Vencedor do Prêmio Pritzker 2022 será anunciado em abril

O "vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022 será anunciado no próximo mês", publicou o site oficial do Prêmio. A honraria mais importante da arquitetura revelará seu(s) vencedor(es) em abril deste ano, diferentemente do usual, feito em março. O "Prêmio Nobel de Arquitetura" homenageia todos os anos, desde 1979, um arquiteto vivo (ou grupo de arquitetos) que alcançou conquistas significativas para a humanidade e o ambiente construído.

Outra mudança da edição deste ano é a nomeação de Manuela Lucá-Dazio como a nova diretora executiva do prêmio. Ela tem um Ph.D. em história da arquitetura pela Universidade de Roma-Chieti e já foi diretora executiva do Departamento de Artes Visuais e Arquitetura da Bienal de Veneza.

Criado pela família Pritzker de Chicago por meio de sua Fundação Hyatt, o prêmio internacional "honra um arquiteto ou arquitetos vivos cujo trabalho construído demonstre uma combinação das qualidades de talento, visão e compromisso, que produziu contribuições consistentes e significativas para a humanidade e o ambiente construído através da arte da arquitetura". O vencedor recebe US$ 100.000 e um medalhão de bronze, inspirado em desenhos de Louis Sullivan, com o nome do prêmio de um lado e, do outro, as três famosas palavras “firmness, commodity, and delight”, remetendo a Tríade Vitruviana firmitas, utilitas, venustas.

Vencedor do Prêmio Pritzker 2022 será anunciado em abril - Imagem 2 de 2
O medalhão de bronze concedido a todo vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura. Imagem © Prêmio Pritzker de Arquitetura

Os vencedores anteriores do Prêmio Pritzker incluem alguns dos nomes mais relevantes da arquitetura, como Rem Koolhaas, Zaha Hadid, Oscar Niemeyer, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (SANAA), Norman Foster, Peter Zumthor, Alejandro Aravena, Balkrishna Doshi, Yvonne Farrell e Shelley McNamara , e Lacaton & Vassal em 2021.

Os membros do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2022 são:

  • Manuela Lucá-Dazio, Diretora Executiva;
  • Alejandro Aravena (Presidente do Júri), vencedor do Prêmio Pritzker de 2016;
  • Barry Bergdoll, curador, autor e professor Meyer Schapiro de História da Arte e Arqueologia na Universidade de Columbia;
  • Deborah Berke, arquiteta e reitora da Yale School of Architecture;
  • Stephen Breyer, juiz da Suprema Corte dos EUA;
  • André Aranha Corrêa do Lago, crítico de arquitetura, curador e embaixador do Brasil na Índia, Delhi;
  • Kazuyo Sejima, arquiteto, educador e ganhador do Prêmio Pritzker 2010;
  • Benedetta Tagliabue, arquiteta e diretora da Miralles Tagliabue EMBT;
  • Wang Shu, arquiteto, educador e ganhador do Prêmio Pritzker 2012.

Fique atento para mais atualizações e para a cobertura completa do ArchDaily sobre o Prêmio Pritzker 2022.

Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Vencedor do Prêmio Pritzker 2022 será anunciado em abril" [Winner of 2022 Pritzker Prize Will be Announced on March 15th, 2022] 04 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977949/vencedor-do-premio-pritzker-2022-sera-anunciado-em-abril> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.