Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas

De acordo com Plínio, os médicos do imperador romano Tibério o instruíram a consumir uma fruta da família Cucurbitaceae todos os dias. Para cultivar frutos como melão e pepino o ano todo em sua ilha natal de Capri, Tibério dirigiu a construção de uma obra: “[Ele] havia levantado canteiros feitos em estruturas sobre rodas, por meio dos quais os frutos eram movidos e expostos ao calor total do sol; enquanto, no inverno, eles eram retirados e colocados sob a proteção de molduras 'envidraçadas' com pedra.”

Assim começa o livro The Conservatory: Gardens Under Glass. Ilustrando seu texto com fotografias impressionantes, os autores Alan Stein e Nancy Virts, co-fundadores das Estufas de Tanglewood de Maryland, pesquisam a evolução dessa estrutura na Europa, América do Norte e, finalmente, no mundo. A estufa, uma consequência do comércio global, imperialismo e inovação, incorpora um salto histórico na combinação de arquitetura e paisagismo - a extensão da estação de cultivo através da manipulação do sol.

Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas - Imagem 2 de 8
Placas de inverno em den Hoff van d’Academie Tot Leyden, gravura, Johannes Commelin, 1676 / Biblioteca LuEsther T. Mertz do Jardim Botânico de Nova York. Imagem Cortesia de Princeton Architectural Press

Depois da obra de Tibério, a próxima grande inovação em plantas de hibernação não ocorreu até a chegada das laranjas à Europa no final do século XV. Estruturas de madeira e pedra protegiam os cítricos do frio. A princípio meramente funcionais, porém, esses elementos tornaram-se cada vez mais extravagantes, alcançando opulência máxima no século XVII na Versalhes de Luís XIV. Lá, o laranjal, de 150 metros de comprimento e 12 metros de altura, com janelas duplas e paredes grossas, aquecia mais de 1.000 laranjeiras.

E, no entanto, um "laranjal de pedra e vidro comum" não era adequado para Hugh Percy, o terceiro duque de Northumberland, que precisava de uma estrutura para sua coleção de plantas exóticas - "o dividendo floral do império global em expansão da Grã-Bretanha".

Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas - Imagem 3 de 8
Federação Imperial, mapa do mundo mostrando a extensão do Império Britânico, Inglaterra, mapa, Colomb, John Charles Ready, 1886 / Biblioteca Pública de Boston, Normal B. Leventhal Map Center ,. Imagem Cortesia de Princeton Architectural Press

Para sua sorte, os avanços industriais do século XIX estavam se firmando: novos métodos de fabricação de vidro e metal os tornaram onipresentes e acessíveis, e a padronização aumentou a velocidade e a acessibilidade da construção. Com tudo isso em mãos, em 1827 Charles Fowler projetou a Grande Estufa para Percy’s Syon Park na Inglaterra, uma estrutura de teia de ferro conectada por incontáveis painéis de vidro: a primeira estufa.

Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas - Imagem 4 de 8
Estufa Syon Park / Foto de Alan Stein. Imagem Cortesia de Princeton Architectural Press

Com a inovação material, veio uma mudança de intenção. Em vez de jardins destinados ao prazer dos ricos, as estufas também se tornaram centros de pesquisa para estudar o valor medicinal e industrial das plantas que abrigavam. A Palm House (1848) no Royal Botanic Gardens, Kew, na Inglaterra, incorporou particularmente essa transição. Não só a estufa apresentou o primeiro uso estrutural de ferro forjado em uma escala tão grande, mas também o acesso era gratuito ao público. O centro de pesquisa de Kew serviu de modelo para estufas em todo o mundo.

Se a Palm House marcou uma mudança no uso do ferro forjado, o Palácio de Cristal , projetado por Joseph Paxton, fez o mesmo com o vidro. Construída como o Salão de Exposições da Grande Exposição de 1851, a “estrutura modular revolucionária” ocupava 8 hectares e alcançava uma altura de 51 metros - e foi construída, de fato, em torno de vários olmos no local. A imensa quantidade de vidro foi possibilitada pela produção de grandes painéis e a fabricação industrial permitiu uniformidade, acessibilidade e instalação rápida. Depois que a Grande Exposição internacional recebeu mais de 14.000 expositores e 6 milhões de visitantes, uma enxurrada de construção de estufas varreu o mundo. A luz, o espaço aberto e a facilidade de construção do Palácio de Cristal posteriormente moldaram a arquitetura de todos os tipos e a relação entre os edifícios e o exterior.

Na segunda metade do século XIX, estufas na escala do Palácio de Cristal surgiram em toda a Europa, crescendo cada vez mais elaboradas em forma e detalhes. Servindo como “uma forma dos ricos se enfeitarem e das universidades fazerem pesquisas”, elas aparentemente ofereciam uma exibição aceitável de riqueza. A influência do design das estufas britânicas surgiu no Chateau Lednice na República Tcheca (1845), na Palm House (1880) no Palácio de Schönbrunn em Viena, bem como mais ao sul em Madri e Milão.

Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas - Imagem 6 de 8
Estufa do Schönbrunn Palace Park, Viena, Áustria / Foto de Alan Stein. Imagem Cortesia de Princeton Architectural Press

Os norte-americanos também reproduziram o modelo britânico. Eles não tinham um império, mas tinham sua própria marca de colonialismo e, "como os europeus, os americanos precisavam de lugares para conservar e estudar o que havia sido encontrado". Nova York construiu seu próprio Crystal Palace (1853); São Francisco ergueu seu Conservatory of Flowers (1879); e Pittsburgh, o Phipps Conservatory (1893). Essas estruturas foram integradas ao movimento City Beautiful, cujos parques romantizados costumavam incluir estufas, como os de Baltimore e Chicago.

Ao longo dessa progressão, como observam Marc Hachadourian e Todd Forrest na introdução da obra, "a história do design de estufas é a história da obsessão da humanidade pelo cultivo de plantas raras, exóticas, úteis e bonitas." Como tal, muitas vezes é uma história da elite, já que aqueles com os meios para ficar obcecados com essas plantas geralmente são os que têm poder e riqueza - um fato deixado claro no livro. Mas também como tal, a história do projeto de estufas é daqueles que trabalharam nelas, os operários da revolução industrial e os territórios dos quais as plantas foram roubadas, recentemente "descobertas".

Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas - Imagem 5 de 8
Mount Vernon Orangery, Estados Unidos / © National Portrait Gallery, Londres. Imagem Cortesia de Princeton Architectural Press

Os autores não evitam o estímulo imperial problemático por trás das estufas. E eles observam que, na época dos laranjais, a principal diferença entre as versões europeia e americana era sua força de trabalho: os laranjais americanos eram construídos e mantidos por escravos. No entanto, este livro implora mais admissões e revelações. Como Kofi Boone, FASLA, escreve: “e se a arquitetura paisagística fosse descrita com algum reconhecimento da dinâmica de raça, classe, gênero e poder?” O Druid Hill Park de Baltimore, onde funcionou o Peters Rawlings Conservatory (1888), exigiu instalações recreativas segregadas para indivíduos negros e brancos até a década de 1950. Que influência essa divisão racial teve sobre os visitantes da estufa?

A história das estufas também suscita indagações sobre seus propósitos atuais, enquanto lutamos para mapear novos hábitos além de nossos passados imperial e colonial. A maioria das estruturas históricas se dedicaram corretamente à educação e à pesquisa e, junto com as recém-construídas, tornaram-se líderes em esforços ambientais e mantenedores da biodiversidade. Kew, por exemplo, desempenhou um papel fundamental na proteção de Taxus wallichinana, uma planta nepalesa da qual deriva uma droga anticâncer. Porém, essas iniciativas também podem ser vistas como uma personificação contemporânea da mesma visão de mundo problemática que deu origem às estruturas: uma visão de mundo que coleta, “protege”, controla e sistematiza o outro exótico.

As estruturas modernas, como seus antecedentes, exemplificam avanços e tendências tecnológicas. O Princess of Wales Conservatory de Kew (1989), também uma instituição de pesquisa moderna, foi reconhecido por sua conservação de energia. As duas estufas do Parc André Citroën (1992) em Paris são sustentadas por meio de cabos de tensão que, por sua vez, suportam as películas de vidro. As Amazon’s Spheres (2018) em sua sede corporativa em Seattle trazem a natureza para seus funcionários para que eles possam "pensar de forma mais colaborativa e criativa" (certamente há interpretações muito mais cínicas).

No entanto, se uma estufa moderna fosse enraizada e respeitasse o lugar e a cultura, em vez de explorá-los? Uma das poucas estufas do livro do hemisfério sul, Singapore’s Gardens by the Bay (2012), oferece um exemplo a parte. A mudança climática é o centro das atenções em sua Cloud Forest, onde o visitante sobe a Cloud Mountain de 41 metros de vegetação densa. O caminho serpenteia por diferentes seções, entre elas “Lost World,“ Earth Check ”e“ +5 Degrees ”, cada uma revelando efeitos calamitosos de uma mudança climática nas plantas.

As alterações antropológicas do planeta podem ter alterado o intuito da estufa. Nossa obsessão de longa data em cultivar plantas longe do seu local de origem - parte integrante das forças motrizes da crise climática - acabou se revelando um bálsamo preventivo: a estufa moderna tem origem na terra que existia.

Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas - Imagem 7 de 8
Gardens by the Bay, Flower Dome Conservatory, Singapore / Thebigland / Shutterstock. Imagem Cortesia de Princeton Architectural Press

Na verdade, do ponto de vista atual, uma visita a uma estufa parece coisa do passado. Na era Covid-19, quem escolheria uma natureza interna em vez de externa? Mas este momento provavelmente passará, e esse livro apresenta um argumento convincente do papel delas em nosso mundo contemporâneo. A paixão dos autores pelas estruturas e sua admiração pela assiduidade necessária para erguê-las e cuidá-las também convence o leitor de sua magia.

Este artigo foi publicado originalmente no The Dirt.

Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas - Imagem 8 de 8
The Conservatory: Gardens Under Glass . Imagem Cortesia de Princeton Architectural Press

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Mitchell Tada, Grace. "Da Roma antiga à contemporaneidade: a evolução das estufas" [From Ancient Rome to Contemporary Singapore: The Evolution of Conservatories] 22 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955119/da-roma-antiga-a-contemporaneidade-a-evolucao-das-estufas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.