Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos

Poucos materiais são tão atemporais, duráveis e bonitos quanto a terracota. Com uma série de propriedades inerentes, a terracota está entre um dos materiais de revestimentos mais frequentemente utilizados em obras de arquitetura contemporânea. Assumindo diferentes formas e contando com distintas cores e texturas, além de ser um material extremamente versátil, a terracota pode ser aplicada como revestimento, em sistemas de fachada ventilada e em uma variedade de outros componentes. Utilizada na arquitetura desde tempos imemoriais, a terracota continua hoje a ser um dos materiais mais queridos e especificados por arquitetos e arquitetas ao redor do mundo.

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 2 de 13Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 3 de 13Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 4 de 13Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 5 de 13Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Mais Imagens+ 8

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 12 de 13
© WEISS/MANFREDI

Por definição, a terracota se refere a uma mistura cozida de argila e água a qual pode ser utilizada em uma série de formas, cumprindo funções estruturais e de revestimento. Apesar de ter sido utilizada recorrentemente ao longo da história da humanidade, foi apenas no final do século XIX que a terracota viria a se tornar um dos materiais mais populares na industria da construção civil: principalmente devido a invenção de sua versão esmaltada. Desde então, este revestimento cerâmico caiu nas graças de arquitetos e arquitetas do mundo todo. Atualmente, a terracota é produzida em diversas formas e estilos, proporcionando uma ampla gama de diferentes soluções de revestimento e acabamento. Pensando nisso, apresentaremos a seguir uma lista de projetos recentes que procuram reinterpretar o papel deste nobre material na pratica da arquitetura contemporânea. Juntos, eles nos apresentam um panorama bastante completo de como a terracota está sendo utilizada pelos quatro cantos do mundo.

The Wellin Museum of Art / Machado and Silvetti

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 2 de 13
© Anton Grassl / Esto

O Museu Wellin está localizado em um terreno de esquina, justo em frente ao futuro edifício do Departamento de História da Arte do Hamilton College e do novo Teatro da universidade. Em meio a uma coleção de edifícios dedicados ao ensino da arte, espalhados ao redor de um lago artificial projetado pela Reed Hilderbrand Associates, o edifício do novo Museu Wellin procura estabelecer conexões visuais e físicas com o seu entorno imediato, operando como um elemento de conexão entre os dois lados do Campus. O revestimento em terracota ricamente texturizado do volume principal do museu, reforça a importância deste edifício como elemento central no coração do campus do Hamilton College.

Biblioteca Municipal de Greve / MDU Architetti

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 13 de 13
© Pietro Savorelli

A Biblioteca Municipal da cidade de Greve in Chianti, projetada pela MDU Architetti, está localizada no coração da Toscana, Itália. O edifício está localizado às margens do rio Greve, junto ao acesso principal desta histórica cidade da província de Florença. Formalmente, o edifício da Biblioteca pode ser resumido em dois elementos: um pódio massivo e pesado, todo revestido em travertino, e um volume em balanço, revestido em terracota. Enquanto o edifício térreo transparece uma sensação de peso e gravidade, o volume superior se abre em um amplo foyer de pé direito duplo.

Centro Diana - Faculdade de Barnard / WEISS / MANFREDI

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 6 de 13
© WEISS/MANFREDI

O Centro Diana estabelece um vínculo inovador para a vida artística, social e intelectual na Faculdade de Barnard. A partir do portão de entrada histórico na Broadway, o desenho cuneiforme enquadra a clara linha de visão ligando o campus central no gramado de Lehman ao nível inferior do núcleo histórico do campus. Diretamente centrado em uma área definida por tijolo e terra cota, o Diana traduz a opacidade estática da alvenaria em uma parede contemporaneamente iluminada e energeticamente eficiente. Com 1154 painéis de diversas larguras, gradientes de cor, opacidade e transparência são regulados para os inúmeros programas do Centro, permitindo visuais para as funções públicas do edifício e limitando a visibilidade onde a privacidade é necessária.

Galeria no campus acadêmico de Kenyon / GUND Partnership

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 4 de 13
© Brad Feinknopf

Localizado no coração do campus acadêmico de Kenyon, a galeria foi projetada pela GUND como um farol para as artes. Os materiais de construção reforçam o tecido do campus estabelecido e consistem em um exterior de arenito adquirido localmente, usado extensivamente no campus, painéis metálicos de zinco, terracota e vidro. Este é um edifício que celebra, expande e complementa o contexto existente.

Faculadade de Artes Livres / Overland Partners

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 3 de 13
© Dror Baldinger

A nova estrutura da Faculdade de Artes Livres da Universidade do Texas em Austin é um edifício multifuncional concebido para acomodar o crescente número de alunos que procuram a maior universidade do Texas, a qual recebe hoje mais de 15.000 novos alunos a cada ano. Com muitos dos departamentos anteriormente espalhados pelo campus, o novo edifício pretende aproximar diferentes escolas e linhas de pensamento, reunindo alunos e professores de distintas áreas sob um mesmo teto. Para o revestimento da fachada os arquitetos optaram por utilizar generosos painéis de terracota que vão do piso ao teto, os quais operam como uma espécie de proteção solar para a segunda pele de vidro do edifico. Além disso, a terracota é um material amplamente utilizado em outras estruturas do campus, e que combina perfeitamente com outras pedras de origem calcária facilmente encontradas na região.

Centro de Arte Asiática do Museu de Arte de Ringling / Machado and Silvetti

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 11 de 13
© Anton Grassl / Esto

O Museu de Arte Ringling foi construído pelo empresário, mecenas e colecionador de arte John Ringling e sua esposa, Mable. O novo Centro de Arte Asiática—que combina uma ampla coleção de arte e galerias de exposição temporárias—encontra-se localizado em uma propriedade histórica de mais de 25 hectares. Revestida por uma série de azulejos de terracota esmaltada na cor verde, a fachada do Centro de Arte Asiática foi concebida para atender ao anseio do cliente por uma nova entrada monumental para o complexo do Museu de Arte Ringling. Os tons verdes utilizados no revestimento do edifício procuram mimetizar o seu entorno natural, enquanto a textura dos elementos cerâmicos foi inspirada nos detalhes encontrados na fachada da mansão Cà d’Zan, adjacente ao local.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO

Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos - Imagem 7 de 13
© Dan Glasser

Dedicado ao trabalho do lendário estilista francês, o Museu Yves Saint Laurent Marrakech (mYSLm) abriu suas portas no outono de 2017.O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura francês Studio KO, fundado pelos arquitetos Olivier Marty e Karl Fournier. Construído em terracota, concreto e terrazzo de cor terrosa com fragmentos de pedra marroquina, o edifício combina harmoniosamente com o ambiente. Os tijolos de terracota que embelezam a fachada são feitos de terra marroquina e produzidos por um fornecedor local. O terrazzo usado para o piso e a fachada é feito com uma combinação de pedra e mármore local.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arte em terracota: projetos de museus e instituições culturais com revestimentos cerâmicos" [Terracotta Arts: Ceramic Cladding in Museums and Cultural Centers] 27 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967987/arte-em-terracota-projetos-de-museus-e-instituicoes-culturais-com-revestimentos-ceramicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.