Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile

Em 2017 a equipe liderada pelos arquitetos chilenos Alberto Moletto, Cristóbal Tirado, Sebastián Hernández e Danilo Lagos venceu o concurso do Centro Internacional Antártico (CAI), um projeto único no mundo que foi planejado para o litoral de Punta Arenas, no extremo sul do Chile.

Quatro anos mais tarde, o Ministério do Desenvolvimento Social aprovou a rentabilidade social do projeto de 33.000 metros quadrados após uma verificação de antecedentes técnicos, segundo noticiou a mídia local em 3 de agosto.

Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 2 de 10Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 4 de 10Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 6 de 10Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 10 de 10Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Mais Imagens+ 5

Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 2 de 10
Abóbodas. Imagem © Alberto Moletto + Cristóbal Tirado + Sebastián Hernández + Danilo Lagos

Após a aprovação ministerial, as autoridades locais poderão dar continuidade ao processo de obtenção de financiamento público através de fundos governamentais ministeriais e regionais, de acordo com informações da Cooperativa. Raúl Irarrázabal, Diretor Nacional de Arquitetura do Ministério de Obras Públicas do Chile, disse ao jornal chileno LUN que eles esperam publicar as condições de licitação para a construção até o final de fevereiro de 2022, o mais tardar.

Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 5 de 10
Passeio Punta Arenosa. Imagem © Alberto Moletto + Cristóbal Tirado + Sebastián Hernández + Danilo Lagos

Na Instagram, Moletto e Tirado detalharam que o CAI será um centro de pesquisa avançada em ciências antárticas e contará com um museu interativo, uma floresta milenar com espécies vivas que existiam antes do congelamento antártico, um aquário com espécies vivas antárticas e subantárticas, uma sala de projeção imersiva 360°, uma sala de experiência antártica a -15°C, além de um auditório para 600 pessoas.

Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 6 de 10
Aquário. Imagem © Alberto Moletto + Cristóbal Tirado + Sebastián Hernández + Danilo Lagos

Neste sentido, o arquiteto Fulvio Rossetti declarou recentemente em um ensaio que o CAI se apresenta como "um cruzamento de redes urbanas" na Antártida, junto a iniciativas previamente pensadas pela Argentina e pelo Reino Unido. Nesta linha, a Diretoria de Arquitetura do Ministério de Obras Públicas declarou na convocatória lançada em 2017 que o objetivo do CAI é "consolidar a posição do Chile como um país antártico e Punta Arenas como a principal cidade porta de entrada para a Antártica Ocidental".

Segundo a plataforma LUN, o CAI será administrada pela Universidade de Magallanes e pelo Instituto Antártico Chileno (Inach) e poderá ser inaugurado em 2025.

Via LUN, Cooperativa, El Magallánico.

Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile - Imagem 10 de 10
Floresta milenar. Imagem © Alberto Moletto + Cristóbal Tirado + Sebastián Hernández + Danilo Lagos

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile" [Centro Antártico Internacional recibe aprobación para su construcción en Chile] 19 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966542/centro-antartico-internacional-recebe-aprovacao-para-sua-construcao-no-chile> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.