De Lina, para Artigas: um abraço amigo

Concluindo a semana dedicada a publicações voltadas à questão das mulheres na arquitetura e, também, a semana que marcou o reconhecimento póstumo de Lina Bo Bardi com o Leão de Ouro Especial da Bienal de Veneza, o Instituto Virgínia e Vilanova Artigas compartilhou conosco uma breve e sensível carta enviada pela arquiteta ítalo-brasileira à Artigas no dia 21 de agosto de 1978.

Trata-se de um sucinto bilhete em que Lina agradece o arquiteto pelo convite a um almoço, realizado no mencionado sábado, que tinha por objetivo angariar fundos para movimentos democrátivos no final do regime militar. Leia na íntegra, a seguir:

Caro Artigas,

Foi bonito sábado: rever os amigos, rever você, ver sua casa que não conhecia. Como a arquitetura brasileira mudou! E pelo pior. Quantos detalhes esquecidos: uma personalidade humana, singela e ao mesmo tempo autônoma e importante.

Foi bom para mim no sábado, voltei às suas casas no Sumaré aos antigos amigos arquitetos, de São Paulo e do Rio, às andanças pela cidade, descobrindo coisas, falando da arquitetura brasileira – que me comovia profundamente; a mim que chegava da guerra e da resistência – foi (sic) recebida com muito carinho aqui no Brasil por todos vocês. É aqui o meu país.

Precisamos recomeçar; sábado senti muita esperança.

Tive que sair cedo de sua casa porque mamãe (velhinha) que agora vive comigo, estava sem a enfermeira.
Pedi ao (Joaquim) Guedes para me levar em casa. Deixei um recado com o Julinho.

Um grande abraço amigo da Lina

De Lina, para Artigas: um abraço amigo - Imagem 2 de 2
© Acervo Instituto Virgínia e Vilanova Artigas

Com informações de Instituto Virgínia e Vilanova Artigas.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "De Lina, para Artigas: um abraço amigo" 12 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958499/de-lina-para-artigas-um-abraco-amigo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.