Memorial do Holocausto em Londres de David Adjaye é aprovado por autoridades

Memorial do Holocausto em Londres de David Adjaye é aprovado por autoridades

Depois de quatro anos desde sua apresentação, foi concedida a permissão para a construção do Memorial e Centro de Aprendizagem sobre o Holocausto do Reino Unido, projetado por Adjaye Associates, juntamente com Ron Arad Architects e Gustafson Porter + Bowman. Desenvolvido pela primeira vez em 2017, o projeto foi paralisado pela oposição pública em relação ao local escolhido e à perda de espaço verde. Um projeto revisado foi apresentado em 2019 e recebeu sinal verde na semana passada, após uma pesquisa pública. Ele será construído no Victoria Tower Gardens, próximo ao Parlamento e apresenta uma série de aletas de bronze marcando o pavilhão de entrada, além do centro educacional subterrâneo.

Cortesia de Adjaye AssociatesCourtesy of Ron Arad ArchitectsCortesia de Adjaye AssociatesCortesia de Adjaye Associates+ 7

Cortesia de UK Ministry of Housing, Communities & Local Government
Cortesia de UK Ministry of Housing, Communities & Local Government

O primeiro memorial nacional do Holocausto no Reino Unido homenageará os 6 milhões de judeus que foram vítimas do regime nazista, ao mesmo tempo em que ressalta a perseguição de ciganos, gays e deficientes físicos. O Centro de Aprendizagem ensinará os visitantes sobre outros genocídios subsequentes em Camboja, Ruanda, Bósnia e Darfur. Projetado pelos arquitetos Roan Arad, o memorial apresenta uma série de paredes de bronze que definem 22 caminhos, um para cada país, em que as comunidades judaicas foram perseguidas, e que levam os visitantes a um espaço de contemplação.

Courtesy of Ron Arad Architects
Courtesy of Ron Arad Architects

O local escolhido levantou sérias preocupações em relação ao impacto do projeto no parque, nos locais de patrimônio adjacentes ou os danos que causaria às árvores existentes. Ele recebeu objeções da Historic England, da filial britânica do ICOMOS e do Royal Parks. Ao anunciar a aprovação do planejamento, o Ministério das Comunidades Habitacionais e do Governo Local declarou que “a localização próxima ao Palácio de Westminster ofereceria uma mensagem associativa poderosa em si, que é consistente com a do memorial, seu contexto imediato e mais amplo”.

O projeto foi o resultado de uma competição internacional e os desenhos revisados foram desenvolvidos após extensa consulta com residentes locais, especialistas no Holocausto e sobreviventes. A proposta alterada retém a grande maioria do espaço verde do Victoria Gardens, permite melhores vistas do Parlamento e melhora a área ao longo do aterro do Tamisa por meio de um novo calçadão. A construção está programada para começar ainda este ano e será concluída no outono de 2024. O governo do Reino Unido planeja garantir uma entrada gratuita no local.

Cortesia de Adjaye Associates
Cortesia de Adjaye Associates

  • Arquitetura: David Adjaye Associates
  • Colaboração: Ron Arad Architects
  • Paisagismo: Gustafson Porter + Bowman

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Memorial do Holocausto em Londres de David Adjaye é aprovado por autoridades" [UK Holocaust Memorial and Learning Centre Designed by David Adjaye and Ron Arad Receives Approval] 10 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966262/memorial-do-holocausto-em-londres-de-david-adjaye-e-aprovado-por-autoridades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.