Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo

O arquiteto carrega uma enorme responsabilidade ao projetar uma edificação, uma vez que influenciamos no seu estado de espírito através do conforto que a edificação proporciona. E, no caso de um incêndio, a edificação deve estar devidamente preparada para evitar danos aos ocupantes e ao patrimônio. A forma como o incêndio irá evoluir, após se iniciar, dependerá em grande parte dos materiais que constituem a edificação e como a mesma foi projetada. É por isso que há tantas diretrizes que devem ser seguidas durante as etapas projetuais. Mas, além das legislações contra incêndio, há outras como a de conforto térmico, acústica e acessibilidade. Ao especificar um material ou produto para uma parte da edificação, o projetista deve estar muito atento se ele atende às mais distintas demandas, muitas vezes simultaneamente. Um exemplo de material é o dos Painel de metal isolado (Insulated metal panel - IMPs), que apresenta propriedades térmicas superiores, diversas possibilidades de aparência e boa resistência ao fogo.

Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo - Imagem 6 de 15
Cortesia de Kingspan

Em traços gerais, pode-se dizer que cada material, medindo em uma escala temporal, resistirá à atuação do fogo até um limite, que geralmente corresponde ao colapso da estrutura. Isso dará mais chances para que a edificação seja evacuada ou que maiores danos sejam evitados. Quando expostos a altas temperaturas, certos materiais podem desencadear mais o fogo ou perder sua função estrutural, como o aço, por exemplo. Para ter uma clareza sobre como cada parte da edificação ou material se comportará em um incêndio, testes reais são conduzidos para a confecção das normas. Tratam-se de construções feitas para serem queimadas, onde dados como o tempo, as temperaturas atingidas e as condições finais da peça são observados e o projetista possa ter segurança ao especificar um produto.

Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo - Imagem 10 de 15
Cortesia de Kingspan

Mas, como já foi abordado anteriormente, no momento de especificar um material e aprovar a construção da edificação nos órgãos competentes não são somente as legislações em relação ao incêndio que devem ser atendidas. Com as crescentes preocupações em relação às mudanças climáticas e normativas mais rígidas, têm aumentado os requisitos de isolamento térmico e eficiência energética para todos os materiais. Manter a segurança contra incêndios e, ao mesmo tempo, atingir os padrões de eficiência estabelecidos, atingindo a estética desejada e um orçamento coerente é um desafio e tanto.

Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo - Imagem 2 de 15
Cortesia de Kingspan
Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo - Imagem 14 de 15
Cortesia de Kingspan

Os envelopes dos edifícios desempenham um papel fundamental nisso. Primeiramente, protegem o edifício das intempéries, contribuem para o conforto térmico e acústico e afetam a segurança contra incêndios. A escolha de um sistema de fachada apresenta implicações econômicas, de sustentabilidade, de construção e de longevidade a serem consideradas. Além disso, há vários fatores estéticos que um envelope de construção precisa abordar: contexto, cor, textura, conforto visual e intenção geral do projeto, para citar apenas alguns. Um exemplo de material de envoltória é o dos Painéis de metal isolados (Insulated metal panels - IMPs), chapas para paredes ou telhados que contam com revestimentos de aço e um núcleo de espuma isolado. Disponíveis em uma variedade de espessuras e perfis de painéis, são uma excelente alternativa, por conta de suas propriedades térmicas superiores, instalação fácil, obra seca, diversas possibilidades de aparência e boa resistência ao fogo. Em suma, o produto combina um núcleo o mais termicamente eficiente possível com painéis (internos e externos) de metal isolados, produzindo interfaces herméticas e construções otimizadas e rápidas.

Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo - Imagem 15 de 15
Cortesia de Kingspan

Tais painéis apresentam altos níveis de isolamento térmico (valores R de até R-8,0 por polegada com produtos como Kingspan QuadCore). A mesma tecnologia de núcleo de isolamento de célula fechada que dá a eles o alto valor de isolamento também contribui para seu desempenho ao fogo. Através de testes, verificou-se que os painéis superaram os padrões de resistência ao fogo em comparação com os painéis isolados no mercado, em áreas como baixa geração de fumaça; ponto de ignição superior e menos calor liberado.

Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo - Imagem 9 de 15
Cortesia de Kingspan

No caso destes produtos, os fabricantes devem ser aprovados no teste NFPA 285 com as configurações mais comuns de parede para seus produtos. Este teste foi desenvolvido para avaliar a propagação de fogo vertical e lateralmente para montagens de parede que contêm componentes combustíveis, como isolamento de plástico de espuma, elementos de fachada exteriores combustíveis e alguns materiais de barreira de ar / água. O grande diferencial é que os componentes em questão não estão sendo avaliados isoladamente, mas são testados como parte do projeto de montagem da parede real que está sendo proposto, permitindo uma análise muito mais acurada da realidade. No relatório Not All Insulation is the Same… Fire Test Certification & Real Fire Case Studies são detalhados os testes e os resultados atingidos por este produto. Além disso, são analisados ocorrências reais de incêndios com os produtos da empresa Kingspan, que provam na prática, de fato, a segurança dos sistemas.

Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo - Imagem 12 de 15
Cortesia de Kingspan

Muito além de apenas uma decisão estética, a especificação de produtos para a envoltória de uma edificação envolve ponderações acerca dos custos e necessidades de isolamento térmico e acústico. Mas, além disso, é imprescindível considerar produtos que combinem uma boa eficiência energética e uma segurança adequada aos ocupantes.

Saiba mais sobre os Painéis de Metal Isolados da Kingspan neste link.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Como um envelope de painéis metálicos isolados se comporta em relação ao fogo" 27 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961641/como-um-envelope-de-paineis-metalicos-isolados-se-comporta-em-relacao-ao-fogo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.