Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução

A primeira fase do Paradise Masterplan por Glenn Howells Architects (GHA) na praça histórica de Birmingham foi concluída, sinalizando um marco importante no plano de renovação da cidade. A praça cívica recém-restaurada apresenta o Two Chamberlain Square, um edifício de escritórios de oito andares com uma fachada envidraçada e colunas extensas em meio a edifícios culturais do século XIX.

Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 2 de 20Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 3 de 20Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 4 de 20Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 5 de 20Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Mais Imagens+ 15

A estratégia do plano diretor, inaugurado em 2008, visa enriquecer a esfera pública e reconectar Birmingham à sua história e patrimônio. O plano geral será composto por três praças públicas e dez novos edifícios comerciais, culturais e residenciais. O GHA projetará dois edifícios de escritórios, Two Chamberlain Square e One Centenary Way, uma torre residencial de 49 andares intitulada Octagon, e um hotel boutique de 150 quartos projetado em colaboração com os especialistas em hotelaria da ISA Architecture & Design.

Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 19 de 20
© Hufton+Crow

Os 17.000 metros quadrados de escritórios estão de frente para a praça e o Memorial de Chamberlain, fazendo fronteira com a prefeitura da cidade, enquanto emoldura a vista do Museu e Galeria de Arte. A transformação urbana conecta a cidade com calçadas e coloca o patrimônio arquitetônico na vanguarda, proporcionando uma rica moldura para o crescimento econômico e cultural da cidade que a torna um "destino mundial" até 2030.

Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 8 de 20
© Hufton+Crow

Concluindo a borda oeste da renovada Chamberlain Square e estando "ombro a ombro" com a One Chamberlain Square, acreditamos que a conclusão da Two Chamberlain Square é um marco significativo na transformação do coração cívico da cidade em um destino atraente onde a generosidade e qualidade da paisagem pública podem ser apreciadas por todos. O edifício emoldura articuladamente as vistas do Museu e Galeria de Arte, torna-se um pano de fundo contemporâneo para o memorial de Chamberlain e é um vizinho respeitoso de uma importante coleção de arquitetura cívica do século XIX. Isso, combinado com uma série de locações bem-sucedidas por empresas globais durante a pandemia Covid-19, tem sido um projeto extremamente gratificante para a GHA. - Dav Bansal, sócio da Glenn Howells Architects

Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 3 de 20
© Hufton+Crow

Two Chamberlain Square traz a composição de projeto, materiais, proporções e ritmo das estruturas circundantes. A arquitetura reflete uma visão contemporânea das fachadas históricas desses edifícios cívicos, recriando colunas de pedra com desenhos elegantes e esguios. Combinado com a fachada de vidro contínua, o pórtico, que se estende por 27 metros de altura, permite que o olhar se desloque verticalmente para o terraço reforçando a ideia de transformação cívica.

Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução - Imagem 16 de 20
© Hufton+Crow

O térreo do edifício é dedicado ao varejo e uso misto. A área da recepção é acessada diretamente da Chamberlain Square e abriga a escritórios em planta livre dispostos em torno de um átrio central, com flexibilidade para serem divididos e reorganizados. Os pilares de pedra oferecem proteção solar eficaz, proporcionando a todas as áreas da planta baixa vista da praça e pontos de referência adjacentes, juntamente com altos níveis de luz natural.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Praça histórica de Birmingham passa pela primeira fase de reconstrução" [Birmingham’s Historic Square Undergoes First Phase of Redevelopment ] 24 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971893/praca-historica-de-birmingham-passa-pela-primeira-fase-de-reconstrucao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.