David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque

O escritório de David Chipperfield acaba de ser escolhido como o grande vencedor do concurso para o projeto de renovação do histórico casarão da Quinta Avenida número 1014 na cidade de Nova Iorque, um edifício de 1907 e de propriedade do governo alemão, o qual deverá ser utilizado como espaço cultural e lugar de encontro. Intitulada “An Open House”, a proposta apresentada pela David Chipperfield Architects, e desenvolvida em conjunto com os escritórios de Nova Iorque KARO Architects e Patarus Group, procura reorganizar todo o programa o edifício, redesenhando seus espaços interiores de forma promover uma maior acessibilidade e integração dos mesmos, ao mesmo tempo em que procura resgatar algumas das mais importantes características do histórico edifício. Buscando inspiração no diálogo entre as esferas públicas e privadas da antiga residência do embaixador alemão, a gênese deste projeto encontra-se na busca por redefinir o equilíbrio entre os programas públicos e privados da mais nova instituição cultural de Manhattan.

David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Imagem 2 de 8David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Imagem 3 de 8David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Imagem 4 de 8David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Imagem 5 de 8David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Mais Imagens+ 3

David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Imagem 2 de 8
© Sebastian Kaempf, KARO Architects

O histórico casarão da Quinta Avenida 1014, implantada bem em frente ao Metropolitan Museum of Art, foi sede do Instituto Goethe de Nova Iorque até o ano de 2009. A partir de 2019, a antiga residência do embaixador assumiu o nome de “1014 — space for ideas”, uma instituição mantida pelo governo alemão e utilizada para a realização de exposições, palestras, debates e outros eventos públicos e culturais. Conforme descrito pelo Cônsul Geral da Alemanha nos Estados Unidos, David Gill, o concurso internacional para o projeto de renovação do Casarão da Quinta Avenida número 1014, pretende estabelecer “um novo espaço moderno, voltado ao intercâmbio cultural, científico, econômico, jornalístico e político transatlântico”.

David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Imagem 6 de 8
© David Chipperfield Architects

Não encaramos este concurso como um projeto no qual teríamos que adicionar muitas coisas, mas como uma tarefa em busca de um equilíbrio entre o que teríamos que remover e reutilizar dentro do edifício existente. Desta forma, decidimos ocupar os espaços mais formais dos andares inferiores com o programa público, incluindo novos espaços para exposições, palestras, projeções e muito mais. Nos andares superiores, por sua vez, onde antes encontravam-se os espaços domésticos do embaixador, estabelecemos um novo programa de espaço de residência artística e interdisciplinar. Estas duas esferas, ou estes dois mundos, se encontram e compartilham parte do programam: uma sala de pé-direito duplo no coração do antigo casarão. Embora esta estrutura seja bastante modesta em seus espaços, conseguimos alcançar um equilíbrio perfeito ao longo do programa da casa, e não me parece haver neste momento, um uso melhor para este espaço do que uma casa de ideias e espaços de diálogo. -- David Chipperfield.

A proposta apresentada pelo escritório de David Chipperfield ressalta algumas das características mais importantes da estrutura existente, destacando o equilíbrio dos programas públicos e privados da casa, os quais se encontram em um amplo espaço de pé-direito duplo no coração do edifício. Acolhendo um novo programa de residências, um espaço expositivo, uma área para eventos e um conjunto de espaços verdes e jardins, o projeto “An Open House” procura estabelecer uma nova plataforma colaborativa em pleno centro de Manhattan. Na segunda fase do concurso participaram outros nove escritórios de arquitetura, entre eles o Selldorf Architects, o 1100 Architects e o Romines Architecture / Barkow Leibinger. As obras no local estão previstas para serem iniciadas já em 2023, com a conclusão prevista para o final de 2025.

David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque - Imagem 7 de 8
© David Chipperfield Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "David Chipperfield vence concurso para reformar edifício histórico em Nova Iorque" [David Chipperfield Architects to Transform Historic Building in New York into a Cultural Space] 15 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971497/david-chipperfield-vence-concurso-para-reformar-edificio-historico-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.