Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações"

Josep Ferrando é arquiteto radicado em Barcelona. É reitor da Escola Técnica Superior de Arquitetura La Salle (ETSALS) e diretor do Centro Obert d´Arquitectura de Barcelona e do Departamento de Cultura do Colégio de Arquitetos da Catalunha (COAC). Integrando sua trajetória acadêmica e suas frequentes palestras, seu escritório desenvolve projetos que exploram diferentes escalas e materiais, experimentando sistemas construtivos e soluções inovadoras. Conversamos com ele sobre a importância dos materiais na arquitetura e sobre as sinergias que ele encontra entre a prática e a docência.

Eduardo Souza (ArchDaily): Algo que se destaca em seu trabalho é a variedade de materiais, sistemas construtivos e escalas em seus projetos. O que define os materiais e os métodos usados ​​em cada um deles?

Josep Ferrando: O material é um conceito duplo. Por um lado, refere-se a uma configuração física da matéria associada a uma série de propriedades específicas: resistência a tensões estruturais, módulo de elasticidade, coeficiente de absorção de umidade, fotossensibilidade, e assim por diante. Todas essas características constituem a expressão do material e o preparam para o segundo conceito-chave para compreendê-lo: a técnica. Os materiais podem ser conformados juntando várias peças ou por moldagem. Cada um destes dois conceitos está associado a uma série de técnicas relacionadas com as medidas óptimas da peça resultante, como trabalhar a sua fôrma caso sejam moldadas, ou a forma de trabalhar a junta se forem produzidas por agregação de pequenas unidades, à eficiência dessas medidas e à geometria que elas são capazes de definir. Por trás dessas operações materiais, está a geometria inerente à peça básica.

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 8 de 9
House Between Party Walls / Josep Ferrando. Image © Adrià Goula

Os materiais moldados tendem a ser estereotômicos.Talhados. Esvaziados. Esculpidos. O espaço básico que resulta desse tipo de material é a cova. A caverna. A cavidade. Os materiais agregados tendem a ser tectônicos. Trançados. Agregados. O espaço básico que resulta desse tipo de material é o ninho. O lintel. O pórtico. A junta e o vazio são tão importantes quanto o cheio para a definição da concha que compõe este tipo de espaço.

A escolha de um material se dá em função dos recursos disponíveis e, principalmente, do sistema espacial desejado.

A construção de um sistema indica que a soma das partes gera espaço. E seu apelo se revela na repetição simultânea, indeterminada e controlada de uma nova medida. Desenhar os ritmos e sequências que articulam a relação entre cheio e vazio, entre matéria e ar.

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 6 de 9
Universidad Torcuato di Tella Edificio Sáenz Valiente / Josep Ferrando Architecture. Image © Federico Cairoli

Um sistema é flexível quando acumula a quantidade máxima de algoritmos gerando espaços complexos, mas sem complicações. Essas organizações, compostas por várias partes relacionadas em diferentes níveis por semelhança e reiteração, constituem um grupo complexo e constantemente diverso.

As relações no sistema podem ser: geométricas, estruturais, perceptivas, ópticas, construtivas, energéticas, etc. Na verdade, as conexões energéticas também determinam os ritmos do espaço. Calor, vento, temperatura e umidade dão origem a sistemas de vasos comunicantes energéticos e confortos espaciais variáveis. A flexibilidade do sistema permite seus usos e suas diferentes formas. A temporalidade é construída pelo princípio ou lógica do sistema, ou seja, as mudanças espaciais temporais são sistematicamente absorvidas

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 7 de 9
House Between Party Walls / Josep Ferrando. Image © Adrià Goula

ES: Um projeto que me chamou a atenção foi o Ephemeral Space BBConstrumat 2019, no qual foram utilizados apenas materiais que posteriormente foram reaproveitados para construção. Você pode falar sobre as decisões tomadas neste projeto e como a economia circular deve ser mais integrada ao pensamento dos arquitetos?

JF: A feira é uma pequena cidade. Os estandes, com seu ruído e diversidade, são as moradias; enquanto, pela sua escala e monomaterialidade, os espaços públicos estão associados ao fórum, representativo do monumental.

Os espaços comuns da BBC foram projetados com uma lógica de economia circular, custo zero e desperdício zero. Isso evita que mais de 25.000 m2 de material se transformem em lixo após 72 horas.

O uso de dois materiais respeitando suas medidas padrão primou o aproveitamento de recursos (custo 0, resíduo 0): o geotêxtil 150gr em rolos de 2,20m x 200m de comprimento, gera uma sequência de catenárias que acomoda os usos comuns, e após o fim da feira até para ser usado na construção; vigas do acervo da Sagrada Família são empilhadas em níveis para configurar o mobiliário, voltando à obra após a feira.

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 4 de 9
Barcelona Building Construmat Ephemeral Space / Josep Ferrando Architecture. Image © Adrià Goula

Um jogo de dualidades intervém: tração x compressão, empilhamento x suspensão, leve x pesado, transparente x opaco, espaço x móveis ... Caverna leve e cabana sólida dialogam em uma espécie de dicotomia. Duas formas de trabalho, a tração ou compressão, historicamente presentes na arquitetura, desde os edifícios clássicos aos contemporâneos. Duas formas de trabalhar em que elementos mais leves, como os têxteis, são contrastados com elementos pesados, como o aço. A dialética entre o leve e o pesado, o transparente e o opaco ... sempre esteve presente e é o que esta intervenção também quis transmitir.

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 9 de 9
Barcelona Building Construmat Ephemeral Space / Josep Ferrando Architecture. Image © Adrià Goula

Uma arquitetura efêmera original, responsável pelo planeta e que encena a linguagem histórica da construção e, portanto, da arquitetura.

ES: Como a docência ajuda na prática da arquitetura e vice-versa?

JF: A prática e a academia se alimentam mutuamente e criam sinergias.

Na academia existe um esforço pela didática que ora falta na profissão, ora falta algo do ofício na didática. Sempre faço um pacto com meus alunos no primeiro dia de aula: não vamos falar de gostos, vamos falar de coisas que são certas e coisas que não são. O aluno deve transmitir muito bem o motivo das coisas. O que é "bom" tem mais a ver com coerência, com consistência.

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 2 de 9
URV University Campus / Josep Ferrando + Pere Joan Ravetllat + Carme Ribas. Image © Pedro Pegenaute
Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 5 de 9
House in Bescanó / Josep Ferrando. Image © Pedro Pegenaute

O ensino auxilia na didática do estúdio e isso auxilia no ofício da docência.

Seguindo uma visão multifacetada da arquitetura, combino a prática com a academia e a gestão cultural. Sob esta abordagem e com a convicção de que o verdadeiro desafio está na gestão da complexidade, posiciono o método como uma ferramenta de análise capaz de dotar o processo com o rigor e eficiência necessários à reformulação do modelo. Especificamente, estou empenhado em estabelecer regras do jogo regidas por sistemas flexíveis, um contexto que permita formular o máximo possível de questões e, através de uma mistura equilibrada de pesquisa e descoberta, descobrir qual é a resposta sintética e precisa para todos deles para o mesmo clima. Com esta metodologia e considerando a monomaterialidade, a geometria e a eficiência como valores fundamentais, procuro que as obras não só não se repitam, mas também não sejam previsíveis, conseguindo assim a solução arquitetônica mais pertinente e engenhosa para cada circunstância.

Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações" - Imagem 3 de 9
Universidad Torcuato di Tella Edificio Sáenz Valiente / Josep Ferrando Architecture. Image © Federico Cairoli

Revise parte da obra de Josep Ferrando no ArchDaily.

Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Josep Ferrando: "Um sistema é flexível quando acumula o máximo de algoritmos gerando espaços complexos mas sem complicações"" [Josep Ferrando: "Un sistema es flexible cuando acumula la máxima cantidad de algoritmos, generando espacios complejos pero sin complicaciones"] 24 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969579/josep-ferrando-um-sistema-e-flexivel-quando-acumula-o-maximo-de-algoritmos-gerando-espacos-complexos-mas-sem-complicacoes> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.