Estudantes brasileiros são premiados em concurso para uma escola primária na Tanzânia

Premiada com o segundo lugar no concurso “Earth Architecture Competition”, promovido pela ONG C-re-aid, a escola primária de Moshi, na Tanzânia, desenvolvida por uma equipe de estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, visa impulsionar a educação e a sustentabilidade como uma forma de integração espacial e social à realidade local. As diferenças de nível e comprimento dos canteiros horizontais permitem maior segurança no ambiente escolar, mas ainda mantém sua conexão com a rua.

A escola desenvolve-se a partir de um corredor central que revela muitos ambientes distintos, permitindo às crianças desenvolverem-se de forma criativa e se identificarem com o ambiente, comentam Ana Luísa Schoenell, João Victor Ortiz, Julia Stopasolla Copat e Mariana Bruggmann Spricigo Pfleger, autores do projeto. O programa está dividido em blocos, com salas de aula e serviços que se conectam a este corredor central, de forma a promover a integração física e visual entre todos os ambientes. 

A materialidade da construção surge como um forte partido, em que a lógica modular e a utilização dos blocos de terra comprimida (BTC) como principal elemento estrutural, facilita a construção, desenvolvendo uma proposta de projeto mais sustentável e coerente para o orçamento limitado.

Estudantes brasileiros são premiados em concurso para uma escola primária na Tanzânia - Imagem 2 de 13
Cortesia dos autores

O desenho da escola consiste em três módulos completos, que constituem as salas de aula, e dois meios módulos, que constituem os blocos de serviços. A proposta de distribuição intercalada dos blocos contribui para a independência da comunidade, devido à possibilidade de realizar a construção em etapas. A modularidade do projeto permite maior liberdade para replicação em vários arranjos. A estrutura principal está apoiada em uma laje de concreto e é composta por pilares de BTC em formato de “C”, travados por uma viga de concreto. A cobertura é sustentada pelas paredes estruturais de terra e por pilares de madeira, que delimitam o corredor central do projeto. As madeiras mais finas foram combinadas em uma estrutura composta mais resistente, proporcionando uma economia de material.

Estudantes brasileiros são premiados em concurso para uma escola primária na Tanzânia - Imagem 9 de 13
Isométrica

Os fechamentos compõem uma linguagem mais leve: um brise de bambu cobre a estrutura do telhado evitando a incidência solar direta, um forro de palha reveste as salas, melhorando o aspecto acústico e visual, e as janelas de madeira em forma de veneziana, quando fechadas, protegem da radiação solar direta e, quando abertas, atuam como um brise horizontal. Além disso, a projeção dos pilares de BTC na fachada faz com que a parede da escola funcione como um brise horizontal.

Estudantes brasileiros são premiados em concurso para uma escola primária na Tanzânia - Imagem 3 de 13
Cortesia dos autores

Os telhados foram projetados para proteger a escola do sol do meio-dia, e ao mesmo tempo permitir a entrada do sol da manhã pelas aberturas zenitais no lado leste do conjunto. Além disso, direcionam a água das chuvas que incidem sobre os blocos de salas de aula para os jardins laterais e a água dos blocos de serviços para as calhas, permitindo a captação de água para reutilização em atividades como irrigação do jardim e limpeza da escola.

Estudantes brasileiros são premiados em concurso para uma escola primária na Tanzânia - Imagem 11 de 13
Estratégias climáticas

Por fim, as aberturas generosas com proteção solar em forma de venezianas e cobogós, juntamente das aberturas laterais da cobertura, revestidas com ripas de bambu, permitem ampla ventilação e um ótimo controle lumínico.

Estudantes brasileiros são premiados em concurso para uma escola primária na Tanzânia - Imagem 4 de 13
Cortesia dos autores

FICHA TÉCNICA
Nome:
Escola Primária de Terra na Tanzânia
Autores: Ana Luísa Schoenell, João Victor Ortiz, Julia Stopasolla Copat e Mariana Bruggmann Spricigo Pfleger
Colaboradores: Ricardo Socas Wiese e Carlos Eduardo Verzola Vaz
Ano: 2020
Área: 400m² 
Localização: Moshi, Tanzânia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Estudantes brasileiros são premiados em concurso para uma escola primária na Tanzânia" 25 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959355/estudantes-brasileiros-sao-premiados-em-concurso-para-uma-escola-primaria-na-tanzania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.