Safdie Architects projeta hospital jardim em Cartagena, Colômbia

O Centro Hospitalar Serena del Mar (CHSM), em Cartagena, Colômbia, será o primeiro projeto de infraesturtura de saúde pública projetado pelo Safdie Architects. Partindo de uma abordagem de Design Centrado no Usuário, o projeto considera o contato com a natureza e a iluminação e ventilação natural abundantes como estratégias fundamentais para criar espaços terapêuticos e capazes de promover a sensação de cura e bem-estar tanto para os pacientes e seus familiares quanto para os funcionários. Nesta busca por criar espaços saudáveis e que auxiliem na recuperação dos usuários, o Centro Hospitalar abriu suas portas no início deste ano e segue sendo construído em etapas. Além de ser o primeiro edifício projetado pela Safdie Architects na América Latina a ser inaugurado, o CHSM é também o primeiro projeto de infraestrutura hospitalar realizado pelo estúdio israelense liderado por Moshe Safdie. Paralelamente, o escritório está desenvolvendo outros projetos no continente, como o Qorner, um projeto de edifício residencial em Quito, Equador, e o Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein no Brasil, o qual deverá ser inaugurado já no início do ano que vem.

Safdie Architects projeta hospital jardim em Cartagena, Colômbia - Imagem 5 de 14
Cortesía de Serena del Mar

O Centro Hospitalar de Cartagena encontra-se inserido junto ao novo plano diretor de desenvolvimento urbano do distrito cívico El Gran Canal, o qual ocupa uma área total de mais de 1,40 km² ao leste da rodovia regional que atravessa a zona de desenvolvimento urbano de Serena del Mar. Como uma nova cidade planejada junto à costa caribenha colombiana, junto ao limite norte da área urbanizada da cidade de Cartagena, o novo plano diretor está implantado em meio a uma área de extensão urbana de 10 quilômetros quadrados, a qual começou a ser desenvolvida no ano de 2015 e que se encontra atualmente em pleno processo de construção—com previsão de conclusão das obras para 2030. Além do Centro Hospitalar Serena del Mar, o plano de desenvolvimento para a área conta ainda com uma série de projetos residenciais, edifícios culturais, infraestruturas de saúde pública, centros educacionais, recreativos, comerciais, sociais e infraestrutura pública.

Safdie Architects projeta hospital jardim em Cartagena, Colômbia - Imagem 7 de 14
© Ivan Ortiz

Neste sentido, o Centro Hospitalar Serena del Mar ocupa uma posição de destaque junto à porta de entrada deste novo distrito urbano da cidade colombiana de Cartagena. Somado a isso, o CHSM será a mais completa instituição hospitalar da cidade, estabelecendo-se como um ponto de referência para toda a região norte da Colômbia. Em seu programa estão Incluídos espaços de internação e terapia intensiva para adultos, crianças e recém-nascidos, salas cirúrgicas de alta complexidade, laboratórios, ambulatórios, diagnósticos por imagem, bem como radioterapia e quimioterapia.

Safdie Architects projeta hospital jardim em Cartagena, Colômbia - Imagem 8 de 14
© Ivan Ortiz

Formalmente, o edifício foi concebido de forma a favorecer as relações diretas entres seus espaços programáticos e as áreas verdes anexas, as quais compreendem um jardim linear central, um espaço de cura dedicado aos pacientes em tratamento de câncer e uma série de pequenos jardins interconectados através de um percurso perimetral junto ao lago que circunda o complexo. As instalações técnicas hospitalares, por sua vez, encontram-se distribuídas em cinco setores, os quais estão compostos por edifícios lineares concebidos para maximizar a iluminação e ventilação natural dos espaços interiores, além de promover vistas para o lago, jardins, pátios e as montanhas que rodeiam a cidade. Até mesmo nas áreas onde a eficiência operacional é fundamental e bastante restritiva, como nas salas de emergência, laboratórios e clínicas, a iluminação natural abundante assim como as vistas para a paisagem foram mantidas, criando um ambiente mais do que propício para a cura e o bem-estar dos usuários.

Safdie Architects projeta hospital jardim em Cartagena, Colômbia - Imagem 10 de 14
© Ivan Ortiz

A luz do sol e as visitas para o exterior são elementos fundamentais para a nossa sensação de bem-estar, entretanto, na maioria dos ambientes hospitalares, os espaços interiores são escuros e opressivos. Não sabemos onde estamos e tampouco que horas são. Nos aproximamos deste projeto com duas ideias em mente: por um lado, que a luz natural seria um elemento fundamental para criar a atmosfera que nos interessava, e por outro, que os jardins, os pátios e a água nos ajudariam a criar o espaço de cura que estávamos procurando. Estes elementos, finalmente, proporcionam ao Centro Hospitalar uma sensação completamente diferente de qualquer outro hospital. — Moshe Safdie, fundador do Safdie Architects

Safdie Architects projeta hospital jardim em Cartagena, Colômbia - Imagem 12 de 14
© Ivan Ortiz

Formalmente, a arquitectura procura adaptar-se ao clima tropical do Caribe, incorporando uma série de balanços, profundidades, aberturas e elementos de proteção solar, os quais procuram filtrar a luz do sol e minimizar o ganho de calor excessivo, maximizando as vistas e promovendo a iluminação e ventilação natural dos espaços interiores.

No projeto do Centro Hospitalar Serena Del Mar, procuramos dar forma a um novo tipo de hospital: altamente eficiente, mas inerentemente humano. Imaginamos em espaço capaz de proporcionar um ambiente de cura e bem-estar, um edifício que evita o anonimato institucional tão frequentemente visto em edifícios de hospitais. — Sean Scensor, arquiteto associado do Safdie Architects

Cliente: Novus Civitas
Patrocinadores: Fundación Carlos y Sonia Haime, Haime Gutt Family
Gestores: Fundación Santa Fe de Bogotá
Assessoria de Planejamento e Projeto: Johns Hopkins Medicine International
Projeto de Arquitetura: Safdie Architects
Assessoria de projeto hospitalar: Tsoi Kobus
Engenharia: BR+A, TYPSA
Sinalização: Two Twelve
Iluminação: Lam Partners
Engenharia Civil: Langan
Arquiteto de Registro: Condiseño
Projeto de paisagismo: EDSA
Gestão de custos e construção: PAYC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Safdie Architects projeta hospital jardim em Cartagena, Colômbia" [Safdie Architects diseña un hospital jardín en Cartagena, Colombia] 29 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972085/safdie-architects-projeta-hospital-jardim-em-cartagena-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.