Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas

Arquitetura sendo uma arte ou não, a questão é que edifícios e espaços moldam a vida cotidiana. Expandindo as fronteiras da arquitetura e a categorização da arte, as investigações contemporâneas entre as disciplinas estão repensando a tradição. Como transformações baseadas na experiência humana, essas instalações e estruturas compartilham qualidades de propósito, função e expressão criativa, ao mesmo tempo em que reorientam as limitações e possibilidades de cada profissão.

Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 2 de 7Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 3 de 7Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 4 de 7Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 5 de 7Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Mais Imagens+ 2

Apresentando trabalhos que exploram os limites e o potencial das colaborações entre arquitetos e artistas, cada um dos projetos a seguir abrange essa linha. Como Camilla Ghisleni já apontou anteriormente, a ideia de integração entre arte e arquitetura remonta à própria origem da disciplina, mas ganhou um novo significado e propósito social durante o movimento de vanguarda do início do século XX. Hoje, o trabalho expande a definição de arquitetura para abranger mais do que edifícios e, por sua vez, amplia nossa compreensão da arte.

Capela Bataan por Swiss Artist Not Vital

Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 4 de 7
© Eric Gregory Powell

Arte, de modo geral, é produzida para ser vista ou experienciada por um outro, um interlocutor, que, por sua vez, estabelece relações variadas com a obra. Esse, entretanto, parece não ser o caso da Capela em Bataan, construída pelo artista suíço Not Vital nas Filipinas. Castigada por ventos constantes, a obra eleva-se sobre uma colina na zona rural de Bagac, cidade de pouco menos de 30 mil habitantes localizada a cerca de 50 quilômetros a oeste de Manilla. A localização remota da instalação dificulta o acesso e faz do percurso uma empreitada que assume ares de peregrinação – parte de sua graça reside, justamente, em sua inacessibilidade.

A última obra de arte de Ellsworth Kelly - Austin

Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 7 de 7
© Blanton Museum of Art, The University of Texas at Austin

Ellsworth Kelly morreu em dezembro de 2015 aos 92 anos, menos de um ano depois de anunciar uma de suas contribuições criativas mais duradouras: planos para o único prédio do artista, que estava em seu estúdio em Nova York desde 1986. Intitulado Austin, esta obra de 250 metros quadrados no terreno do Blanton Museum of Art na Universidade do Texas no campus de Austin seria seu último – e talvez maior – esforço, um espaço imersivo cujo valor artístico corresponde ao dos painéis de mármore e escultura dentro. Ao contrário da Capela Rothko em Houston, em Austin o artista e o arquiteto são um só, diz Carter E. Foster, vice-diretor de assuntos curatoriais do Blanton.

Experimente a rica história da cerâmica com 'Gateways'

Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 2 de 7
© Gareth Gardner

Gateways estava localizado na fonte central em Granary Square, King's Cross. Ele foi projetado para celebrar o DesignJunction, um evento de design de interiores para a indústria, ambientado em locais industriais desafiadores como parte do London Design Festival. A instalação era composta por quatro arcos arrojados e únicos, cada um caracterizado por seu próprio perfil, padrões e cores. Os arcos de quatro metros de altura foram revestidos com azulejos de cerâmica turcos vibrantes e ricos projetados pelo artista Adam Nathaniel Furman em colaboração com a Turkishceramics. Cada um dos arcos contou uma história de design diferente.

Artista coreana Jazoo Yang e uma casa de impressões digitais

Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 3 de 7
© Young-moon Ha

A artista coreana Jazoo Yang completou uma de suas peças mais icônicas, intitulada “Dots: Motgol 66. O trabalho cobriu uma casa que seria demolida na pequena vila coreana de Motgol, Busan, com a impressão digital de Yang. Trabalhando 4-5 horas por dia, 3 dias por semana, na “Motgol 66” foi a primeira vez que Yang conseguiu atingir seu objetivo de projeto, com dois incidentes anteriores de casas sendo demolidas antecipadamente. A obra chama a atenção para a corrupção e apatia no mercado imobiliário coreano. Com seu crescimento econômico, o desenvolvimento habitacional na Coréia continuou em um ritmo sem precedentes.

Instalação inflável e infundida de luz de Christo na Alemanha

Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 5 de 7
© Wolfgang Volz

O internacionalmente aclamado (e muitas vezes controverso) Christo revelou a "maior escultura indoor já criada". Preparada para sua inauguração pública em 16 de Março, a estrutura inflável "Big Air Package" foi desenvolvida para ocupar um antigo tanque de gás de aproximadamente 36 metros de altura, conhecido como Gasometer Oberhausen na Alemanha. A escultura de 90 metros de altura por 50 de largura é feita de aproximadamente 20.350 metros quadrados de um tecido poliéter semi-transparente e de 4.500 metros de corda e um peso total de 5.3 toneladas e volume de 177.000 metros cúbicos. A instalação inflável, aparentemente infinita, foi concebida em 2010 e é uma de suas primeiras obras importantes após a morte de sua esposa e parceira na carreira artística Jeanne-Claude em 2009.

Skyspace "Twilight Epiphany" de James Turrell

Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas - Imagem 6 de 7
© Rice University

O tão aguardado Skyspace “Twilight Epiphany”, projetado pelo artista americano James Turrell, foi aberto ao público com um show de luzes ao pôr do sol. A estrutura piramidal abstrata complementava a luz natural presente no nascer e no pôr do sol, criando um show de luzes hipnotizante que conectava a beleza do mundo natural com o campus ao redor. Essa experiência é aprimorada por um desempenho de luz LED projetada no teto branco fino de 23 por 23 metros, que oferecia vistas para o céu através de uma abertura de 4 por 4 metros. Além disso, o Turrell Skyspace foi projetado acusticamente para apresentações musicais e como laboratório para alunos de escolas de música.

Mais artigos a serem considerados:

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Arquitetura sem edifícios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Construindo beleza: quando artistas projetam arquiteturas" [Building Beauty: When Artists Design for Architecture] 27 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977582/construindo-beleza-quando-artistas-projetam-arquiteturas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.