Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design

Uma maçaneta de linhas simples porém, muito difícil de executar. Motivados por este desafio, a equipe de projeto do escritório Zaha Hadid Design uniu forças com a especialista em ferragens arquitetônicas izé para criar esta peça de design escultural e ergonômica.

Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 7 de 10
Cortesia de ZHD x izé

Chamada de NEXXA, a nova maçaneta desenvolvida pela Zaha Hadid Design (ZHD) foi criada a quatro mãos por uma equipe liderada por Woody Yao e Maha Kutay, além da colaboração de Johanna Huang, Michele Pasca di Magliano e Muhammed Shameel. Segundo a ZHD, o conceito para o design surgiu do desejo da equipe em explorar a forma e função da maçaneta tradicional, “como um meio de transição de um espaço para outro”. Procurando ressaltar o movimento do gesto da mão ao abrir uma maçaneta, NEXXA incorpora e prolonga a ação de rotação da haste à base, criando uma peça de design refinado e altamente funcional.

Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 9 de 10
Cortesia de ZHD x izé
Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 8 de 10
Cortesia de ZHD x izé

Para alcançar este resultado, a equipe do ZHD combinou em uma só peça todos os elementos de uma maçaneta clássica. Uma junta esférica funde visualmente a alavanca e a base, revelando o encaixe somente quando a maçaneta é acionada. Desta forma, esta peça de design busca ressaltar a continuidade dos espaços interiores.

Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 2 de 10
Cortesia de ZHD x izé
Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 6 de 10
Cortesia de ZHD x izé
Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 5 de 10
Cortesia de ZHD x izé

De acordo com Maha Kutay, codiretora da ZHD, “as novas tecnologias de impressão 3D nos permitiram desenvolver uma série de modelos de estudo para refinar o projeto e torná-lo mais ergonômico. Trabalhamos em contato direto com os modelistas da izé durante todo o processo de projeto e fabricação para alcançar este incrível resultado.” Neste sentido, NEXXA não é apenas uma maçaneta, mas um item de design que encontra seu significado entre a beleza de suas formas e o funcionamento de seu mecanismo.

Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 10 de 10
Cortesia de ZHD x izé

NEXXA já está disponível para compra em seis diferentes variações de cor e acabamento. Embora todas as peças sejam fabricadas em latão, as opções de acabamento incluem: preto fosco acetinado, cromo preto polido, branco revestido de pó fosco, folheado a níquel polido, folheado a níquel acetinado e ouro rosa acetinado—esta última sendo a única em todo o pocfolio da izé.

Um gesto articulado para construir um movimento funcional perfeito.

Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 3 de 10
Cortesia de ZHD x izé
Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design - Imagem 4 de 10
Cortesia de ZHD x izé

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Continuidade e simplicidade: NEXXA, a nova maçaneta assinada por Zaha Hadid Design" [Seamlessly Continuous: NEXXA, A New Door Handle by Zaha Hadid Design] 06 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954316/continuidade-e-simplicidade-nexxa-a-nova-macaneta-assinada-por-zaha-hadid-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.