Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída

A famosa obra não-construída do artista Christo no Arco do Triunfo em Paris começou a ser construída. As primeiras imagens, feitas pelo fotógrafo de arquitetura Jad Sylla, mostram o monumento sendo envolvido com 25 mil metros quadrados de tecido de polipropileno reciclável azul prateado e três quilômetros de corda vermelha. Intitulada L’Arc de Triomphe, Wrapped, a obra permanecerá no local entre 18 de setembro e 3 de outubro deste ano.

Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 2 de 17Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 3 de 17Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 4 de 17Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 5 de 17Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Mais Imagens+ 12

Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 15 de 17
© Jad Sylla

Christo Vladimirov Javacheff, chamado simplesmente de Christo, foi um artista búlgaro mundialmente conhecido por envolver a Pont Neuf, em Paris, e o Reichstag, em Berlim, com tecido. Junto de sua falecida esposa, Jeanne-Claude, é autor de intervenções arquitetônicas de grande escala em ambientes urbanos e rurais. Suas obras incluem Wrapped Coast na Austrália, Valley Curtain no Colorado, Surrounded Islands em Miami, The Pont Neuf Wrapped em Paris, The Umbrellas no Japão e Califórnia, Wrapped Reichstag em Berlim, The Floating Piers no Lago Iseo da Itália, e The London Mastaba no Lago Serpentine de Londres.

Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 11 de 17
© Jad Sylla

Faleceu no ano passado, aos 84 anos, em Nova Iorque, antes de concretizar seu plano de envolver o famoso Arco do Triunfo em Paris com tecido azul reciclável. Realizado em parceria com o Centre des Monuments Nationaux, com coordenação da Prefeitura de Paris e o apoio do Centre Pompidou, o projeto, idealizado pela primeira vez em 1962, já estava previsto para setembro de 2021. O ateliê do artista havia anunciado que "Christo e Jeanne-Claude sempre deixaram claro que suas obras de arte em andamento continuariam após suas mortes. Seguindo o desejo de Christo, L'Arc de Triomphe, Wrapped em Paris, França, ainda está planejado para 18 de setembro a 3 de outubro de 2021."

Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 12 de 17
© Jad Sylla

No site oficial do artista, um comunicado explica que "em 1961, três anos depois de se conhecerem em Paris, Christo e Jeanne-Claude começaram a criar obras de arte em espaços públicos. Um de seus projetos era envolver um prédio público. Quando chegou a Paris, Christo alugou uma salinha perto do Arco do Triunfo e desde então se sentia atraído pelo monumento. Em 1962, fez uma fotomontagem do Arco do Triunfo embrulhado, visto da avenida Foch e, em 1988, produziu uma colagem. 60 anos depois, o projeto estará finalmente concretizado”. Durante o período da instalação, a Chama Eterna, em frente à Tumba do Soldado Desconhecido no Arco do Triunfo, continuará a arder, e as cerimônias e rituais diários continuarão como de costume.

Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 7 de 17
© Jad Sylla
Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 16 de 17
© Jad Sylla
Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 9 de 17
© Jad Sylla
Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 6 de 17
© Jad Sylla
Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída - Imagem 10 de 17
© Jad Sylla

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Instalação póstuma de Christo no Arco do Triunfo em Paris começa a ser construída" [First Images Reveal Christo's Wrapped Arc de Triomphe in Paris] 14 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968446/instalacao-postuma-de-christo-no-arco-do-triunfo-em-paris-comeca-a-ser-construida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.