Os principais desafios do uso da tecnologia solar

A tecnologia solar tem um enorme potencial, mas tem sido subutilizada. Para se ter uma ideia, a cada 24 horas, a quantidade de luz solar que atinge a Terra forneceria energia para todo o planeta por 24 anos. Evidentemente, é necessário coletá-la adequadamente, através de sistemas fotovoltaicos. Com a crise climática, cada vez mais presente nos nossos cotidianos e causando um aumento das preocupações em torno da obtenção de energias de fontes renováveis e da diminuição nas  emissões de carbono, utilizar as possibilidades do sol para gerar energia limpa parece um caminho sem volta. Mas ainda existem algumas dificuldades que reduzem sua utilização, como a obtenção de produtos solares econômicos, a estética, a disponibilidade desses produtos, regulamentação e mesmo questões de instalação. 

A seguir, elencamos os principais desafios de incorporar a energia solar nos projetos e de que forma é possível superá-los:

Dificuldade com Integração

Atualmente, o modelo mais tradicional é o de painéis fotovoltaicos retangulares anexados à cobertura da edificação, algumas vezes em inclinações ou até ângulos distintos do telhado. Embora esses produtos gerem eletricidade, há grandes falhas inerentes ao seu design: eles atrapalham a estética de um edifício, são difíceis de personalizar por tamanho, as cores disponíveis são opacas e restritivas e podem ser facilmente diferenciadas das seções não BIPV. Avanços recentes em todo o mundo fotovoltaicos integrados ao edifício (Building-Integrated Photovoltaics - BIPV) levaram a instalações como telhas solares, revestimento de vidro solar e persianas solares. 

Os principais desafios do uso da tecnologia solar - Imagem 6 de 6
Cortesia de Mitrex

A empresa Mitrex, por exemplo, está focada em fazer produtos verdadeiramente integrados, superando os desafios dos produtos solares tradicionais. O revestimento solar gera eletricidade enquanto funciona como um invólucro de construção bonito e durável. O vidro solar personalizável pode substituir qualquer necessidade de vidro de um edifício, ao mesmo tempo que atua como um sistema de geração de energia solar.

Custos elevados

Sabemos que os sistemas fotovoltaicos ainda são caros, ainda que estejam se tornando cada vez mais, acessíveis a parcelas maiores da população. Mas uma questão deve ser levada em conta: geralmente as edificações demandam um envelope de construção e, em seguida, adicionalmente em painéis solares de telhado, o que acaba dobrando os custos. Por meio da integração da tecnologia solar em elementos de construção, como paredes, janelas, grades e, outras, é possível eliminar boa parte do investimento adicional em tecnologia solar e sustentável que normalmente é necessário. A empresa Mitrex tem desenvolvido uma gama variada de soluções nessa linha. “Acreditamos que a fabricação rápida, de baixo custo e sustentável de sistemas fotovoltaicos integrados é economicamente viável e é o caminho para um futuro mais brilhante para a humanidade. Nossos produtos solares integrados e práticas comerciais inovadoras refletem essa crença.”

Os principais desafios do uso da tecnologia solar - Imagem 2 de 6
Cortesia de Mitrex

-

Estética pouco agradável

A adoção de painéis solares tem sido dificultada por um design pobre e escolhas limitadas. Um inibidor da adoção é a incapacidade de personalizar o tamanho dos painéis solares. Outros produtos solares integrados são geralmente limitados por uma ou duas opções de tamanho possíveis. A Mitrex, por exemplo, pode fabricar revestimento solar e vidro em muitos tamanhos diferentes, incluindo vários painéis com diferenças mínimas, com base nas necessidades do projeto arquitetônico. 

Os principais desafios do uso da tecnologia solar - Imagem 5 de 6
Cortesia de Mitrex

Equilibrar beleza e eficiência é um processo sem fim. A eficiência dos produtos fotovoltaicos depende do nível de luz transmitido através do vidro que cobre as células solares. O vidro perfeitamente transparente não impedirá significativamente a transmissão de luz, mas forçará os projetistas a aceitar a cor azul-preta das células solares. Para dar mais liberdade aos projetistas, cores ou padrões são aplicados ao vidro protetor para ocultar a cor das células solares e se adequar a qualquer visão. 

Os principais desafios do uso da tecnologia solar - Imagem 4 de 6
Cortesia de Mitrex

Por exemplo, para os amantes da pedra natural, os padrões podem ser tão bonitos quanto o mármore de Calcutá ou tão luxuosos quanto o granito Azul Bahia. Para os minimalistas, as linhas limpas de madeira e concreto pré-moldado são facilmente alcançadas. Não há diferença estética entre duas seções lado a lado do revestimento, onde uma é fotovoltaica e a outra não. Também há vidros solares personalizáveis que adequados para janelas, paredes cortina, clarabóias e grades de varanda em conformidade com os códigos vigentes locais. Arquitetos e designers podem escolher o nível de transparência do vidro, e os matizes de cores disponíveis garantirão que combinem totalmente com o resto da fachada. Mitrex, ao focar em design e também em tecnologia de energia renovável, pode promover a rápida adoção da tecnologia solar integrada. 

Para que a tecnologia solar tenha uma maior aceitação, é importante abandonar certas noções pré-concebidas. A empresa Mitrex vem trabalhando para criar inúmeras novas possibilidades no desenvolvimento de edifícios, oferecendo tecnologias de produção de baixo carbono e energia verde, que aliam estética, custo adequado e integração projetual. Ou seja, em vez de comprar revestimentos com uma empresa, corrimão com outra e painéis solares com uma terceira, a Mitrex permite que proprietários e empreendedores combinem suas necessidades em um serviço. Cabe a nós, arquitetos e aos construtores de edifícios, participarem dessa expansão da energia solar sustentável.

Cita: "Os principais desafios do uso da tecnologia solar" 04 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969892/os-principais-desafios-do-uso-da-tecnologia-solar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.