Como usar pisos drenantes?

São muitas alternativas para quem quer trazer mais verde para sua casa e cidade: árvores que atraem pássaros, hortas, plantas medicinais, entre outros. Mas, existem partes das áreas externas que são usadas como passagem, espaço de lazer, estacionamento ou outras funções. E para estes lugares o piso drenante é uma boa alternativa.

Nestes locais onde a circulação é maior, não é possível plantar e, muitas vezes, a terra pode acabar se transformando em lama. Antes de simplesmente cobrir o solo, é preciso lembrar que a permeabilidade da terra é fundamental para evitar acúmulo e água e até enchentes. E por isso, para cobrir áreas externas os pisos drenantes, que permitem a passagem da água, são uma boa opção.

O piso drenante é indicado para estacionamentos, acostamentos e ainda pode ser usado como caminhos de jardins e ciclovias, garagens e quiosques, estorno de piscinas e calçadas para passagem de pedestre.

Como usar pisos drenantes? - Imagem 2 de 4
O piso drenante da Sitta Maria foi a escolha de Cate Poli e João Jadão para dar vida ao Rooftop CASACOR São Paulo 2021. Foto © Evelyn Müller

Entre as vantagens, evita poças de água, alagamentos e facilita a drenagem da água de volta para o lençol freático. Também conhecido como pavimento permeável drenante, ainda protege o sistema radicular dos gramados e evita que, no caso de piso com britas, que elas se espalhem.

“Também chamado de piso permeável, ele é composto por camadas com uma combinação de concreto e seixos que se alternam com espaços vazios, tornando-se bastante poroso. Assim, é um material que permite fácil escoamento da água”, explicam os paisagistas Cate Poli e João Jadão, parceiros na CASACOR São Paulo 2021.

De aparência rústica, mas com uma grande variedade de formatos e tamanhos, os pisos drenantes podem ser encontrados em muitas espessuras, com peças mais resistentes que podem aguentar até o peso de caminhões.

Eles devem ser assentados sobre areia e, normalmente, são de baixo custo. “Poder assentar diretamente sobre o solo é outra de suas vantagens, necessitando apenas do nivelamento”, afirmam Cate Poli e João Jadão.

Esse tipo de piso permite que o solo respire, não deixando tudo impermeabilizado. A água da chuva desce e não causa inundações — Cate Poli e João Jadão

Como usar pisos drenantes? - Imagem 4 de 4
Sistema para piso drenante que mantém a grama. Foto: Ecotelhado

Graças à sua permeabilidade, o piso drenante é extremamente indicado para casas com pets. “Ele é um revestimento fácil de limpar e que não tem aderência aos odores”, detalham os paisagistas. Outra característica do revestimento é sua aderência, garantindo segurança e evitando acidentes, como escorregões.

Além das opções em concreto, existem sistemas de pisos drenantes que permitem manter a grama no jardim, como o Ecopavimento.

Como usar pisos drenantes? - Imagem 3 de 4
Imagem: Ecotelhado

Segundo o engenheiro João Manuel Feijó, da Ecotelhado, o sistema permite a passagem de pessoas, o trânsito lento de carros e até caminhões. “Produzido com material plástico reciclado no Brasil, é um piso drenante ecológico que, ao ser instalado sob o solo, permite a passagem da água e do ar e o trânsito na grama sem prejudicá-la, pois suas raízes estão protegidas”, diz.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: CicloVivo. "Como usar pisos drenantes?" 11 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971829/como-usar-pisos-drenantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.