Congresso Mundial de Arquitetos apresenta "Carta do Rio" com diretrizes para prefeitos de todas as capitais do país

Congresso Mundial de Arquitetos apresenta "Carta do Rio" com diretrizes para prefeitos de todas as capitais do país

A Carta do Rio de Janeiro, que apresenta proposições para o desenvolvimento urbano de cidades ao redor do mundo nos próximos anos, foi apresentada durante o encerramento do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no dia 22 de julho. O documento defende um novo modelo de cidade no mundo pós-pandêmico, mais atento às mudanças climáticas, aos bons espaços, à saúde pública, à dignidade da moradia e à redução das desigualdades. O Comitê Executivo do UIA2021RIO anunciou que a Carta do Rio será entregue aos prefeitos de todas as capitais do Brasil, marcando a consolidação das propostas debatidas ao longo do evento, que foi sediado pela primeira vez no país.

Criada a partir das diretrizes expressas pela ONU, pela ONU-Habitat e pela UNESCO nos Objetivos do Milênio e na Nova Agenda Urbana, a Carta do Rio traz proposições que consideram a pandemia de Covid-19 como um momento decisivo para a promoção de políticas públicas inclusivas. As principais entidades de arquitetura, urbanismo, patrimônio, pesquisa e saúde pública do Brasil colaboraram para a estruturação da Carta do Rio.

Entre os principais tópicos propositivos da Carta do Rio de Janeiro, estão:

  • Reconhecimento das diversas formas de produção das cidades, incluindo favelas e periferias;
  • Práticas que integrem renda, gênero e sexualidade, raça, culturas tradicionais e imigrantes à cidade;
  • Políticas de desenvolvimento urbano sustentáveis, que abriguem as diferenças;
  • Cidades com governança participativa, criativa e compartilhada;
  • Obras públicas licitadas a partir de projetos completos;
  • Moradias dignas, saudáveis e com localização adequada, através de políticas que possibilitem
  • Financiamentos justos;
  • Serviços de infraestrutura, saneamento, transporte e segurança universalizados;
  • Promoção da “cidade inteligente”, que alie instrumentos urbanos à tecnologia e à universalização dos serviços públicos de modo equitativo e inclusivo;
  • Uso inteligente e diverso dos vazios urbanos da cidade consolidada;
  • Mobilidade urbana que considera recursos ambientais e atende às necessidades de populações nos deslocamentos cotidianos.

Além de ter sido lida para um público de congressistas espalhados por 180 países, a carta será novamente divulgada na Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA), com lideranças de vários países. Isso reforça a mobilização para a construção de “um mundo justo, solidário, generoso, de natureza pujante e de cidades acolhedoras”, conforme defende o próprio documento.

Além dos arquitetos, as seguintes entidades participaram da consolidação da Carta do Rio: o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); o Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ); o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR); o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ); a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA); a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA); a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP); a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA); o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CEAU/RJ); a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ); a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil); o Docomomo Brasil; a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH).

Leia a Carta do Rio de Janeiro na íntegra.

Com informações de UIA2021RIO.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Congresso Mundial de Arquitetos apresenta "Carta do Rio" com diretrizes para prefeitos de todas as capitais do país" 14 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965711/congresso-mundial-de-arquitetos-apresenta-carta-do-rio-com-diretrizes-para-prefeitos-de-todas-as-capitais-do-pais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.