Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki

Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 1 de 8
Cortesia de Snøhetta

O Snøhetta acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso de arquitetura para a revitalização da Praça Eliel e Asema em Helsinque, um espaço cívico de importância histórica próximo à estação ferroviária central da capital finlandesa. Desenvolvido em parceria com os escritórios locais Davidsson Tarkela Oy e WSP, a projeto apresentado pela equipe encabeçada pelo Snøhetta visa contribuir com as metas ambientais estabelecidas pela cidade para os próximos anos, reconectando importantes elementos do tecido urbano histórico de Helsinque à estação ferroviária, proporcionando uma maior permeabilidade e acessibilidade à região central da cidade além de promover novos usos e atividades ao ar livre.

Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 2 de 8Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 3 de 8Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 4 de 8Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 5 de 8Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Mais Imagens+ 3

Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 3 de 8
Cortesia de Snøhetta

O conceito Klygga ou “travessia”—elemento central na elaboração da proposta—, procura promover a inter-conectividade entre duas importantes áreas da cidade de Helsinque e que estiveram por muitos anos separadas. Como resultado disso, a proposta vencedora do concurso de arquitetura expandirá as possibilidades oferecidas pelo tecido urbano histórico para além e através do edifício da estação central de trens de Helsinque. Simultaneamente, a proposta também inclui a construção de um novo edifício de uso misto que fará par com o histórico edifício Vltava—um dos principais elementos urbanos de referencia do centro da capital. O novo edifício será construído a partir de uma estrutura híbrida de madeira e uma fachada revestida em granito, ecoando a materialidade característica do edifício da estação central.

Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 2 de 8
Cortesia de Snøhetta

Incorporando o conceito de Klyyga, o projeto de revitalização da Praça Eliel e Asema em Helsique procura contribuir para com as metas ambientais e urbanas estabelecidas pelas autoridades locais da capital finlandesa. Revitalizar a região central com este novo projeto de redesenvolvimento urano, nos permitirá expandir as áreas de pedestres e promover a mobilidade verde e atividades urbanas, transformando a histórica Praça Eliel e Asema em um espaço urbano mais vibrante e atrativo tanto para os moradores da capital quanto para os visitantes. Estamos ansiosos para iniciar as próximas etapas de projeto para garantir que este espaço urbano nos ajude a construir uma Helsinque mais acessível, dinâmica e inclusiva. -- Jenny B. Osuldsen, arquitetura associada do Snøhetta.

O edifício, por sua vez, abrigará novos espaços para escritórios, um hotel, e amplas áreas comerciais e atividades culturais. O projeto engloba ainda uma série de princípios sustentáveis, os quais se vêem refletidos na escolha dos materiais, nos sistemas de captação de energia e nas estratégias passivas empregadas no desenho da envoltória do edifício.

Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki - Imagem 6 de 8
Cortesia de Snøhetta

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Snøhetta vence concurso de requalificação de praça pública em Helsinki" [Snøhetta Wins Competition To Revitalize Urban Square in Helsinki] 23 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973505/snohetta-vence-concurso-de-requalificacao-de-praca-publica-em-helsinki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.