Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana

A Adjaye Associates acaba de anunciar uma parceira com o governo de Gana para projetar uma série de infra-estruturas de saúde pública no país. Inserido no contexto do programa Agenda 111, que está sendo levado a cabo pelo governo ganês com a intenção de construir 101 novos hospitais distritais, 7 hospitais regionais, 2 hospitais psiquiátricos além da reforma do Hospital Psiquiátrico de Accra, o projeto replicável desenvolvido pela Adjaye Associates pretende transformar o sistema de saúde pública no país.

Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 2 de 10Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 3 de 10Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 4 de 10Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 5 de 10Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Mais Imagens+ 5

Gerido pelo Grupo de Infraestrutura Hospitalar (HIG), subordinado ao Governo local de Gana, este ambicioso projeto “tem como principal objetivo transformar o país em um dos mais importantes Centros de Excelência Médica de todo o continente, colocando Gana como um novo destino para o turismo médico na África”, segundo informou o presidente do país Nana Akufo-Addo. Uma rede de novos Hospitais Distritais será estabelecida com o intuito de promover o acesso à saúde pública nos quatro cantos do país. Por trás do desenvolvimento deste projeto que pretende transformar o sistema de saúde pública de Gana está a Adjaye Associates, escritório de arquitetura liderado por David Adjaye. Segundo a equipe de arquitetura, o conceito proposto pela Adjaye Associates para a serei de hospitais da Agenda 111 “combina o que há de mais avançado em termos de tecnologia hospitalar, com uma abordagem holística e contextual que pretende delinear um novo sistema de referência para todo o continente”.

Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 9 de 10
Cortesia de Adjaye Associates

Nós da Adjaye Associates entendemos que a infraestrutura hospitalar deve oferecer mais à população do que apenas locais para a prestação de serviços médicos. Nossa proposta de projeto busca explorar todo o potencial desta ambiciosa iniciativa, ressignificando o hospital como um importante elemento da infraestrutura comunitária e que, além disso, incorpora critérios de sustentabilidade, eficiência energética e que pretende estabelecer também uma nova rede de espaços verdes, públicos e acessíveis que possam promover a cura e o bem estar dos pacientes. -- David Adjaye

A proposta base para os hospitais distritais foi delineada pela Adjaye Associates com o intuito de promover uma nova experiência de saúde pública no país, reconhecendo que o projeto deve ser suficientemente flexível para poder ser adaptado com facilidade aos mais de 100 diferentes contextos urbanos e rurais. Com isso em mente, os hospitais serão construídos em único pavimento, o qual poderá ser integrado a outras estruturas secundárias de suporte. O programa básico, portanto, inclui principalmente um espaço de recepção e encaminhamento de pacientes, uma ala administrativa, uma farmácia, espaços para laboratórios e centros de diagnóstico, fisioterapia, um centro de saúde pública, enfermarias e centro cirúrgico, pediatria, maternidade e centro de terapia intensiva. Dentro deste conjunto de programas, os edifícios diferenciam-se pelas suas estruturas de cobertura: em duas águas ou asa de borboleta. Como duas estratégias projetuais complementares, as diferentes soluções de cobertura foram concebidas para oferecer melhores condições de iluminação e ventilação natural quando necessário, ou para estabelecer ambientes interiores mais controlados. Embora distintas, ambas soluções de cobertura permitirão captar a água da chuva além de contarem com uma camada de isolamento térmico para minimizar o ganho de calor excessivo no interior dos edifícios.

Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 4 de 10
Cortesia de Adjaye Associates

Apropriando-se da sabedoria secular dos símbolos de Adinkra, fomos buscar inspiração no Denkyem, que simboliza um crocodilo na cultura Gana – uma criatura capaz de transitar tanto na terra quanto na água e que é famosa por sua versatilidade e capacidade de adaptação. — Adjaye Associates.

Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 3 de 10
Cortesia de Adjaye Associates

Considerando estratégias passivas, inteligentes e ecologicamente responsivas além de sistemas pré-fabricados que mantêm a pegada de carbono dos edifícios em  níveis aceitáveis, o projeto base que desenvolvemos para o programa Agenda 111 poderá ser amplamente reproduzido e de forma fácil, rápida e eficiente. Por outro lado, em termos formais, “o edifício tem um caráter didático, com uma entrada bem definida e acolhedora”. Na verdade, a estrutura dos hospitais se ramifica a partir de uma coluna vertebral central que é ativada por um jardim e uma série de espaços públicos envoltos pela natureza, uma solução que “trará um pouco de verde para dentro do edifício, criando uma atmosfera geral favorável ao ambiente hospitalar”.

Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana - Imagem 7 de 10
Cortesia de Adjaye Associates

  • Projeto de Arquitetura: Adjaye Associates
  • Coordenador de Projeto: Sutherland & Sutherland Architects
  • Biomed: Titan Biomedical Engineering
  • Construtora: Varias
  • Engenharia Elétrica: Global Engineering & Technology
  • Consultor Projeto Cozinha: Smollensky’s
  • Consultor Projeto Hospitalar: Ministério da Saúde
  • Paisagismo: Brix Landscaping
  • Engenharia Mecânica: Global Engineering & Technology
  • QS: CC&M Consult Ltd.
  • Sinalização: Mainline
  • Engenharia Estrutural: CSEng

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Adjaye Associates desenvolve projeto replicável de hospital para Gana" [Adjaye Associates Unveils Design for Ghana’s District Hospitals ] 30 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967254/adjaye-associates-desenvolve-projeto-replicavel-de-hospital-para-gana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.