Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias

Padarias, docerias e confeitarias são um mundo em si. Enquanto a industrialização dos processos de produção transformaram a arte da panificação ao longo das últimas décadas, as padarias continuam sendo um elemento imprescindível na identidade de um bairro ou cidade. Espaços de encontro e socialização, padarias e confeitarias são definidas por um entendimento programático comum que combina áreas de encontro,  convívio, produção e comercialização. Além disso, estes espaços podem ser encontrados nas mais diversas culturas, e apesar de suas diferenças, eles são sempre funcionais e expressivos.

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 2 de 16Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 3 de 16Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 4 de 16Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 5 de 16Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Mais Imagens+ 11

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 10 de 16
© Fancy Images

Dando sequencia a nosso artigo prévio sobre padarias, esta segunda compilação procura esmiuçar ainda mais a importância destes espaços para diferentes povos, culturas e contextos. Inspirados no termo em inglês antigo “baker’s dozen”, ou “uma dúzia de padeiro”, buscamos explorar as relações entre o espaço de produção e a arte de fazer pães. Revisitando 13 projetos de padarias publicados anteriormente aqui no ArchDaily, analisamos cada um de seus elementos comuns e ideias inovadoras. Apresentando diferentes abordagens e soluções técnicas e tecnológicas, formas e espaços, estas padarias nos oferecem um vislumbre sobre a arte do mais elementar alimento já fabricado pelo homem.

Padaria GAGA TOAST / dongqi Architects

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 3 de 16
© Raitt Liu

Dongqi transformou um edifício em Shenzhen em uma padaria conceitual, desenvolvendo não só arquitetura mas também sua identidade visual. A equipe chamou o espaço de GAGA TOAST e propôs uma narrativa: ‘Mais do que torradas’. GAGA TOAST não é apenas uma padaria que oferece deliciosas torradas, mas também um espaço de encontro repleto de ingredientes. 

Café e Padaria Steel Moment / Assemble Project

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 4 de 16
© Guen Young Cho

O Café e Padaria Steel Moment é um pequeno espaço com uma fachada recoberta por vinhas e um pátio interior, uma loja simples que nos convida a viver experiências pra lá de especiais. O projeto nasceu do desafio de resolver as diferenças de níveis no interior do edifício, resultando em uma sequência de espaços convidativos e aconchegantes.

Padaria Panscape / ninkipen!

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 13 de 16
© Hiroki Kawata

A Panscape é uma famosa padaria de Kyoto, Japão, localizada no térreo de um edifício comercial no centro da cidade. Em primeiro lugar, os arquitetos buscaram recuperar a expressão original do espaço preexistente, substituindo elementos industriais de alumínio por novos acabamentos em madeira. Interiormente, uma antiga vitrine foi restaurada e transformada em uma caixa de vidro sobre a qual se apoia uma tábua de corte de madeira de 500kg.

Padaria e Café MOSP / ATMOROUND

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 7 de 16
© Woo-Jin Park

Padarias e cafés, muitas vezes, são importantes espaços de encontro e descontração. Pensando nisso, os arquitetos da ATMOROUND procuraram construir uma padaria que fosse também um lugar de relaxamento e tranquilidade. Desta forma, as aberturas entre as paredes funcionam como espaços de transição e estar, os quais potencializam múltiplas formas de apropriação.

Padaria Materia / Luis Carbonell

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 14 de 16
© Camila Cossio

A Paderia Materia está implanta em uma galeria comercial em La Condesa, um famoso e boêmio bairro da Cidade do México, conhecido por seus diferentes estilos arquitetônicos e sua atmosfera vibrante. A premissa da Padaria Materia nasce da intenção de valorizar a matéria-prima do pão, buscando explorar ao máximo todas as características e qualidade de cada ingrediente.

Padaria e Café La Mer Panji / 100A associates

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 9 de 16
© Jae-yoon Kim

Localizada na zona litorânea de Ulsan, o projeto da Padaria e Café La Mer Panji foi inspirado no próprio nome do vilarejo local de PanJi, um lugar caracterizado por uma espécie de rocha vulcânica com aparência de papelão. PanJi representa também o lugar de origem do mito da Deusa dos Mares, o que influenciou decisivamente o trabalho da equipe na criação da identidade da marca.

Doceria Gerusa Fran Doces / Studio Guilherme Garcia

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 5 de 16
© Fábio Júnior Severo

Para o projeto desta doceria especializada em bolos que funciona no sistema takeaway assinado por Guilherme Garcia, buscamos fugir do tradicional, trazendo inspirações no Art Déco, estilo que permeia a identidade do projeto. Rosa, verde e tons de areia foram a base da composição feita para esse projeto comercial, brincando com formas e nuances da mesma cor fazendo com que os sentidos se afloram e o ambiente vire um espaço experimental.

Padaria Pain Paulin / ciguë

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 8 de 16
© Maris Mezulis

A padaria Pain Paulin, um projeto desenvolvido pela Ciguë em Cap Ferret, França, conta a história de um homem que decidiu largar tudo para segui seu sonho, o sonho de se tornar padeiro. Ao invés de encarar as limitações e restrições impostas pelo código de obras desta pitoresca vila de pescadores no sudoeste da Franca, a equipe de arquitetura apropriou-se disso para potencializar ainda as características específicas do projeto. É só olhar ao redor, uma cidade caracterizada por barracos de pescadores de ostras.

Confeitaria Tetê / Caracho Arquitetos

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 15 de 16
© Bruno Ducatti

Implantado em um lote de esquina, o projeto para esta confeitaria busca romper com os padrões de ocupação do solo da região, através de um grande recuo proposto na face de maior dimensão do edifício, onde se organizam o estacionamento e um espaço de estar que se projeta a partir da área de exposição e vendas da confeitaria. Além de ampliar a visibilidade da fachada, tal solução destaca o edifício das construções envoltórias.

Pastelaria Estrela Doce / Sónia Triguinho

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 12 de 16
© Mário Jacinto

Situada há mais de 20 anos na rua 25 de abril da vila da Sertã, a Pastelaria Estrela Doce abriu um espaço novo na mesma rua, mas com imagem completamente renovada e com área útil de 125m2. Considerada uma referência incontornável na Beira Interior, os seus atuais proprietários evoluíram tanto ao nível da fabricação de novos produtos como do espaço, mas sempre com o objetivo de manter a sua relação de proximidade com os clientes, convidando aqueles que são responsáveis pelo seu sucesso a sentir-se em casa.

Padaria Przystanek Piekarnia / Five Cell

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 11 de 16
© Piotr Narewski

As franquias da padaria Przystanek Piekarnia são baseadas na ideia criada para toda a cadeia, em 2013, feita por Maciej Kurkowski, fundador do escritório Five Cell. Cada um dos interiores está equipado com um sistema único de módulos feitos de madeira compensada manchada. Dependendo de parâmetros como a localização, tamanho e altura das salas, estes módulos poderão ser utilizados para criar um teto suspenso ou estantes de exibição.

Padaria Original / D+space design

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 2 de 16
© Fancy Images

A Padaria Original está localizada junto ao lago leste de Suzhou, um espaço dedicado principalmente à arte da panificação. Os arquitetos utilizaram o concreto como principal material construtivo e de acabamento, criando uma atmosfera “fria porém aconchegante”, um lugar onde clientes se sentem “abraçados psicologicamente” e acolhidos por uma forte sensação de pertencimento. Os dois espaços no primeiro e segundo pavimento foram inspirados nas padarias do norte da Europa, enquanto o terceiro andar é caracterizado por um estilo industrial e pesado. A luz, a música e a nostálgica atmosfera retrô do espaço são outros elementos utilizados para promover a sensação de tranqüilidade no interior do espaço. 

Padaria Aera / Gonzalez Haase Architects

Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias - Imagem 16 de 16
© Thomas Meyer, Ostkreuz

A Padaria Aera, como a segunda sede da já famosa padaria de Berlim especializada na fabricação de pães sem glúten, é um espaço que procura aproveitar ao máximo a sua localização proeminente junto a Rosenthaler Platz. Toda a profundidade da nova loja se faz visível a partir da rua através de uma grande vitrine, permitindo que seu rico espaço interior pintado de azul nunca passe desapercebido aos olhos dos transeuntes.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projetado a pão de ló: a arquitetura das padarias" [Baker’s Dozen: 13 More Sweet Projects Filled with Delight] 03 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974100/projetado-a-pao-de-lo-a-arquitetura-das-padarias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.