Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros

Entre o aumento dos níveis das marés e a intensificação dos fenômenos migratórios assim como o crescimento acelerado das áreas urbanizadas no planeta, arquitetos e urbanistas devem considerar uma infinidade de diferentes fatores climáticos, sociais e econômicos ao desenvolver projetos. Resiliência, infraestrutura sustentável e economia circular são termos cada vez mais comuns na pratica da arquitetura, refletindo as demandas trazidas pelos principais desafios enfrentados pelas cidades em todo o mundo. Repensando a própria forma de se fazer arquitetura, arquitetos e urbanistas têm procurado desenvolver novas soluções para promover uma maior conscientização da população, e muitas destas iniciativas abordam áreas urbanas litorâneas.

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 2 de 12Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 3 de 12Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 4 de 12Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 5 de 12Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Mais Imagens+ 7

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 2 de 12
© Tianpei Zeng

Abrindo novas frentes de ação e promovendo a conscientização sobre a natureza dinâmica de nossos oceanos, parques urbanos à beira-mar procuram ressignificar o próprio significado de margem, reintegrando espaços urbanos e naturais que há anos haviam sido segregados. Embora possamos encontrar muitas áreas de balneário e parques urbanos acessíveis à beira-mar em muitas das cidades costeiras do planeta, muitas delas se estabeleceram de forma natural, sem contar com um plano de desenvolvimento urbano flexível e capaz de se adaptar aos desafios que se desenham para o futuro próximo. Neste sentido, muitas cidades estão correndo atrás do prejuízo, e os projetos listados a seguir reúnem uma série de parques à beira-mar que exploram novas estratégias espaciais em várias escalas. Com abordagens paisagísticas contemporâneas e espaços públicos envolventes, esses projetos celebram a cultura destas cidades ao mesmo tempo que propõem novas maneiras de vivenciar suas orlas urbanas.

Fase II: Parte Sul do Parque Hunter’s Point / SWA/BALSLEY + WEISS/MANFREDI

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 5 de 12
Courtesy of David Lloyd, SWA

A fase dois do Parque Point South Waterfront transforma 5,5 acres de uma antiga área industrial inutilizada em um novo parque a beira d'água. A segunda fase deste parque começa no sul da 54th Avenue e se desenvolve ao redor de Newtown Creek, completando os 11 acres do Parque Hunter Point. Uma trilha elevada que se espalha ligeiramente acima do rio foi traçada ao longo da margem proporcionando um passeio de perspectivas variáveis ​​do horizonte e enquadramentos da paisagem do pântano, protegendo quase 1,5 acres de paisagem natural.

Parque cultural à beira-mar de Shenzhen Bao'an / AUBE CONCEPTION

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 11 de 12
© Tianpei Zeng

Localizado no centro geográfico da área conurbada de Guangdong, Hong Kong e Macau, o distrito de Bao'an passou recentemente por um processo gradual de transformação, o qual foi concebido para promover uma melhor conexão e desenvolvimento integrado das costas leste e oeste do estuário do Rio das Pérolas a noroeste de Shenzhen. Desta forma, o Parque cultural à beira-mar de Shenzhen Bao'an procura integrar novos usos, experiências e espaços de vida e trabalho.

Tongva Park / James Corner Field Operations

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 8 de 12
Courtesy of James Corner Field Operations

Implantado em uma área total de 3 hectares delimitada pelo edifício da Prefeitura e o icônico bulevar de palmeiras reais de Santa Monica, o novo Tongva Park foi concebido para transformar um terreno subutilizado em uma paisagem exuberante de colinas, vales e espaços públicos ativos para a cidade de Santa Monica. Trilhas e caminhadas conectam abertamente os bairros do oeste à praia, ao oceano e ao cais histórico.

Olympic Sculpture Park / Weiss Manfredi

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 4 de 12
© Benjamin Benschneider

O projeto localiza-se no que foi a última frente costeira sem desenvolvimento do centro de Seattle. Pertencia à companhia petrolífera Unocal, que abandonou o terreno nos anos 70 e deixou um grande rastro de contaminação industrial. Somente nos anos 90 o Museu de Arte de Seattle propôs a ideia de um museu a céu aberto que somasse à escassa quantidade de parques no centro da cidade, aproveitando este local com acesso à costa.

Parque Little Island / Heatherwick Studio

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 12 de 12
© Timothy Schenck

Little Island é um parque público que abriga três novos espaços de apresentação no rio Hudson. Projetado como um paraíso para as pessoas e para a vida selvagem, é um oásis verde, suspenso sobre a água por colunas escultóricas, e localizado a uma pequena distância caminhável do Lower West Side de Manhattan, através de uma plataforma de madeira. Em contraste com as ruas planas de Manhattan, a equipe de projeto desejou criar uma nova topografia para a cidade, que poderia se erguer para moldar espaços variados. 

Renovação do Calçadão Central de Tel Aviv / Mayslits Kassif Architects

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 10 de 12
© Guy Cohen

Desde a sua criação no final dos anos 1930, o calçadão central da cidadede Tel Aviv, repleta por edificações no estilo Bauhaus, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento da conexão entre a cidade em constante mudança e sua costa. Em todas as várias fases de sua vida, o passeio elevado atuou como uma fronteira entre a cidade e sua praia. O atual projeto de renovação teve como objetivo transformar esta barreira histórica, criando uma nova interface contínua que permite o fluxo livre de pedestres de e para a praia, em toda a orla central da cidade.

Aarhus Harbor Bath / BIG

Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros - Imagem 6 de 12
© Rasmus Hjortshøj - COAST

O Aarhus Harbour Bath é uma extensão do atual plano diretor do BIG para o novo bairro à beira-mar de Aarhus, o O4. Semelhante ao primeiro "porto de mergulho" construído em 2002 pelo BIG em Copenhague - que definiu a capital dinamarquesa como uma das cidades mais habitáveis do mundo -, o projeto de Aarhus e o presente na praia adjacente oferecem novas maneiras para o público desfrutar da água em todas as estações. O projeto ziguezagueia suavemente a ilha, estendendo-se até a piscina do porto e voltando novamente.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros" [Coastal Design: The New Waterfront Parks Making Waves] 01 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973262/projetando-na-orla-novos-parques-urbanos-costeiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.