Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão

Materiais inusitados, cores vibrantes e composições ousadas são alguns adjetivos que podem ser aplicados quando se fala sobre o trabalho do Superlimão. Tudo começou em 2002 quando Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Thiago Rodrigues e o antigo sócio Sergio Cabral fundaram o escritório batizando-o em homenagem a bala Super Lemon – “azeda no início e doce no final”. Desde então, essa pitada humor - presente até no próprio nome - permeia todas as criações da equipe insinuando novas experiências e despertando curiosidade assim como o saborear da bala.

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 2 de 11Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 3 de 11Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 4 de 11Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 5 de 11Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Mais Imagens+ 6

A formação variada dos responsáveis pelo escritório encabeça a multidisplinaridade dos projetos sempre entendendo a arquitetura e o design como aportes para experiências cotidianas inspiradoras. Por esse fato, as sensações estimuladas pelos projetos são uma importante diretriz para os arquitetos, sendo materializadas em diferentes de texturas, cores, cheiros e configurações inusitadas.

No seu processo projetual, o Superlimão une conhecimento, capacidade técnica e experiência em diferentes áreas para criar estratégias ousadas que, por sua vez, refletem nas mais variadas escalas e programas. Nesse sentido, o diálogo entre os modelos de produção industrial e as necessidades de cada cliente é uma peça chave no percurso do escritório.

Segundo os próprios arquitetos, a criação se dá por meio de processos inovadores, concebendo espaços que questionam os modelos existentes, superando-os e ampliando os seus acertos. Em seus projetos é possível perceber essa busca pela originalidade com novas linguagens estéticas pautadas pela tecnologia reunindo funcionalidade, simplicidade, estética e prazer. A equipe ainda afirma que encara como principal desafio da profissão identificar e prever comportamentos que estimulam a relação entre as pessoas e os espaços onde elas interagem.

O escritório com sede em São Paulo conta hoje com uma equipe de variada formação que atua em programas residenciais, comerciais e corporativos. Suas soluções inovadoras, que prezam pelo bem-estar, enfatizam a customização dos espaços e conferem novos usos aos materiais fizeram com que o escritório obtivesse reconhecimento nacional e internacional.

Confira a seguir 10 obras selecionadas do Superlimão.

Bullguer Centro

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 3 de 11
Bullguer Centro /Superlimão. © Israel Gollino

GSC

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 9 de 11
GSC / Superlimão + Gabriela Coelho. © Maíra Acayaba

Google Campus São Paulo

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 10 de 11
Google Campus São Paulo / Superlimão. Cortesia de Superlimão

Pizzaria Bráz Elettrica

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 6 de 11
Pizzaria Bráz Elettrica / Superlimão. © Maíra Acayaba

Carbono

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 4 de 11
Carbono / Superlimão. © Maíra Acayaba

Casa VA

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 11 de 11
Casa VA / Superlimão. © Maíra Acayaba

Projeto Marilia

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 2 de 11
Projeto Marilia / Superlimão. © Maíra Acayaba

Escritório SouSmile

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 7 de 11
Escritório SouSmile / Superlimão. © Maíra Acayaba

Apartamento Mira

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 8 de 11
Apartamento Mira / Superlimão. © Maíra Acayaba

Cervejaria Toca do Urso

Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão - Imagem 5 de 11
Cervejaria Toca do Urso / Superlimão. © Maíra Acayaba

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "Arquitetura sinestésica: conhecendo a obra do Superlimão" 22 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974131/arquitetura-sinestesica-conhecendo-a-obra-do-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.