Estúdio Gustavo Utrabo é um dos vencedores do prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards

O Estúdio Gustavo Utrabo foi um dos vencedores do prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards, categoria prata na América Latina, com o projeto para a Indústria Comunitária na Amazônia, um edifício de beneficiamento de castanha do Pará localizado na vila de São Francisco, às margens do rio Iratapuru na Bacia Amazônica.

O projeto de modernização da fábrica busca oferecer oportunidades produtivas, culturais e econômicas para a comunidade local. A obra é resultado de um processo participativo entre os arquitetos, a comunidade local e a Natura, empresa de cosméticos que usa ingredientes extraídos da castanha em suas mercadorias e que foi a principal financiadora do projeto.

Estúdio Gustavo Utrabo é um dos vencedores do prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards - Imagem 2 de 6
Indústria Comunitária na Amazônia. Image Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo

A nova área de produção da fábrica é composta por uma série de volumes independentes que delimitam zonas programáticas específicas. Uma grande cobertura contínua e independente, de estrutura de madeira, envolve todos os volumes, conferindo unidade ao programa articulado. A escolha da terra compactada e da madeira certificada local como principais materiais garante não só a sustentabilidade ambiental do projeto, como também o envolvimento dos membros da comunidade que podem, portanto, adquirir novos conhecimentos e habilidades ao longo do processo de construção.

A falta de definição rígida e a simplicidade flexível permanecem como a assinatura dos arquitetos deste belo projeto e como elementos-chave para alcançar uma intervenção sustentável na delicada região de Iratapuru. O júri destacou especialmente como a função programática do edifício é resolvida por meio da elegante dualidade entre as coberturas leves e as paredes maciças, criando volumes que acomodam as instalações necessárias para o beneficiamento da castanha do Pará. O engajamento da comunidade durante o processo de concepção e construção também foi considerado uma contribuição notável para a inclusão social. — comentário do júri

Estúdio Gustavo Utrabo é um dos vencedores do prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards - Imagem 3 de 6
Indústria Comunitária na Amazônia. Image Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo
Estúdio Gustavo Utrabo é um dos vencedores do prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards - Imagem 4 de 6
Indústria Comunitária na Amazônia. Image Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo

Na região da América Latina, muitas propostas trataram de questões relativas à água, uso da terra, restauração e recuperação de terras. Além da Indústria Comunitária na Amazônia, que ficou com o prêmio de prata na regional, foram premiados os projetos Wetland Vitality (ouro) e Vernacular Greenhouse (bronze), ambos na Colômbia.

No 6º ciclo de um dos prêmios mais prestigiados do mundo para o design sustentável, a maioria dos vencedores globais vieram das regiões Ásia-Pacífico e Oriente Médio da África. Os prêmios foram entregues no último dia 13 em uma cerimônia na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Estúdio Gustavo Utrabo é um dos vencedores do prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards - Imagem 6 de 6
Indústria Comunitária na Amazônia. Image Cortesia de Estúdio Gustavo Utrabo

Para mais informações, acesse a página do LafargeHolcim Awards.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estúdio Gustavo Utrabo é um dos vencedores do prêmio de sustentabilidade LafargeHolcim Awards" 16 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972016/estudio-gustavo-utrabo-e-um-dos-vencedores-do-premio-de-sustentabilidade-lafargeholcim-awards> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.