Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong

A Arup acaba de revelar as últimas images do projeto vencedor do concurso para uma torre de emissão líquida zero de 230 m de altura em Hong Kong. Alinhada com o objetivo da cidade em se tornar neutra em emissões de carbono até 2050, a Torre Taikoo Green Ribbon combina alta tecnologia e sustentabilidade para criar um novo ecossistema urbano além de uma nova tipologia de edifício de escritórios. Caracterizada por uma fachada altamente tecnológica composta por painéis fotovoltáicos translúcidos curvos, jardins verticais e incorporando ainda outras inúmeras fontes de energia renováveis, a Taikoo Green Ribbon é um edifício em altura de altíssimo desempenho—projetada para neutralizar todo o carbono emitido durante a fase de projeto e construção em menos de dez anos de operação.

Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong - Imagem 2 de 17Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong - Imagem 3 de 17Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong - Imagem 4 de 17Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong - Imagem 5 de 17Arup vence concurso para projeto de torre net zero em Hong Kong - Mais Imagens+ 12

Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong - Imagem 6 de 17
Cortesia de Arup

Com este projeto, a Arup afirma e manifesta seu compromisso com a descarbonização da arquitetura e da industria da construção civil, alavancando a sua já vasta experiência em projetos sustentáveis a um outro patamar. Além disso, as soluções tecnológicas inovadoras assim como as estratégias de economia circular utilizadas no projeto fazem deste edifício um modelo de referência para o desenvolvimento urbano sustentável na cidade de Hong Kong. Concebido para responder da melhor forma às condições específicas do local, a Taikoo Green Ribbon é definida internamente por uma rede ascendente de espaços verdes e áreas de uso compartilhado. Estabelecendo uma espécie de percurso ecológico, esta rede de espaços verdes está composta por uma série de praças públicas sobrepostas e um auditório ao ar livre com capacidade para 500 espectadores na cobertura. Somado a isso, o edifício incorpora sistemas de produção de energia eólica e um jardim comestível naturalmente ventilado.

Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong - Imagem 2 de 17
Cortesia de Arup

Programaticamente, os escritórios foram distribuídos ao redor do átrio central que permeia o edifício do rés do chão à cobertura, enquanto os espaços de uso compartilhado servem como elementos de conexão entre estes. O edifício é quase que totalmente ventilado naturalmente, minimizando a dependência dos sistemas mecânicos de condicionamento de ar, uma solução que proporciona ambientes de trabalho mais agradáveis e saudáveis. Este efeito chaminé é maximizado por um sistema de indução automática chamado Smart Envelope, o qual pode ser controlado por inteligência artificial além de incluir um complexo sistema de filtragem de ar capaz de criar um microclima próprio e propício ao ambiente de trabalho. Nas fachadas leste e oeste, as aberturas da torre podem ser operadas tanto manualmente quanto de forma automatizada, incorporando ainda painéis fotovoltaicos em cada um dos elementos de sombreamento da fachada—os quais foram impressos em 3D a partir de um material desenvolvido a partir de um composto de garrafas de plástico recicladas. A fachada sul, por outro lado, é caracterizada por uma série de unidades modulares curvas e translúcidas, as quais irão acomodar os espaços de reuniões, cafés e outros serviços.

De forma geral, o projeto da Taikoo Green Ribbon explora desde novas tecnologias a materiais inovadores, integrando mais de 40 diferentes sistemas de produção de energia renovável, os quais poderão gerar um excedente significativo de energia. Além disso, a infraestrutura verde do edifício contribuirá e muito para a biodiversidade urbana no local. Finalmente, a proposta apresentada pela Arup foi escolhida como vencedora no Concurso Advancing Net Zero Ideas, organizado pelo Green Building Council de Hong Kong em parceira com a Swire Properties.

Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong - Imagem 7 de 17
Cortesia de Arup

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Arup vence concurso para projeto de torre "net zero" em Hong Kong" [Arup Designs Carbon Neutral Tower in Hong Kong] 30 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974050/arup-vence-concurso-para-projeto-de-torre-net-zero-em-hong-kong> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.