construída. A estufa foi posicionada na cobertura. Esta decisão nos permitiria manter as vistas para o jardim desobstruídas, economizando tempo e dinheiro a medida que construiríamos apenas uma e não duas estruturas, além disso, o calor residual da casa poderia ser revertido facilmente para aquecer a estufa.

Estufa Jardim Botânico Grueningen / idA

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 2 de 14
© Markus Bertschi

O novo pavilhão no jardim botânico de Grueningen se relaciona fortemente com seu contexto. O projeto está inspirado no bosque circundante, não no entorno construído. Tanto o vocabulário formal e o conceito estrutural derivam da natureza. O pavilhão foi concebido para harmonizar e ampliar o bosque. O volume foi desenvolvido através do diagrama de Voronoi, também conhecido como interpolação vizinha natural. 

Greenhouse Orchid Punta del Este / Mateo Nunes Da Rosa

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 14 de 14
© Marcos Guiponi

Em tempos de pandemia, Ana, uma pessoa apaixonada por botânica, especialmente por orquídeas, transformou seu hobby em um empreendimento, dando luz ao Greenhouse Orchid, uma estufa de criação de orquídeas que funciona também como espaço de exposições. O projeto consiste, portanto, em um protótipo transparente, transportável e modificável, que cria o microclima necessário no interior para a sobrevivência das orquídeas. Foram fabricados dois, um para exposição e outro para a floração.

Estufa "Global Flora" da Faculdade de Wellesley / Kennedy & Violich Architecture

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 9 de 14
Cortesia de KVA

A "GLOBAL FLORA" reimagina como o projeto de uma estufa sustentável pode melhorar a educação científica interdisciplinar global e aprofundar a compreensão pública da natureza. A instalação botânica da estufa expande a visão de 1920 da Dra. Margaret Ferguson, que defendeu a biologia vegetal como parte central do ensino de ciências e incentivou os alunos a "ouvir" plantas e a aprender com experiências interdisciplinares práticas.

Centro Hazel Hare para a Ciência Ambiental / 180 Degrees Design + Build + colab studio

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 7 de 14
© Bill Timmerman

Muros e cercas são normalmente utilizados para manter as pessoas e ambientes separados, mas no Jardim Botânico do Deserto, uma série incomum de estruturas reune as pessoas. Ao combinar madeira, concreto, aço, pedra e blocos criamos uma variedade de separadores ricamente texturizados, e altamente funcionais, que tanto dividem fisicamente, como conectam visualmente os espaços abertos. O Jardim também precisava separar a "frente da casa" das operações dos fundos, no Centro de Horticultura, enquanto permitia ao público algum grau de acesso e compreensão da finalidade e inovação do edifício.

Cidade Deserto / Garciagerman Arquitectos

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 10 de 14
Cortesia de Garciagerman Arquitectos

A Cidade Deserto é a celebração de plantas xerofíticas (de climas semiáridos e desérticos) e produção de toda uma cultura de interesses e eventos em torno deles próximo à cidade de Madri, Espanha. O projeto propõe um complexo educacional, sustentável e ecológico que desenvolve atividades de exposição, crescimento e criação de cactos de todo o mundo em um grande jardim e estufa. O local também abriga uma série de atividades como apresentações, pequenas convenções, oficinas e exposições.

Centro de Tratamento de Câncer / Foster + Partners

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 5 de 14
© Nigel Young

Localizado no Reino Unido, o Centro foi concebido para proporcionar uma "casa longe de casa" — um lugar de refúgio onde as pessoas que estão passando por algum tipo de câncer possam encontrar apoio emocional e prático. Inspirado no modelo para um novo tipo de atendimento definido por Maggie Keswick Jencks, coloca-se grande valor no poder da arquitetura para levantar o ânimo e auxiliar no processo de terapia. O projeto do centro de Manchester procura estabelecer uma atmosfera doméstica em um cenário de jardim.

Revitalization of Shenyang Dongmaoku / URBANUS

Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura?  - Imagem 12 de 14
© Tianpei Zeng

Dongmaoku, um antigo campus de armazém em Shenyang, é a primeira geração de instalações logísticas da RPC construída desde o período da Guerra da Coreia. Com mais de 30 armazéns individuais, Dongmaoku tem um valor significativo para o estudo da tipologia de edifícios logísticos na China moderna. A equipe de projeto implementou um jardim de estufa, e uma nova tipologia surgiu. O resultado é que ambos os galpões têm uma sequência espacial com um jardim no início.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Como o projeto de estufas pode mudar a arquitetura? " [How Can Greenhouse Design Change Architecture? ] 23 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979653/como-o-projeto-de-estufas-pode-mudar-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.