NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo

O Liceu Pasteur é uma instituição pública de direito privado que faz parte da rede de instituições francesas no exterior, presente em 135 países. Em São Paulo, está sediado na rua Mairinque, no bairro Vila Mariana, desde 1923, em um edifício de autoria do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, tombado pelo órgão municipal do patrimônio da cidade de São Paulo.

Desde 2018, ele é objeto de um projeto de modernização em etapas que visa a atualização funcional e técnica dos espaços que o compõem. Para o concurso do projeto de arquitetura da expansão do Lycée Pasteur, foram convidados em dezembro de 2019 quatro escritórios de arquitetura: Bloch Arquitetura, Nucci Pietraroia - NPC Grupo Arquitetura, ReadyMake/Andrade Morettin Arquitetos Associados e Triptyque.

NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 2 de 16NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 3 de 16NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 4 de 16NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 5 de 16NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Mais Imagens+ 11

Após avaliação das propostas apresentadas, o Conselho Deliberativo da Fundação Liceu Pasteur declarou vencedor o projeto desenvolvido pela Nucci Pietraroia - NPC Grupo Arquitetura. Leia, a seguir o memorial enviado pelo escritório. 

Implantação

Como premissa, o projeto prevê a implantação da nova edificação mantendo afastamento em relação ao edifício histórico de 30 metros de maneira a garantir sua perspectiva desobstruída. Além disso, não há riscos de a nova edificação sombrear o pátio atual durante os meses de inverno.

NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 2 de 16
Cortesia de NPC Grupo Arquitetura

Outra diretriz fundamental foi evitar a criação blocos especializados isolados. Dessa forma, a proposta visa a integração entre as atividades. A simultaneidade de funções promove a intensificação de trocas entre estudantes, professores e funcionários, o que é extremamente positivo para o processo de aprendizagem. O projeto deve constituir um conjunto dinâmico que permita ao conjunto histórico integrar-se às novas tecnologias e às metodologias de aprendizagem.

Área verde

Com essa estratégia, o projeto oferece muito mais do que o programa exige: é criada uma grande área verde no coração do sítio que preserva as qualidades ambientais existentes e permite novas atividades de encontro e de interação. Em outras palavras, a área permeável não se limita ao atendimento da legislação mas vai além, oferece um lugar de encontros e de convivência ambientalmente valorizados.

NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 4 de 16
Cortesia de NPC Grupo Arquitetura

A praça de esportes deve desempenhar papel fundamental na formação dos alunos. Sua presença histórica no sítio será ampliada, sem, contudo, criar barreiras. O chão continuará a ser acessível em sua totalidade. O campo de rugby é um dos valores que diferenciarão a praça de esportes e deve ter condições de ser usado para eventos externos. 

O campo de rugby

Propomos o melhor aproveitamento do campo de rugby previsto no programa, permitindo que haja sua expansão futura até as dimensões oficiais para partidas internacionais. Para isso, ao criar uma marquise como abrigo das atividades da escola, permite-se a implantação de um campo esportivo como um teto jardim. 

NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 5 de 16
Cortesia de NPC Grupo Arquitetura

O auditório

O auditório como centro do novo equipamento torna-se um espaço de expressão para o protagonismo do aluno e do grupo. Para isso, o auditório poderá assumir diversas configurações além da cena frontal tradicional, podendo se abrir para o pátio coberto norte ou para o foyer, junto ao pátio coberto sul. É garantido, assim, seu uso para palestras e apresentações culturais e amplia suas possibilidades ao aproximar o jogo dramático das atividades pedagógicas.

NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo  - Imagem 13 de 16
Cortesia de NPC Grupo Arquitetura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "NPC Grupo Arquitetura vence concurso de ampliação do Liceu Pasteur em São Paulo " 03 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963352/npc-grupo-arquitetura-vence-concurso-de-ampliacao-do-liceu-pasteur-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.