Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong

ZHA e L&O revelaram um novo projeto para o Complexo de Residências Estudantis na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, uma das principais instituições de pesquisa na Ásia e no mundo. Após a demanda urgente por novas instalações residenciais e circulações no interior do campus, o projeto está programado para ser concluído em 2023.

Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong - Imagem 2 de 7Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong - Imagem 3 de 7Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong - Imagem 4 de 7Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong - Imagem 5 de 7Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong - Mais Imagens+ 2

Projetado por Zaha Hadid Architects em colaboração com Leigh & Orange, a mais recente adição à Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong abrigará mais de 1.500 alunos. Inspirado pela missão da universidade de “aproveitar a tecnologia e a inovação para resolver os problemas globais críticos de hoje”, o projeto combina tecnologias de design digital avançadas com práticas de construção sustentável e estratégias operacionais.

Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong - Imagem 7 de 7
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Inseridos em uma encosta de 25 m, os edifícios localizados a sudeste do campus HKUST têm três núcleos principais: a Espinha Central, os Pátios e os Clusters. Com uma abordagem especial para uma construção modular e medidas de sustentabilidade integradas no interior dos edifícios, o design do projeto multi-nodal multi-pátio foi determinado por um conjunto de parâmetros de macro e microescala. Por fim, os processsos BIM (Building Information Modeling) e de Simulação (Design Simulation) foram adotados desde o estudo de conceito, com integração BIM completa no processo de desenvolvimento do projeto, de forma a otimizar a eficácia da coordenação de design e seleção de materiais.

Continue lendo para descobrir mais sobre a estratégia e os 3 principais componentes do projeto.

Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong - Imagem 6 de 7
Cortesia de Zaha Hadid Architects

A Espinha Central: A cobertura foi desenvolvido como uma "Espinha Central" de 200 m de comprimento, que atuará como um domínio público com várias funções sociais, abrigando salas de recreação, ginásio, sala de refeições comunais e laboratórios de TI - acessíveis aos residentes, não alunos residenciais e funcionários, durante o dia. O eixo será uma via ativa, conectando os edifícios acadêmicos de norte a sul, principalmente no setor residencial do campus, eliminando a necessidade de se deslocar e acessar os alojamentos pelo terreno montanhoso.

Os Pátios: Os quatro pátios na base dos volumes são projetados para serem espaços de descanso progressivamente mais silenciosos, registrando a variação das encostas conforme elas atingem à parte residencial do campus. Os espaços receberão funções diferentes, dependendo da localização e paisagem.

Os Clusters: A Residência de Estudantes consiste em 3 tipos de cluster; linear, em formato de V e em formato de Y. Cada um deles possui uma capacidade diferente, com camas, quartos duplos ou individuais, banheiros e configuração de espaços comuns.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Zaha Hadid Architects projeta residência estudantil para a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong" [Zaha Hadid Architects Designs Student Residence Development at the Hong Kong University of Science and Technology] 15 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954848/zaha-hadid-architects-projeta-residencia-estudantil-para-a-universidade-de-ciencia-e-tecnologia-de-hong-kong> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.