Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural

As pessoas têm necessidades fundamentais que devem ser atendidas para sobreviver, que incluem: oxigênio, água, comida, sono e abrigo. Eles também possuem demandas secundárias, uma das quais é o acesso à luz do dia. Ao pensar em como os edifícios podem manter as pessoas saudáveis, é importante lembrar que a luz natural é essencial para o bem-estar; de fato, os ritmos circadianos humanos dependem dela.

Aproveitando a luz natural

O que é luz natural? O aproveitamento da iluminação natural é feito através da locação de aberturas em edifícios para controlar a luz solar direta ou indireta que penetra no espaço para fornecer iluminação interna. As pessoas vêm aproveitando a luz do dia há milhares de anos. Os antigos egípcios usavam janelas cobertas por esteiras de junco em 1500 aC. Enquanto o princípio permanece, a tecnologia se desenvolveu: primeiro usando venezianas, depois vidro e, agora, painéis translúcidos, tubos solares e vidros inteligentes.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 8 de 17
FRP Sandwich Panels used for Sports Complex in Bussy Saint-Georges. Image © ArchDaily

Na arquitetura, a iluminação natural sempre foi um dos aspectos mais importantes do projeto, com os edifícios sendo planejados em torno dos movimentos do sol para capturar o máximo de iluminação. Isso significava que as casas no hemisfério norte tinham menos janelas voltadas para o norte do que para o sul. O oposto ocorria no hemisfério sul. Então, com o advento da iluminação elétrica, a iluminação natural tornou-se menos importante e puramente estética ou utilitária. Mas, com a iluminação artificial, as pessoas perdem os comprimentos de onda adequados de luz necessários para manter os ritmos circadianos e as funções corporais adequadas. Preocupações com a pegada de carbono dos edifícios também tornaram importante reduzir a eletricidade usada pela iluminação artificial e minimizar o uso de ar condicionado relacionado ao ganho de calor solar e desempenho térmico. Agora, arquitetos e designers estão colocando cada vez mais ênfase na iluminação natural e nos benefícios que ela oferece.

Na ciência, atualmente os computadores podem executar exercícios de modelagem de luz natural, bem como gerar níveis de lux, relatórios de autonomia de luz do dia, níveis de iluminância de radiância e análises de padrão de brilho. Esta tecnologia pode encontrar aquele 'ponto ideal' entre iluminação, conforto visual, clima, calor e benefícios para a saúde.

Na arte, a iluminação natural difusa é gerenciada para maximizar o conforto visual e a acuidade para melhorar a produtividade e o desempenho humano. Ele pode ser usado para destacar características arquitetônicas e trazer destaques para diferentes espaços. Ao permitir a renderização de cores de espectro total, a luz natural pode fornecer um espaço ideal para a exibição de obras de arte.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 10 de 17
Elgin Artspace Lofts / BKV Group. Image © Kate Joyce
Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 12 de 17
Middle West Spirits / Jonathan Barnes Architecture and Design. Image © Brad Feinknopf

Transparência vs. translucidez

Para que um projeto seja bem-sucedido, é imprescindível controlar a quantidade de luz que entra em um edifício pelas janelas. Quer seja para prevenir o ganho solar excessivo ou atenuar o brilho e os pontos quentes, a luz solar sempre foi restringida pelo uso de guarda-sóis, brise-soleil, cortinas, persianas ou venezianas. Os meios transparentes não têm filtro embutido, razão pela qual as soluções translúcidas que difundem a luz natural são populares. As soluções difundidas protegem contra problemas como poluição luminosa, ao contrário das transparentes, ao mesmo tempo que permitem uma iluminação natural adequada. A ampla difusão de luz em uma grande área também significa que a luz mais utilizável penetra mais profundamente no espaço interior, permitindo excelente clareza visual. Além disso, foi demonstrado que a luz natural difusa oferece outros benefícios em relação às opções transparentes. Isso vai desde o ambiente relaxante e atraente até a concentração aprimorada e melhor responsividade em comparação com o envidraçamento tradicional.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 16 de 17
Translucency vs. Transparency. Image Courtesy of Kalwall

Painéis tipo sanduíche translúcidos

Existem três métodos tradicionais para permitir a entrada de luz natural nos edifícios: Vidro, Policarbonato e Painéis Compostos Reforçados com Fibras. Cada um tem vantagens e desvantagens distintas.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 5 de 17
Kalwall Unitized Curtain Walls . Image Courtesy of Kalwall

O vidro é a forma mais antiga de permitir a entrada de luz natural em um edifício. Desde os tempos romanos, ele tem sido usado para permitir a iluminação dos espaços enquanto bloqueia a poeira, sujeira e o vento. Sua transparência oferece liberdade visual incomparável com vantagens biofílicas inerentes de conectar as pessoas à natureza. No entanto, o vidro também tem várias desvantagens. É pesado, inflexível e frágil, o que causa desafios de instalação. Ele também fornece propriedades térmicas relativamente fracas e precisa de uma solução secundária para controlar o brilho e o ganho solar.

Chapas de policarbonato oferecem uma alternativa mais forte, mais durável e mais leve ao vidro e ajudam a bloquear os raios ultravioleta prejudiciais, mas também têm várias desvantagens. Podem ser facilmente arranhadas e ficar descoloridas e quebradiças com o tempo. Além de baixa resistência ao impacto e baixa capacidade de carga estrutural, possuem níveis muito baixos de eficiência térmica e são sensíveis ao calor.

Os painéis FRP (Painéis Compostos Reforçados com Fibra - Fiber-Reinforced Composite Panels) oferecem vantagens distintas em relação ao vidro e ao policarbonato em termos de isolamento térmico (que pode ser o mesmo que uma parede de cavidade isolada). Além disso, os painéis sanduíche translúcidos oferecem a mais alta proteção e resistência a detritos transportados pelo vento, impacto, fogo, abrasão e cargas pontuais. Embora esses painéis possam às vezes ser mais caros do que outras opções, com os benefícios de alto desempenho do FRP, incluindo baixa manutenção, economia de energia e durabilidade, o custo inicial é compensado por um maior valor de ciclo de vida. Por último, embora a translucidez não forneça uma visão para o exterior, é perfeita se você deseja proteção de linha de visão.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 17 de 17
The anatomy of a Translucent Sandwich Panel

Às vezes, incorporar mais de um produto é a melhor solução. Por exemplo, você pode obter os benefícios de desempenho de um painel FRP, incorporando vidros de visão para uma conexão com a natureza.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 15 de 17
FRP Sandwich Panels used for the Elevator of Museo Gustavo de Maeztu. Image Courtesy of Kalwall
Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 7 de 17
FRP Sandwich Panels used for the Elevator of Museo Gustavo de Maeztu. Image Courtesy of Kalwall

Por que painéis sanduíche?

A composição exclusiva dos painéis sanduíche Kalwall FRP oferece benefícios superiores em comparação com opções alternativas em todos os aspectos; de segurança e proteção à resistência às intempéries e eficiência energética.

  • O alumínio, ou núcleo de grade quebrado termicamente com vigas I interligadas, dá aos painéis sanduíche uma resistência incrível em um sistema leve, tornando-os substancialmente mais leves quando comparados ao equivalente de vidro.
  • Os painéis sanduíche são estruturalmente sólidos, com uma excelente capacidade de carga que os tornam seguros para os usuários.
  • A resistência dos próprios painéis facilita vãos maiores com menos substratos de suporte. É possível obter vãos de até 25 metros - impossível em policarbonato ou envidraçamento.
  • Um aspecto importante do uso do FRP é sua natureza inata à prova de estilhaçamento / impacto, tornando-o adequado para uso em áreas de alta segurança ou aquelas com risco de explosões. É cada vez mais usado em projetos de aeroportos e em áreas consideradas de alto risco, alto valor ou muito visadas. Isso inclui riscos provocados pelo homem, como terrorismo ou explosão, para eventos climáticos extremos, como furacões.
  • Quando preenchidos com isolamento ou aerogel, os painéis sanduíche oferecem desempenho térmico incomparável. O painel sanduíche mais isolantes pode atingir um valor "U" de 0,05 (0,28 W / m²K), o equivalente a uma parede sólida preenchida com uma cavidade.
  • Além do desempenho térmico superior, um painel sanduíche translúcido oferece a eficiência energética de um projeto de iluminação natural ideal. Utilizando difusão, o painel sanduíche pode transmitir até 20% da luz visível que é espalhada mais profundamente em espaços sem ofuscamento ou pontos quentes, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e controlando o ganho de calor solar.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 14 de 17
Middle West Spirits / Jonathan Barnes Architecture and Design. Image © Brad Feinknopf
Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 3 de 17
FRP Sandwich Panels used for the Elevator of Museo Gustavo de Maeztu. Image Courtesy of Kalwall

A natureza autoportante dos painéis sanduíche, juntamente com sua leveza, reduz a necessidade de estruturas de suporte. Isso não é apenas esteticamente mais agradável, mas também diminui a pegada de carbono de um projeto (além de economizar tempo e dinheiro). A face externa do painel sanduíche é de cor estável e inclui uma barreira permanente de vidro contra erosão com uma superfície autolimpante resistente a raios ultravioleta. Isso significa que a chuva normal ajuda a manter a superfície livre de poeira e sujeira, ao mesmo tempo que mantém sua cor original durante o processo de intemperismo. Além disso, a inclusão de uma barreira de prevenção de erosão protege o interior da exposição ao clima e o risco de formação de fibras, rachaduras e fissuras.

Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural - Imagem 13 de 17
Metea Valley High School / DLR Group. Image © James Steinkamp

Maximizar a luz natural é parte integrante de um projeto sustentável. Os painéis translúcidos têm a capacidade de difundir grandes quantidades de luz utilizável com um nível relativamente baixo de transmissão de luz. Menos energia radiante é transmitida e isso, juntamente com a difusão, atenua os pontos quentes que são comuns a outras fontes de transmissão de luz. Também permite que a luz seja distribuída uniformemente em um espaço interno, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e as cargas nos sistemas mecânicos.

Clique aqui para ver mais aplicações dos sistemas de painel sanduíche Kalwall FRP.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bartolini, Olivia. "Painéis sanduíche translúcidos: edifícios saudáveis com abundância de luz natural" [Translucent Sandwich Panels: Producing Healthy Buildings with an Abundance of Natural Light ] 21 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966117/paineis-sanduiche-translucidos-edificios-saudaveis-com-abundancia-de-luz-natural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.