Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados

Yesporciento é um estúdio de arquitetura e pesquisa fundado por Sebastián Castro, arquiteto e skatista. Do Chile, seus interesses estão em estratégias para maximizar e fortalecer o espaço público e coletivo por meio do fenômeno do Skateboarding. A seguir, Castro apresenta a sua análise mais recente centrada na observação, registro e representação de algumas manifestações culturais relacionadas à recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados, definindo três casos dentro da área urbana de Santiago.

Texto cortesia do autor. O skatista observa e percebe a cidade, seus espaços e componentes de uma forma completamente diferente se comparado à um pedestre comum. Baseia-se na descoberta de diferentes valores e significados inerentes que, por meio da técnica e do movimento corporal, transformam as superfícies em campos de ação e esporte. Esta capacidade criativa de ressignificar a cidade lhe confere uma dimensão totalmente nova, onde o skatista considera os edifícios, os ambientes e os seus resíduos como facilitadores da autonomia social, cultural e esportiva. Consequentemente, a criação de espaços “DIY” (Do It Yourself) utilizados por skatistas, promovem novas formas de ocupação dos espaços urbanos em desuso que estão diretamente relacionadas com os constantes processos de transformação, expansão, reinvenção e desenvolvimento da cidade.

A organização comunitária e a autogestão de atores locais e externos têm desencadeado na recuperação e ocupação destes espaços abandonados. Mutirão de limpeza, rifas para financiamento e construção de novos espaços, doações e um importante sentido de pertencimento criam comunidades vibrantes que transformam o espaços residuais da cidade em locais seguros com valor agregado, onde expressões esportivas, sociais, artísticas e culturais são protagonistas.

Caso 01 / DIY "No Busta"

"No busta" o primeiro Skate Place sob investigação, localizado próximo ao parque Inés de Suárez e às torres de arquitetura moderna de Antonio Varas, recebeu este nome devido ao fechamento temporário do "Busta" (DIY Skatepark localizado no parque Bustamante, Providencia) devido às restrições sanitárias da pandemia COVID-19. Este local atingiu a sua maior popularidade e apropriação em meados de 2020, passando de um espaço para automóveis a um espaço residual e nesta última condição o cenário perfeito para o desenvolvimento cultural do Skateboarding.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 7 de 25
No busta DIY. Image © Lucas Ormazabal
Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 12 de 25
No busta DIY. Image © Lucas Ormazabal

A pesquisa aproveita este primeiro estudo de caso pelo seu estado efêmero. As questões logísticas e o contexto sanitário garantiram o encerramento desta ação no final de 2020. Atualmente, o local encontra-se desapropriado com a construção de um projeto imobiliário.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 8 de 25
No busta DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro
Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 11 de 25
No busta DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro

Tipologia: DIY (self-management)
Gestores: IG. @no_busta_oficial_spot_ocultos
Área total: 1.652 m2
Localização: Antonio Varas 1215, Providencia, Chile.
Ano: 2019-2020
Vídeo: Diana Flores

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 23 de 25
No busta DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro

Caso 02 / DIY Pista El Abrazo - Movimiento Galpón

Segundo Skate Place sob investigação está localizado na periferia oeste de Santiago, especificamente em Villa El Abrazo, comuna de Maipú. Este local, que antes era uma fábrica de serviços industriais, faz fronteira com o conhecido eixo industrial do Caminho Melipilla e fica a poucos metros do residencial Villa El Abrazo. A estrutura tornou-se um espaço residual em abandono e um foco de insegurança para a comunidade. Consequentemente, e há alguns anos, um grupo de skatistas locais se organizou para recuperar o espaço, realizar trabalhos de limpeza e aproveitar o lugar com o desenvolvimento, prática e cultura do Skateboarding.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 10 de 25
Galpon DIY. Image © Lucas Ormazabal
Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 4 de 25
Galpon DIY. Image © Lucas Ormazabal

Devido ao encerramento temporário do "Galpón", no início da pandemia COVID-19, um grupo de skatistas decidiu intervir e consolidar a laje exterior para dar continuidade à utilização do espaço. A iniciativa foi concebida sob a lógica de construir novos espaços reciclando os materiais encontrados no aterro ilegal localizado atrás do terreno na Av. Três Poniente.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 3 de 25
Galpon DIY. Image © Lucas Ormazabal

Devido à motivação e aos potenciais recursos ali encontrados, nasceu o “Recicla spot”, um projeto que visa maximizar os espaços para a prática de skate com materiais reciclados.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 18 de 25
Galpon DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro
Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 15 de 25
Galpon DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro

Tipologia: DIY (Autogestión)
Gestores: IG. @Mggalpon - @pistaelabrazo
Área total: 1.860 m2
Localização: Av 3 poniente 1147, Maipú, Chile.
Ano: Desde 2017
Vídeo: Pablo Letelier

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 22 de 25
Galpon DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro

Caso 03 / DIY “Kayser spot”

O terceiro Skate Place sob investigação está localizado no nordeste de Santiago, especificamente na comuna de Renca. Este local foi durante anos um depósito e escritório administrativo da empresa têxtil "Kayser", que se encontra situada numa zona industrial da comuna junto ao aeroporto internacional AMB. No dia 20 de outubro de 2019, no marco da crise social no Chile, eclodiu um polêmico incêndio que destruiu quase por completo o centro de armazenamento. Em novembro do mesmo ano, um grupo de skatistas locais descobriu o potencial do espaço. Motivados pela sua história e espaço físico, eles se juntaram para efetuar trabalhos de limpeza e construção de estruturas, com o propósito de recuperar o espaço e estabelecer um local de encontro, organização e memória em torno do Skateboarding e da sua subcultura.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 19 de 25
kayser DIY. Image © Lucas Ormazabal

Em função dos m2 disponibilizados no espaço, os gestores têm desencadeado uma mistura de usos que abrigam atividades complementares ou paralelas à prática do Skateboarding, gerando o interesse de vizinhos, bem como de pessoas de outros bairros, áreas e coletivos para o uso do espaço, utilizando-o como recurso para criar espaços de encontro, com a exploração de práticas artísticas, culturais e esportivas.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 16 de 25
kayser DIY. Image © Lucas Ormazabal
Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 2 de 25
kayser DIY. Image © Lucas Ormazabal

Atualmente, estamos trabalhando fortemente para manter e promover o crescimento do espaço, com o objetivo de dar aos cidadãos a possibilidade de se apropriarem dele e fazendo todo o possível para manter viva a memória e o respeito por aqueles que lutaram e foram mortos no incêndio de 20 de outubro.

Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 5 de 25
kayser DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro
Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 17 de 25
kayser DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro
Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados - Imagem 24 de 25
kayser DIY. Image Cortesía de Sebastian Castro

Tipologia: DIY (Autogestión)
Gestores: IG. @Kayserspot
Área total: 16.202 m2
Localização: Av. Miraflores 8402, Renca, Chile.
Ano: Desde Marzo 2020
Vídeo: Felipe Huenchuñir
Equipe de Investigação: Gabriela Valdes + Lucas Ormazábal + Sebastian Castro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Pistas de skate para a recuperação e ocupação de espaços urbanos abandonados" [Skate Places: recuperación y ocupación de espacios urbanos en desuso] 15 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973976/pistas-de-skate-para-a-recuperacao-e-ocupacao-de-espacos-urbanos-abandonados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.