Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris

O escritório Carlo Ratti Associati (CRA) divulgou o projeto para um novo edifício de uso misto em Paris chamado ILOW. Desenvolvido em parceria com a incorporadora Bouygues Immobilier, o projeto se coloca a difícil tarefa de servir como uma ponte entre La Défense e os empreendimentos de habitação social vizinhos, conhecidos como Tours Nuages. Projetado em colaboração com a Agence d'Architecture Willerval et Associés, o edifício assume a forma de "braços abertos", abraçando, mesmo que apenas em nível formal, dois bairros social e economicamente afastados.

Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Imagem 2 de 5Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Imagem 3 de 5Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Imagem 4 de 5Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Imagem 5 de 5Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Mais Imagens

Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Imagem 4 de 5
ILOW. Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

O ILOW foi desenvolvid usando design paramétrico para gerar uma fachada que reinterpreta as Tours Nuages. O projeto visa aproximar os bairros adjacentes com duas alas, "dois braços abertos" em torno de um pátio verde central que conecta o ILOW ao parque público adjacente. O projeto oferece 12.500 metros quadrados de espaços com funções mistas, incluindo escritórios, um restaurante e um café.

Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Imagem 2 de 5
ILOW. Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati
Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris - Imagem 3 de 5
ILOW. Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

“Estamos tentando usar o projeto para promover encontros sociais – entre diferentes pessoas, culturas e grupos sociais”, diz Carlo Ratti, sócio fundador do CRA e diretor do Senseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology. “Isso é o que é único em relação ao espaço físico – em oposição ao espaço digital – algo que a pandemia deixou muito claro. Podemos usar a arquitetura para estabelecer a ponte entre diferentes realidades sociais."

O CRA já encaminhou o projeto às autoridades municipais e aguarda aprovação.

Via Carlo Ratti Associati

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Carlo Ratti Associati projeta edifício paramétrico de uso misto em Paris" [Carlo Ratti Associati Creates Mixed-Use Office with "Open Arms" for Paris] 12 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955960/carlo-ratti-associati-projeta-edificio-parametrico-de-uso-misto-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.