Inventando uma profissão: a obra da paisagista Rosa Kliass

Neste episódio da série Perfil do Arquicast, que faz um balanço da vida e obra de nomes consagrados da arquitetura e urbanismo, a equipe conversa sobre uma arquiteta brasileira que, tomando emprestado suas próprias palavras, "inventou uma profissão", da qual se tornou uma referência mundial. Com sua postura corajosa e engajada, extrapolou suas obrigações profissionais para dar uma contribuição inestimável à valorização de toda uma classe de arquitetas e arquitetos dedicados ao estudo e atuação sobre a paisagem brasileira. Estamos falando da dama do paisagismo brasileiro, a arquiteta e paisagista Rosa Grena Kliass.

As convidadas para a conversa são grandes estudiosas do trabalho de Rosa e autoras do belíssimo livro, lançado em 2020 pela Editora Romano Guerra, intitulado O livro da Rosa: Vivência e Paisagens. Participam a arquiteta e paisagista paulista Maria Cecília Barbieri Gorski. Ciça, como é conhecida, é formada pela FAU-USP, atua com grande experiência em projetos paisagísticos no escritório Barbieri & Gorski, da qual é uma das fundadoras, e trabalhou com Rosa entre 1977 e 1980; além dela, participa a arquiteta e paisagista carioca Lúcia Costa, doutora em Paisagismo pela University College em Londres, e uma das fundadoras do Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística na UFRJ, onde também dá aulas.

A vida de Rosa se confunde com a difusão do paisagismo enquanto uma profissão projetual de larga escala e grande complexidade. Devemos a ela a valorização da importância de uma atuação consciente e ecossistêmica da Paisagem, tanto pela sua atuação militante pela normatização e profissionalização da atividade de paisagismo, junto ao Estado e ao órgão de classe, quanto pela sua excelência na concepção, desenvolvimento e execução de projetos em todo o país.

Rosa sempre atuou com desenvoltura nas diferentes escalas de projeto. É conhecida pelo trabalho minucioso de pesquisa e detalhamento do pequeno objeto, aquele que soluciona demandas técnicas do projeto, ao mesmo tempo em que foi pioneira na introdução de uma visão metropolitana da paisagem urbana e natural, compreendendo o efeito sistêmico de uma intervenção que pressupõe ações para além do desenho e a longo prazo. Sempre trabalhou com equipes multidisciplinares e foi das primeiras a correlacionar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento na compreensão e atuação sobre as áreas livres públicas e privadas. 

Uma referência nacional e internacional, Rosa é uma unanimidade e um exemplo. Para conhecer mais sobre sua vida, sua visão de mundo e, claro, seus projetos, ouça o podcast.

Texto por Aline Assis.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Inventando uma profissão: a obra da paisagista Rosa Kliass" 29 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970610/inventando-uma-profissao-a-obra-da-paisagista-rosa-kliass> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.