Carme Pinós recebe o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2021

Carme Pinós acaba de receber o Prêmio Nacional de Arquitetura da España de 2021, consentido pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Planejamento Urbano da Espanha.

Com uma trajetória de mais de 90 anos de história e um dos principais reconhecimentos outorgados a arquitetos no país, o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha busca reconhecer e celebrar a vida e obra de arquitetos e arquitetas que contribuíram ou tem contribuído de forma extraordinária para o enriquecimento da profissão em seus aspectos sociais, tecnológicos e sustentáveis no contexto nacional. Em sua vasta e produtiva carreira, Carme Pinós tem demostrado todos as qualidades necessárias para ser merecedora deste importante reconhecimento. As suas obras vão desde o clássico Cemitério da Igualada com Enric Miralles à recente Escola Massana, Centro de Arte e Design e a Sede das Delegações Territoriais de “Les Terres de l’Ebre”.

Na ocasião desta última edição do prêmio, o júri foi composto por Álvaro Siza Vieira (Prêmio Nacional de Arquitetura 2019); Alberto Campo Baeza, (Prêmio Nacional de Arquitetura 2020); Luis Fernández-Galiano (proposta da Real Academia de Belas Artes de San Fernando); Mar Loren Méndez, (proposta da Conferência de Reitores das Universidades Espanholas); Sol Madridejos Fernández, (proposta do Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos da Espanha); Eva Armas Gil, (proposta da Federação das Associações de Jornalistas da Espanha); e María Langarita Sánchez, (proposta da Direção Geral de Agenda Urbana e Arquitetura). O secretário da comissão de avaliação foi Iñaqui Carnicero (diretor geral de Agenda Urbana e Arquitetura), e a secretária da ata foi Marta Callejón Cristóbal (subdiretora geral de Arquitetura e Construção).

Comentando a escolha de Carme Pinós como recipiente do Prêmio de Arquitetura deste ano, o júri destacou a sua sólida trajetória, prolífica e excelente, sempre impregnada de uma grande potência criativa e que perpassa toda a sua obra arquitetônica, culminando em excelentes obras de arquitetura. Somado a isso, o relatório da premiação destacou ainda a responsabilidade social e a ambiental perseguida em seus projetos, referindo também a transversalidade de sua prática profissional e o diálogo estabelecido com outras disciplinas.

Como parte das celebrações do prêmio, no ultimo dia 28 de outubro foi inaugurada a exposição Carme Pinós — Contexto e Conceitos no âmbito da Bienal Internacional de Arquitetura Euskadi 2021 MUGAK, a qual estará aberta ao público até o próximo dia 27 de fevereiro. Na ocasião da abertura da exposição, realizamos uma entrevista exclusiva com a arquiteta onde conversamos, entre outros temas, sobre o seu ponto de vista sobre patrimônio e modernidade.

“Respeito pelo passado, mas sempre apontando para um futuro melhor”.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Carme Pinós recebe o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2021" [Carme Pinós, Premio Nacional de Arquitectura de España 2021] 22 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973503/carme-pinos-recebe-o-premio-nacional-de-arquitetura-da-espanha-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.