David Adjaye projetará distrito em memória ao passado escravista de Barbados

David Adjaye projetará distrito em memória ao passado escravista de Barbados - Imagem 1 de 1
© Adjaye Associates

David Adjaye foi anunciado como o arquiteto responsável pelo Distrito do Patrimônio de Barbados, dedicado a documentar e recontar o impacto da escravidão no país, assim como em culturas e nações do hemisfério ocidental. O projeto incluirá um memorial, um museu e um instituto de pesquisa, este último encarregado de apresentar o papel central de Barbados na história do tráfico de pessoas escravizadas como o local de partida de milhões de africanos escravizados para as Américas. O Distrito do Patrimônio, cujo anúncio acompanha de perto a transição de Barbados para uma república parlamentar, é um marco histórico no desenvolvimento da identidade do país mais de cinco décadas após declarar sua independência da Grã-Bretanha.

Localizado em Newton Plantation, fora da capital Bridgetown, o projeto será lançado em 30 de novembro de 2022, celebrando o primeiro aniversário de Barbados como uma república parlamentar. Na primeira fase do empreendimento será construído o Memorial do Cemitério de Escravizados de Newton, adjacente ao cemitério com 570 pessoas escravizadas da África Ocidental, um monumento aos ancestrais da nação e um espaço centrado em torno de noções de renovação e renascimento.

O memorial apresenta um pavilhão de entrada em forma de cúpula de terra laterite vermelha, onde os visitantes serão apresentados com informações sobre o cemitério e o comércio de pessoas escravizadas antes de acessar o monumento por uma rampa ascendente. Um canavial flanqueia a entrada sul e, no ponto mais alto do local inclinado, o memorial culmina com um monte circular de taipa. No memorial, 570 vigas individuais de madeira cobertas com placas circulares de latão e dispostas em uma praça comemoram as pessoas escravizadas enterradas no local.

Baseando-se na técnica e na filosofia das tradicionais tumbas africanas, locais de oração e pirâmides, o memorial é concebido como um espaço que homenageia os mortos, celebra os vivos e manifesta um novo futuro diaspórico para a civilização negra que é tanto do continente africano quanto distinta dele. — David Adjaye

Além disso, o instituto de pesquisa se tornará o primeiro centro de recursos de estatura global no Caribe dedicado a explorar a história da escravidão e seu impacto, baseando seu trabalho nos Arquivos de Barbados, uma coleção de dezenas de milhões de documentos que traçam a história do comércio transatlântico de pessoas escravizadas. Ao mesmo tempo, espera-se que o desenvolvimento do Distrito do Patrimônio crie  oportunidades econômicas nos setores de tecnologia, novas indústrias e construção.

Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "David Adjaye projetará distrito em memória ao passado escravista de Barbados" [David Adjaye Commissioned to Design the Barbados Heritage District Documenting the Imprint of Slavery] 15 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973282/david-adjaye-projetara-distrito-em-memoria-ao-passado-escravista-de-barbados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.