Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris

O novo empreendimento de uso misto dos Ateliers Jean Nouvel na região da Grande Paris consiste em um bairro vertical complexo que atende às últimas mudanças na vida, no trabalho e no lazer dos moradores. Localizada no bairro de Gennevilliers, às margens do rio Sena, Jeuneville oferecerá um ambiente sustentável e inspirador, um local de sinergia projetado para uma nova geração de habitantes urbanos e uma nova economia, afirma o escritório.

Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris - Imagem 2 de 6Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris - Imagem 3 de 6Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris - Imagem 4 de 6Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris - Imagem 5 de 6Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris - Mais Imagens+ 1

Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris - Imagem 3 de 6
Cortesia de Ateliers Jean Nouvel

Localizado em frente à Vila Olímpica e Paraolímpica de 2024, em uma área em transformação, o projeto tem capacidade para 7.500 moradores. Segundo Jean Nouvel, o projeto visa antecipar o vazio pós-olímpico e se tornar um motor de desenvolvimento da região. As estruturas propostas são altamente adaptáveis, e cada "camada urbana" do bairro vertical é suficientemente flexível para permitir uma mudança de programas e espaços. 

Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris - Imagem 2 de 6
Cortesia de Ateliers Jean Nouvel

A vizinhança vertical é definida em torno de duas áreas programáticas principais: espaços de trabalho para tecnologia, mídia e negócios criativos, e moradia na forma de co-living e acomodação para estudantes. O projeto também contará com uma série de equipamentos de apoio, desde espaços de alimentação e comércio a instalações esportivas. O empreendimento também pretende ainda incorporar um espaço educacional, como uma escola ou um departamento universitário, potencializando ainda mais o espírito de colaboração e o capital social envolvido no complexo. 

O projeto conta com uma praça central concebida como principal espaço de interação social, adequado para acomodar uma série de eventos, exibições e feiras. A sustentabilidade é um elemento crítico do empreendimento, que está sendo concebido segundo rígidos parâmetros de eficiência energética e ventilação natural. Além disso, Jeuneville produzirá a energia que consome a partir de painéis solares e usará materiais livres de carbono para atingir sua meta ambiental.

Ateliers Jean Nouvel está trabalhando em colaboração com o escritório Samuel Nageotte Architectures, de Paris. A construção terá início em 2022 e a conclusão está prevista para 2025.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Jean Nouvel projeta novo bairro vertical em Paris" [Jean Nouvel Designs New Vertical Neighbourhood in Paris] 23 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960551/jean-nouvel-projeta-novo-bairro-vertical-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.