Novas imagens do mais alto edifício projetado por Frank Gehry

As novas imagens recentemente publicadas pelo escritório de Frank Gehry revelam como serão as duas estruturas mais altas já projetadas pelo arquiteto canadense, as quais deverão ser construídas na cidade de Toronto. Concebida em parceria com a Great Gulf, a Westdale Properties e a Dream Unlimited, a iniciativa está sendo desenvolvida no contexto do projeto King Street West, um novíssimo conjunto de edifícios de uso misto no centro da maior cidade e centro financeiro do Canadá.

Erguendo-se em pleno centro de Toronto, na intersecção de duas das mais importantes vias da cidade, a King Street West e a Ed Mirvish Way, a mais recente adição ao skyline da cidade foi desenvolvido pelo seu mais ilustre arquiteto, Frank Gehry. Este gigantesco projeto de uso misto, dividido em duas torres super-altas, está sendo concebido para ser o empreendimento mais importante já construído na maior cidade do país, de acordo com Mitchell Cohen, diretor operacional da Westdale Properties.

Novas imagens do mais alto edifício projetado por Frank Gehry - Imagem 2 de 3
Cortesia de Gehry Partners, LLP

Em sua fase de ajuste fino, o projeto foi adaptado para respeitar as novas regras definidas pelo código de obras municipal aprovado no ano de 2017. As alterações no projeto serviram para reorganizar as torres no tereno, redesenhar os embasamentos e otimizar as plantas tipo de ambas estruturas. Na realidade, “as mudanças no pódio dos edifícios foram levadas a cabo para estabelecer uma melhor relação com o histórico edifício Anderson, construído em 1915, respeitando as suas vistas para o Teatro Royal Alexandra e para o Teatro Princesa de Gales”.

Além disso, as envoltórias das torres foram completamente redesenhadas, transformando-as em um marco instantâneo que será a cara e imagem da cidade de Toronto daqui pra frente. Os revestimentos utilizados foram escolhidos para tornar o edifício mais eficiente em termos de energia. Os arranha-céus projetados pro Gehry e companhia acolherão os novos espaços da OCAD University, assim como uma série de escritórios, moradias e espaços comerciais. As últimas adições ao projeto também incluem pequenas mudanças na estrutura formal das torres. Finalmente, uma vez concluída a obra, a torre oeste será a mais alta estrutura já construída pelo famoso arquiteto canadense.

Novas imagens do mais alto edifício projetado por Frank Gehry - Imagem 3 de 3
Cortesia de Gehry Partners, LLP

Com este projeto, eu pensei em criar um conjunto de edifícios que respeitasse o contexto no qual encontra-se inserido, que carregassem consigo o espírito da cidade de Toronto como eu a conheci. Eu queria que estas torres tivessem uma personalidade própria, mas também queria que elas dialogassem entre si, criando um conjunto dinâmico que adicionasse algo novo ao centro da cidade. Os detalhes incorporados na fachada buscam proporcionar uma escala mais humana aos edifícios, pelo menos é isso que eu espero, pois ela reflete a luz e as cores da cidade assim como do céu azul de Toronto. Finalmente, eu espero que este edifício deixe os habitantes de Toronto muito orgulhosos da cidade onde moram. --Frank Gehry.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Novas imagens do mais alto edifício projetado por Frank Gehry" [New Renderings Reveal the Tallest Frank Gehry-Designed Building in the World, part of the King Street West Project in Toronto] 22 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957184/novas-imagens-do-mais-alto-edificio-projetado-por-frank-gehry> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.