Portal para o futuro: repensando o projeto de campus

A arquitetura cresce do contexto. No planejamento de seu campus, uma instituição ou organização estabelece uma estratégia para o uso do terreno em longo prazo e no contexto imediato. Como a SCUP resume, o projeto de um campus pode ser acolhedor, convidativo e estimulante. "Pode ser a manifestação física da missão de uma instituição, um lembrete da promessa e um potencial esperando ser libertado". Hoje, o design de campi engloba abordagens integradas juntando espaços abertos, prédios, circulação e equipamentos. 

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 2 de 9Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 3 de 9Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 4 de 9Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 5 de 9Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Mais Imagens+ 4

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 8 de 9
Cortesia de Complex Building Interior

O design de campus varia amplamente ao redor do mundo. O clima local, a cultura e a estrutura organizacional estabelecem as formas das relações desenhadas. Há também um elemento inerente do tempo, o entendimento de como um local pode mudar e crescer. Os projetos a seguir mostram uma série de abordagens que podem juntar pessoas. Se abrindo para ambientes naturais e construídos  da mesma maneira, eles representam novas maneiras de integrar elementos diversos de campus. 

ANU Kambri Public Domain / Iahznimmo architects + ASPECT Studios

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 4 de 9
© Florian Groehn

Para esse projeto de campus, a lahznimmo e a ASPECT Studios tiveram sucesso ao vencerem o concurso de projeto da Universidade Nacional Australiana para requalificar o espaço público de seu campus de Canberra. A equipe de domínio público trabalhou de maneira próxima com a BVN, que eram os arquitetos para os novos prédios do recinto. O resultado urbanístico reflete a colaboração entre os três escritórios. 

Startup Lions Campus / Kéré Architecture

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 5 de 9
Cortesia de Kéré Architecture

O Campus da Startup Lions é um campus de tecnologias de comunicação e informação (TCI), localizado às margens do Lago Turkana, no Quênia. O projeto responde ao desafio urgente do desemprego entre os jovens na região, oferecendo treinamento de alto nível e acesso a oportunidades internacionais de emprego, permitindo que jovens empreendedores prosperem profissionalmente sem precisarem deixar seus lugares de origem. 

Reconstruction of 1971 Research Campus / Dake Architectural Design

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 6 de 9
Cortesia de Dake Architectural Design

O projeto de renovação/reforma serviu para transformar a sala de aula original do dia a dia em um espaço de alojamento de estudantes do acampamento de pesquisa de 1971. Ao satisfazer as necessidades da função de hospedagem, a memória da antiga escola não foi destruída, e se tornou a essência do projeto. A escola fundamental Chen Tuan foi originalmente construída de forma espontânea por moradores locais, que utilizaram materiais da região e financiaram a construção em conjunto. 

Titan Integrity Campus / Mindspace

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 9 de 9
© Purnesh Dev Nikhanj

O edifício de escritórios fica em um local de 6,5 acres banhado por um lago em seu lado leste e margeado por uma estrada ao norte. O projeto tem uma conexão muito especial com o lugar e com o lago adjacente. A ideia é explorar todas as vistas possíveis para o lado do lago e tornar todo usuário um espectador desse cenário sereno. Uma lagoa artificial foi concebida em direção ao lado oriental do local, respondendo ao lago existente e para parecer como uma extensão do lago. 

Songjiang Art Campus / Archi-Union Architects

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 2 de 9
Cortesia de Archi-Union Architects

O projeto é localizado na cidade de Xinqiao, no distrito de Songjiang, um subúrbio de Xangai. Como abordar a cultura local e o contexto e criar um novo espaço urbano se tornou a principal preocupação desse projeto. Songjiang, como o berço da história e cultura de Xangai, tem sido super desenvolvida durante os últimos anos. Esse desenvolvimento rápido e caótico traz o problema do vácuo cultural. Muitos espaços públicos são raramente utilizados e os parques e áreas verdes estão carentes de atividades sociais.  

Lancaster Campus of History / Centerbrook Architects & Planners

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 3 de 9
© Peter Aaron, Esto Photographics

Um acréscimo notável ao Museu e Biblioteca da Sociedade Histórica Lancaster, combinado com um plano abrangente e renovação de espaços existentes revitalizou esse campus de história, que também inclui a Wheatland - a casa de 1828 do único presidente americano da Pensilvânia, James L. Buchanan. O cliente reporta que o comparecimento ao local dobrou após a finalização do projeto. 

Chengdu Aerospace Superalloy Technology Campus / Tanghua Architect & Associates

Portal para o futuro: repensando o projeto de campus  - Imagem 7 de 9
Cortesia de Complex Building Interior

O projeto é localizado em Tianfu New Area, Chengdu, dentro da Zona de Desenvolvimento Econômico do Aeroporto sudoeste. A 14 km do Aeroporto Internacional de Shuangliu, faz parte do Novo Planejamento Distrital Energético de Chengdu. O projeto fica ao leste da rodovia Chengya e a oeste da Estrada Chuanchi Sul, uma área de extensão. No local ainda permanece a estrutura de floresta que é única da Planície de Chengdu. 

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Portal para o futuro: repensando o projeto de campus " [Gateway to the Future: Rethinking Campus Design] 12 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974704/portal-para-o-futuro-repensando-o-projeto-de-campus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.