Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo

Uma equipe liderada por Foster + Partners em colaboração com Marge Arkitekter ganhou um concurso de projeto para a reconstrução da estação central de Estocolmo, a maior instalação de transporte da Suécia. O projeto vencedor pretende reunir vários meios de transporte em um hub que priorizando pedestres e cria um novo distrito de uso misto que combina arquitetura antiga e contemporânea.

Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 2 de 12Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 3 de 12Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 4 de 12Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 5 de 12Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Mais Imagens+ 7

Construída em 1871, a estação central atende hoje mais passageiros que o previsto em seu projeto original. Além disso, pretende-se aumentar o número de trens que a estação recebe, acelerando as mudanças planejadas na região central de Estocolmo. O novo distrito, que se baseia nas vias férreas existentes, conectará as ruas do entorno para criar um espaço público ativo e seguro que irá unir os lados leste e oeste da cidade sem afetar o skyline histórico. O masterplan vencedor também inclui uma nova praça, permitindo que a estação se torne naturalmente parte do tecido urbano.

Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 4 de 12
© Foster + Partners

Inspirado na escala e nas cores dos edifícios de Klara, área sul do centro de Estocolmo, o projeto se baseia na malha urbana existente para criar condições favoráveis para edifícios de usos mistos e dinâmicos. A proposta recria o histórico Parque Ferroviário da Estação no lado sul, formando um novo ponto de encontro no centro da cidade com vistas para regiões históricas da cidade como Gamla stan, Södermalm e a prefeitura. O Viaduto Klarabergsgatan foi estreitado para criar uma extensão da área de espera da estação e reduzir o trânsito. O projeto também permite a possibilidade de uma ampliação futura do túnel para fornecer conexões subterrâneas, reunindo quatro tipos de transporte para criar uma única estação intermodal.

Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 10 de 12
© Foster + Partners

À medida que o mundo muda para formas mais sustentáveis de viver, trabalhar e viajar, é essencial melhorar e reconstruir nossos nós de transporte, consertando e conectando o tecido urbano ao seu redor. Estamos ansiosos para desenvolver essas propostas com Jernhusen, Trafikverket e a cidade de Estocolmo nos próximos meses. -- Luke Fox, chefe de estúdio, Foster + Partners

Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 6 de 12
© Foster + Partners

A equipe do projeto inclui LAND Arkitektur, Thornton Tomasetti, Ramboll, Wenanders e TAM Group. A cobertura da área dos trilhos e a duplicação da capacidade de passageiros estão programadas para serem discutidas nas consultas públicas de planejamento de 2023.

Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo - Imagem 8 de 12
© Foster + Partners

No segundo semestre do ano passado, Foster + Partners foi selecionado para a segunda rodada do concurso internacional de projeto de Budapeste para a renovação da Estação Ferroviária Nyugati de Budapeste e seus arredores. A Agência de Desenvolvimento de Budapeste (BFK) lançou a iniciativa para expandir a capacidade da estação de trem para atingir as metas de dobrar o número de trens na rede suburbana e metropolitana de Budapeste.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Foster + Partners vence concurso para estação central de Estocolmo" [Foster + Partners Wins Competition to Design Central Station in Stockholm] 28 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975403/foster-plus-partners-vence-concurso-para-estacao-central-de-estocolmo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.