Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital

Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 1 de 5
Biblioteca Stanbridge Mill por Crawshaw Architects. Imagem © Ingrid Rasmussen

Michael Sorkin costumava considerar a crítica como “uma profissão de serviço”, destacando a capacidade do campo de moldar a opinião pública e a direção da arquitetura em geral. A crítica de arquitetura intelectualmente expansiva não apenas avalia os méritos e deficiências de um projeto, mas revela como os edifícios estão situados em relação à história e à teoria e como eles contribuem para os dilemas econômicos, sociais e ambientais atuais. A seguir, entramos no campo da crítica de arquitetura, destacando algumas de suas figuras-chave e refletindo sobre como esse papel mudou com o surgimento das mídias digitais.

Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 2 de 5Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 3 de 5Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 4 de 5Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 5 de 5Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Mais Imagens

Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 5 de 5
Courtesy of MAIO

Poucos praticantes de crítica pretendiam ser críticos. As críticas aconteceram com eles, por uma combinação de sorte e indignação, no momento em que as cidades construíam um sentido ultrapassado”, afirma Alexandra Lange. O crítico de arquitetura é um mediador entre a prática e o público em geral, traduzindo questões estéticas, teóricas e culturais mais amplas em uma escrita acessível, informativa e até divertida. Como resultado, a crítica de arquitetura é um campo que muitas vezes coopta figuras fora da profissão de arquitetura, com formação em história da arte e jornalismo. Embora um extenso corpo de conhecimento em teoria e história da arquitetura seja primordial, os críticos de arquitetura são, antes de tudo, grandes escritores que conseguem transmitir adequadamente seus pontos de vista informados ao público em geral, tecendo conhecimento especializado com uma compreensão aguçada da situação socioeconômica e contexto político, acrescentando humor e às vezes drama à mistura.

Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 4 de 5
Ada Louise Huxtable. Imagem © Cortesia por Beverly Willis Architecture Foundation

Ada Louise Huxtable foi a primeira crítica de arquitetura do New York Times, uma figura central na apresentação da arquitetura ao amplo público americano. Vencedora do Prêmio Pulitzer em 1970 pela crítica distinta, Huxtable tinha formação em história da arte e era autodidata no campo da arquitetura. Ela era uma defensora do movimento preservacionista em Nova York e, por meio de suas descrições fascinantes, estava transmitindo personalidades de objetos arquitetônicos, definindo o cenário, ancorando os edifícios em uma narrativa.

Crítica e mídia digital

No entanto, figuras como Ada Louise Huxtable são produto da edição tradicional, na qual críticos de arte, arquitetura, teatro e gastronomia faziam parte da equipe editorial de jornais influentes e tinham um poder significativo na formação da opinião pública. O número de críticos de arquitetura vem diminuindo, pois as publicações que costumavam contratar seus serviços desapareceram ou eliminaram esse cargo. No ano passado, o renomado crítico de arquitetura Blair Kamin deixou o Chicago Tribune após 28 anos, e a posição não foi preenchida desde então. Como a crítica Kate Wagner descreve, "a era do crítico de arquitetura como uma força galvanizadora, o crítico que escreve para o jornal dominante [...] acabou. A morte da impressão e o surgimento de diferentes meios de comunicação on-line – isso dividiu a atenção do público. Não há como, sociológica ou culturalmente, esse tipo de poder hegemônico ser acumulado novamente”.

Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 2 de 5
Axel Springer Campus por OMA. Imagem © Laurian Ghinitoiu

O advento das mídias sociais permitiu que as informações se disseminassem mais rapidamente e, ao mesmo tempo, criou um cenário fragmentado e difícil de discernir. A mídia digital também abriu o campo para novas vozes, já que a crítica de arquitetura tem sido frequentemente castigada por ser hermética e confinada a um punhado de pessoas. Alexandra Lange é uma crítica cujos ensaios e resenhas apareceram em publicações como Metropolis, New York Magazine, New Yorker e New York Times. No entanto, sua carreira de escritora começou com blogs, primeiro em uma página pessoal do Tumblr e, eventualmente, para o Design Observer, e ela considera a mídia on-line muito libertadora na comunicação direta com o público.

O futuro da crítica

Ao ver além da brilhante novidade da forma, é papel da crítica avaliar e promover os efeitos positivos que a arquitetura pode trazer para a sociedade e o mundo em geral”, disse Michael Sorkin em um ensaio de 2014 explicando a importância da crítica em que ele argumenta que ela deve ir além dos julgamentos estéticos e fazer perguntas sobre o resultado e os interesses atendidos pela arquitetura. Em uma mesa redonda de críticos do Metropolis sobre o futuro da crítica na era digital, o professor Sam Jacob propõe uma direção semelhante para a crítica, dizendo que “é preciso deixar de lado a opinião e se tornar uma coisa ativa em vez de reativa - uma maneira não apenas de descrever o mundo, mas de fazê-lo. Crítica, em outras palavras, que se baseia em seus valores centrais de independência e expertise, mas os projeta como um ato propositivo.”

Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital - Imagem 3 de 5
© Simon Menges

No cenário atomizado das mídias digitais e sociais, com sua rápida disseminação de informações e a facilidade de expressar suas opiniões, a crítica de arquitetura é ainda mais importante ao fornecer análises valiosas e legítimas do estado da arquitetura, ajudando o público a entender a inundação perpétua de conteúdo. Em meio ao grande volume de posts, tweets, blogs, boas críticas de arquitetura, densas, expansivas e bem escritas, ainda podem impulsionar novas ideias e movimentos, moldando assim como a profissão avança.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Arquitetura sem edifícios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Crítica de arquitetura: compreendendo a prática na era digital" [Architecture Criticism: Cultivating An Understanding on the Practice] 24 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977035/critica-de-arquitetura-compreendendo-a-pratica-na-era-digital> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.