Projeto para o Sesc Parque Dom Pedro II vence em 3 categorias do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura

Projeto para o Sesc Parque Dom Pedro II vence em 3 categorias do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura

Em sua 8ª edição, o Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura anunciou os vencedores de sua edição 2021, e o projeto do Sesc Parque Dom Pedro II, desenvolvido pelo escritório UNA Arquitetos, e sob coordenação de Fernanda Barbara e Fabio Valentim, hoje sócios do UNA Barbara e Valentim, venceu em três categorias da premiação. Conquistou o primeiro lugar na Categoria Profissional – Modalidade Projeto Institucional, o prêmio de Destaque Sustentabilidade e o prêmio Destaque da Edição “Roberto Claudio dos Santos Aflalo”.

Vista aérea geral. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim
Vista aérea geral. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim

O Projeto do Sesc Parque Dom Pedro II tem sua origem no desenvolvimento de um plano urbano para a região, finalizado em 2011, no qual o escritório integrou uma equipe multidisciplinar que realizou para a Prefeitura de São Paulo um Plano Urbano para a região do Parque Dom Pedro II, no centro histórico da cidade. Essa nova unidade do Sesc reúne uma série de atividades de esporte, cultura e educação aberta às pessoas que moram, trabalham e frequentam a região, além de atrair um público extenso e diverso pela qualidade da programação normalmente oferecida pelo Sesc.

Terraço. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim
Terraço. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim

O edifício busca se relacionar de forma direta com a cidade, sem muros, sem bolsões de estacionamento, sem mediações. Define calçadas arborizadas e uma convidativa transparência das atividades que se desenvolvem no edifício. O paisagismo do projeto procurou a maior densidade possível de vegetação, o que define qualidades específicas para os diversos espaços que desfrutam desse contato, além de estender a massa arborizada ainda existente do Parque Dom Pedro II para essa ponta norte da região.

Cafeteria. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim
Cafeteria. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim

Para proporcionar livre acesso ao público e potencializar as atividades oferecidas, um volume horizontal de dois pavimentos ocupa grande parte da área da quadra. No nível térreo estão as diversas oficinas, a central de atendimento, uma cafeteria e uma sala de espetáculos. Os espaços internos foram pensados a partir de sua relação com o exterior: a visibilidade das atividades é um convite às pessoas que por lá circulam a usufruírem desse novo espaço, ao mesmo tempo em que as pessoas que participam das atividades oferecidas dentro do edifício possam sentir-se em contato direto com a cidade.

O primeiro andar acomoda a comedoria, biblioteca e áreas administrativas. No segundo pavimento está localizada a convivência e grandes varandas, que oferece um passeio pelo terraço, ao redor das copas das árvores, que revela vistas sobre essa parte da cidade. Um segundo volume, mais elevado, contém uma quadra poliesportiva, além de áreas reservadas para atividades esportivas diversas e uma ampla sala de ginástica. Uma pista de aquecimento, que margeia toda a fachada do edifício, permite que os usuários possam correr ou caminhar com vistas sobre abertas para o entorno.

Implantação. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim
Implantação. Image Cortesia de UNA Barbara e Valentim

A cobertura do prédio é ocupada pelo conjunto aquático, que inclui uma piscina coberta para treino e mais duas piscinas de lazer ao ar livre. Ao redor dessas piscinas, um amplo jardim aberto ao público permite visuais para todos os lados, revelando de uma cota mais elevada novas vistas sobre a cidade. Assim, em sua implantação, o edifício do Sesc procurou relações diretas com esse cenário expressivo da urbanização de São Paulo, oferecendo aos seus visitantes vistas para o Palácio das Indústrias, Mercado Municipal, Casa das Retortas, Gasômetro, a Colina Histórica e todo skyline do centro e zona norte e leste.

Cortesia de UNA Barbara e Valentim
Cortesia de UNA Barbara e Valentim

Via UNA Barbara e Valentim.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Projeto para o Sesc Parque Dom Pedro II vence em 3 categorias do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura" 01 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967766/projeto-para-o-sesc-parque-dom-pedro-ii-vence-em-3-categorias-do-premio-saint-gobain-asbea-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.