Arquitetura do Amanhã: projetando negócios sustentáveis

Qual o papel da madeira na arquitetura contemporânea?

Imaflora lança evento para debater necessidades, perspectivas e oportunidades que a sustentabilidade pode trazer para a arquitetura e para os negócios

Debater para poder resgatar e valorizar o uso da madeira na arquitetura e na construção civil. Este será o mote do evento virtual “Arquitetura do amanhã: projetando negócios sustentáveis” que será realizado no dia 11 de março, pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), com o Núcleo da Madeira e a AMATA. O encontro, que será gratuito, busca provocar o setor para o importante papel que tem na sociedade para minimizar o impacto ambiental, mostrando como suas escolhas ou indicações, que acontecem no dia-a-dia, podem fazer a diferença. A iniciativa faz parte de uma campanha maior que tem como objetivo, também, pavimentar um caminho para o diálogo entre os diversos atores da cadeia madeireira, além de estimular a troca de experiências e a transparência sobre a origem da matéria-prima.

Baseado na cidade de Piracicaba, desde 1995, o Imaflora é uma instituição sem fins lucrativos que tem como premissa a conservação das florestas tropicais brasileiras. A organização incentiva a boa prática do manejo florestal ao apostar na certificação socioambiental – como recurso de fomento à atividade produtiva– além de incentivar a implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável combinado à gestão responsável dos recursos finitos da natureza.

Vantagens do uso da madeira

É possível elencar muitas vantagens no uso da madeira em construções, que passam pela logística – elas exigem apenas o transporte e a montagem no local da obra –, bem como pela redução em até 60% de tempo para a execução de um projeto que conte com estruturas pré-fabricadas, até chegar ao impacto ambiental positivo do uso do insumo renovável, resistente e reaproveitável. Em sua tese “A experimentação construtiva em madeira como instrumento de ensino-aprendizagem nas escolas de arquitetura”, a arquiteta e pesquisadora Mônica Duarte Aprilanti do Núcleo da Madeira, organização apoiadora da campanha, ao lado da AMATA, cita as benesses do manejo florestal sustentável e o uso diversificado e eficiente da madeira, como modelos para o bom uso da terra e para a política de recursos confiável e durável no longo prazo.

Segundo Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal do Imaflora, a indústria da construção civil em madeira deve ser vista como uma oportunidade para novos negócios, incentivo às práticas sustentáveis, à qualificação e à transparência. “Com o evento queremos levar ao público, a discussão e o conhecimento sobre a origem dos produtos que são consumidos pela construção civil, em especial, a madeira. E destacar como é importante olhar para essa cadeia de suprimentos, entender sua origem assim como as técnicas construtivas que avançam no setor. A madeira de reflorestamento, por exemplo, é oriunda de árvores plantadas com pegada positiva em relação ao carbono, reduzindo consideravelmente o impacto em comparação aos materiais como o concreto e aço”, destaca.

Confirmado na mediação do primeiro painel do evento, o engenheiro civil e presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) Olavo Kucker Arantes acredita que o país progrediu timidamente na prática sustentável, analisando o período de 1990 para cá. E, que, apesar do crescimento dos projetos com foco em sustentabilidade no país, o volume ainda é insignificante em comparação ao número de edificações erguidas anualmente.

“O evento é de extrema importância para criar e fortalecer o futuro da cadeia da construção civil. Caminhamos muito pouco no âmbito das ideias, mesmo com os grandes esforços de grupos que sentem e entendem o problema a fundo. Esses esforços ocorrem nas iniciativas públicas e privadas. Vários órgãos do Governo Federal têm desenvolvido iniciativas públicas bem interessantes ao longo dos anos, porém de pouco efeito prático nas edificações. Muitas empresas têm levado a sério o processo de classificar os fornecedores que sejam idôneos e comprometidos com a origem dos seus produtos, por outro lado temos uma infinidade que cumpre. Precisamos agir, pois os recursos são finitos e nossa população cresce em maior velocidade. Necessitamos otimizar o ambiente construído para que o espaço do ambiente natural que tanto precisamos seja preservado”, pontua.

As inscrições para o evento “Arquitetura do amanhã: projetando negócios sustentáveis” são gratuitas e podem ser feitas no link: https://www.imaflora.org/cursos-eventos/a1h2G000007n7wUQAQ

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.

Mais informações: www.imaflora.org

Programação:

16h - Abertura e boas vindas
Leonardo Sobral (Gerente florestal do Imaflora) |
Marcelo Aflalo (Presidente do Núcleo da Madeira)

16h10 – Arquitetura no século XXI: uma visão do mercado Global
Palestrantes: Ana Belizário (Gerente de Projetos e Novos Negócios da AMATA)
Moderação: Olavo Kucker Arantes (Presidente do CBCS)

17h10 – A sustentabilidade possível: Desafios e oportunidades na arquitetura
Palestrantes: Helio Olga (ITA CONSTRUTORA)
Nicolaos Theodorakis(Noah)
Moderador: Fernando Mungioli (Publisher Arco Editorial)

18h10 – Encerramento
Duração
Das 16h00 às 18h10

Assista em: https://www.youtube.com/Imaflora

  • Título

    Arquitetura do Amanhã: projetando negócios sustentáveis
  • Tipo

    Mesa de discussão
  • Organizadores

  • De

    11 de Março de 2021 04:00 PM
  • Até

    11 de Março de 2021 06:30 PM
  • Onde

    Youtube
  • Endereço

    https://www.youtube.com/Imaflora

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetura do Amanhã: projetando negócios sustentáveis" 09 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958262/arquitetura-do-amanha-projetando-negocios-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.