Unesp concede título de Doutora Honoris Causa na área de design a Adélia Borges

Unesp concede título de Doutora Honoris Causa na área de design a Adélia Borges

O Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) decidiu conceder o título de Doutora Honoris Causa a Adélia Borges, curadora, jornalista e crítica atuante na área do design. O processo para a concessão do título teve a iniciativa do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), do campus de Bauru. Na justificativa do título, o Conselho afirma que ele foi conferido “por sua atuação como crítica e curadora com relevante contribuição para a pesquisa, divulgação e valorização do Design Brasileiro no cenário nacional e internacional, demonstrando profundo conhecimento da área e abrangente visão sociopolítica e cultural”. A cerimônia solene de entrega ocorrerá em 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher, às 14h30, com transmissão pelo canal da TV Unesp no YouTube.

Até então a Unesp havia outorgado 16 títulos de Doutor Honoris Causa, entre eles para o geógrafo Milton Santos, o economista Celso Furtado, o crítico literário Antonio Candido, o engenheiro aeronáutico Ozires Silva, o indigenista Orlando Villas Bôas, o advogado Plínio Soares de Arruda Sampaio, o escritor Ignacio de Loyola Brandão e dois Prêmios Nobel – o norte-americano David Gross (Física) e o argentino Adolfo Pérez Esquivel (Nobel da Paz). Adélia é a primeira mulher a receber a distinção. 

A diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Profª. Drª. Fernanda Henriques, afirma que a nomeação como Honoris Causa é motivo de orgulho para a FAAC. “Adélia congrega com excelência nossas áreas de conhecimento, como ciências sociais aplicadas, comunicação social e artes. Jornalista, contribuiu para o reconhecimento do Design Brasileiro, a partir da valorização da cultura e saberes locais, aproximando a área com o artesanato”, destaca.

Adélia Borges, por sua vez, diz: “Fico extremamente feliz com esse reconhecimento, que considero extensivo a toda a área do design. Essa atividade impacta profundamente a vida e o cotidiano de todos, mas ainda é pouco conhecida e debatida pela sociedade em geral em nosso país. Um motivo a mais de alegria é o fato de estar numa lista com personalidades que admiro demais que haviam recebido a distinção em anos anteriores, escolhidos em processos de concessão muito criteriosos por parte da Unesp, passando por sucessivos filtros”.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Unesp concede título de Doutora Honoris Causa na área de design a Adélia Borges" 08 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958204/unesp-concede-titulo-de-doutora-honoris-causa-na-area-de-design-a-adelia-borges> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.