Arqpoa: Porto Alegre ganha um guia online de arquitetura

Porto Alegre ganhou um guia online que tem como objetivo preservar a história e memória de seu patrimônio arquitetônico, antigo e contemporâneo. Idealizado pelos arquitetos e urbanistas Rodrigo Poltosi e Vlademir Roman, o Guia Arqpoa reúne textos, fotografias e informações sobre 100 obras arquitetônicas, urbanísticas, paisagísticas, históricas e culturais da cidade. O mapeamento parte dos edifícios e espaços públicos constantes na publicação impressa lançada em 2017, chamada Guia de Arquitetura de Porto Alegre, e possibilita o incremento desta lista inicial com a colaboração de novos autores.

Arqpoa: Porto Alegre ganha um guia online de arquitetura - Imagem 2 de 5
Casa de Cultura Mario Quintana. Foto: Rodrigo Tetsuo Argenton, via Wikipedia. Licença CC BY-SA 4.0

A evolução urbana e arquitetônica da cidade permite vivenciar marcas de sua trajetória. Porto Alegre, porém, era carente de um registro abrangente. “A constatação de que não havia nenhum guia que mostrasse, destacasse e analisasse sua arquitetura nos diversos períodos históricos e estilísticos nos motivou a organizar todo este material. A arquitetura de Porto Alegre não é suficientemente conhecida e valorizada, mesmo por seus habitantes. São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu, Buenos Aires e até mesmo Pelotas e Caxias do Sul, para ficarmos em exemplos próximos, têm seus guias de arquitetura", explicam os arquitetos.

Curadoria e processo seletivo

A montagem do Guia levou em consideração os patrimônios já reconhecidos pelo poder público e o conhecimento dos idealizadores do projeto sobre a cidade. De uma lista inicial de 200 espaços, 100 foram selecionados. “A prioridade era divulgar os locais passíveis de visitação, já que o Guia não é direcionado especificamente aos arquitetos e urbanistas, mas principalmente aos moradores, turistas e visitantes da cidade”, explica Rodrigo. E se engana quem acha que o projeto está restrito a edificações. “Gostamos de frisar que além de prédios, há praças e exemplos de paisagismo e urbanismo, como é o caso do IAPI, inspirada no conceito de cidade-jardim”.

Arqpoa: Porto Alegre ganha um guia online de arquitetura - Imagem 3 de 5
Palácio da Justiça. Foto: Leandro Selister, via Arqpoa

Arquitetura, história e estética

Novas e antigas edificações compartilham o mesmo espaço em Porto Alegre, conferindo-lhe uma estética arquitetônica bastante diversa. Esta é apenas uma das constatações dos arquitetos e urbanistas responsáveis pelo projeto. “É bem impressionante a quantidade de prédios antigos que receberam adições de um andar, ou até dois, acima da construção original, como o edifício que abriga a Secretaria da Fazenda”, destaca Vlademir.

Arqpoa: Porto Alegre ganha um guia online de arquitetura - Imagem 4 de 5
Centro Administrativo do Rio Grande do Sul. Foto: Leandro Selister, via Arqpoa

Segundo o arquiteto e urbanista, o período modernista é pouco reconhecido, embora tenha contribuído com obras de boa qualidade, como os edifícios Jaguaribe e Esplanada, localizados na região central da cidade. “A Fundação Iberê Camargo, por exemplo, é um patrimônio reconhecido por grande parte da população, mas há todo um período recente do modernismo que precisa ser valorizado”. E complementa: “o objetivo do guia online é aumentar o relacionamento das pessoas com a cidade, fazer com que elas aprendam a olhar e passem a conhecer e valorizar seu patrimônio arquitetônico. Como diz Walter Benjamin, a cidade é um livro de pedras. Se a gente não lê, não a reconhece como cultura e testemunho da história”.

Arqpoa: Porto Alegre ganha um guia online de arquitetura - Imagem 5 de 5

O projeto foi desenvolvido a partir de um edital lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS). 

Navegue pelo Guia Arqpoa e descubra algumas joias da arquitetura de Porto Alegre.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Arqpoa: Porto Alegre ganha um guia online de arquitetura" 29 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961427/arqpoa-porto-alegre-ganha-um-guia-online-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.