História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China

Poucos países apresentam uma história viva como a China. Da icônica Cidade Proibida a diversas paisagens e estilos de construção, a China possui um rico legado cultural e arquitetônico. Maior mercado de construção do mundo, o país continua investindo em novos projetos. Ao mesmo tempo, essa rápida urbanização e desenvolvimento acelerado é justaposto a locais de construção antigos entrelaçados com camadas de história e memória coletiva.

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 2 de 10História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 3 de 10História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 4 de 10História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 5 de 10História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Mais Imagens+ 5

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 6 de 10
© Schran Image

Explorando o patrimônio cultural e sua relação com a vida moderna, cada um dos projetos a seguir foi concebido para repensar o potencial dos memoriais e monumentos contemporâneos na China. Construídos em uma variedade de escalas com expressões formais variadas, os projetos abraçam a história como uma oportunidade para enriquecer a experiência humana. Embora as reformas econômicas no final dos anos 1970 tenham impulsionado o crescimento, esses monumentos e memoriais enfrentam novos projetos de revitalização e respeitam o passado ao reinterpretá-lo. Enquanto os projetos incluem programas como uma torre de observação, museu e praça da cidade, cada um deles considera o passado através de uma abordagem semelhante às experiências táteis e à história compartilhada.

Memorial Wang Jing / DnA

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 10 de 10
© Ziling Wang

O erudito Wang Jing (1337-1408) cresceu e tornou-se um estudioso influente sob o primeiro imperador da Dinastia Ming devido às suas extraordinárias habilidades intelectuais. Tornou-se membro da Hanlin Academy e esteve envolvido na compilação da Enciclopédia Yongle (1408), o resumo mais abrangente de conhecimento na China. A aldeia de Wang, onde o mestre nasceu, decidiu construir um novo memorial em frente ao templo ancestral, para recordar a vida de seu famoso antepassado. 

Zunyi Memorial / TJAD Atelier L+ Studio

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 8 de 10
© ZY Architectural Photography

O Memorial Zunyi visa fornecer um local público silencioso para a população em geral, as famílias de doadores, jovens e outros grupos sociais para lamentar e lembrar, assim como prestar seu respeito. O local do projeto está localizado em uma praça pública no canto sudoeste da encosta da Phoenix Mountain. A base fica ao lado da entrada do túnel da Phoenix Mountain, próximo ao sopé da montanha, e é facilmente conectada ao transporte da cidade. O público pode caminhar diretamente do sopé da montanha ao longo dos degraus para visitação. O projeto respeita o local original e seu ambiente natural enquanto repensa o que um memorial pode ser.

Pier Flutuante / Nordic Office of Architecture

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 3 de 10
© Schran Image

O Pier Flutuante está localizado às margens do Lago do Elefante em uma área pantanosa da cidade de Nanchang, província de Jiangxi, no leste da China. Como monumento contemporâneo e torre de observação, a principal preocupação dos arquitetos não era apenas promover uma “vista panorâmica” do parque na totalidade, mas criar uma simbiose entre arquitetura e natureza, dando forma a uma nova forma de experiência espacial onde praticamente não há limite entre a paisagem natural e construída. Para o desenvolvimento do projeto, os arquitetos buscaram inspiração nos três elementos naturais, água, terra e ar, os quais correspondentes aos três programas funcionais do edifício: uma praça pública, o edifício comercial e uma escultórica torre mirante.

Museu do Forno Imperial de Jingdezhen / Studio Zhu-Pei

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 2 de 10
© Schran Image

Embora não seja um memorial no sentido tradicional, o Museu do Forno Imperial foi construído ao lado das ruínas do antigo forno da cidade. Jingdezhen, localizada ao norte da província de Jiangxi, é conhecida como a “Capital Mundial da Porcelana”, uma história que remonta a mais de 1.700 anos. A implantação do museu segue o alinhamento norte-sul das ruas do centro da cidade, além de operar como um novo elemento de conexão entre as estruturas existentes do arquivo Imperial e o Parque das Relíquias, como um convite para o complexo das Ruínas do Forno Imperial de Jingdezhen.

Gu Zhenghong Memorial Hall Expansion / Atelier Diameter

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 9 de 10
© Yang Chen

Cerca de um século atrás, o fim abrupto da vida de um jovem trabalhador de 20 anos em uma fábrica de algodão de propriedade japonesa deu início à explosão do Movimento Trinta de Maio. Seu nome era Gu Zhenghong. Cem anos depois, no mesmo local onde o mártir descansou, o trabalho de expansão do Gu Zhenghong Memorial Hall foi concluído pouco antes do 100.º aniversário da fundação do Partido Comunista da China (PCC). O salão original e os ambientes sofriam com o espaço limitado, e várias estratégias de reconstrução complexas foram adotadas para lidar com a condição única do local.

Jiezi Town Meiyi Square / Beijing Huaqing An-design Architects

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 5 de 10
© ARCH-EXIST

Como um monumento e um ponto de encontro, a Praça Meiyi está no centro da extensa paisagem natural da cidade de Jiezi, perto de colinas e rios. O local é a entrada planejada da antiga cidade ao longo do rio Weijiang e do Monte Fengqi. Desde o Parque Qingluan à Praça Meiyi, os espaços foram projetados para que os hóspedes apreciem a paisagem por meio da organização da ordem da paisagem, intenção espacial e impressão visual. O projeto arquitetônico apresenta as formas de residências tradicionais, bem como ideias urbanas por meio de escala e sequência espacial.

Praça do Fogo Sagrado / URBANUS

História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China - Imagem 4 de 10
© Baiqiang Cao

O sítio arqueológico de Xihoudu está localizado junto à tríplice fronteira entre as províncias chinesas de Shanxi, Shaanxi e Henan. Cortado pelo rio Amarelo e entre a montanha Zhongtiao ao norte e a Hua ao sul, este é um dos mais importantes sítios arqueológicos de toda a China, onde foram encontrados os mais antigos registros da manipulação de fogo pelo homem, há 1,8 milhão de anos atrás. Ao integrar a Praça ao seu entorno imediato, criamos um lugar místico, espiritual e filosófico, que re-interpreta a filosofia tradicional chinesa — o homem como parte integral da natureza.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "História antiga: o legado dos monumentos e memoriais da China" [Ancient History: China's Legacy of Monuments and Memorials] 25 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972791/historia-antiga-o-legado-dos-monumentos-e-memoriais-da-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.