3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen

A equipe de arquitetura formada pela 3XN, a B+H e a Zhubo Design, acaba de ser escolhida como a grande vencedora do concurso internacional de arquitetura para o projeto do novo Museu de História Natural de Shenzhen. Atraindo mais de 70 equipes internacionais de arquitetura na primeira fase do concurso, das quais 15 passaram para uma segunda etapa, o concurso contou com a participação de escritórios de arquitetura de 18 diferentes países ao redor do mundo.

 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Imagem 2 de 5 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Imagem 3 de 5 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Imagem 4 de 5 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Imagem 5 de 5 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Mais Imagens

Concebido como um dos “Dez Mais Importantes Edifícios da Shenzhen Moderna” o Museu de História Natural será o primeiro de seu tipo a ser construído em todo o sul da China. Implantado em pleno distrito de Pingshan, próximo ao Lago Yanzi, o edifício de mais de 40.000 m2 está sendo planejado como um museu de ciências, um lugar onde os visitantes poderão conhecer melhor a geografia e ecologia que compõe a paisagem natural de Shenzhen.

 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Imagem 5 de 5
Cortesia de 3XN

A proposta vencedora, intitulada Delta, “parece brotar naturalmente da paisagem às margens do rio que corta a cidade de Shenzhen, convidando os visitantes e moradores a entrarem e circular por suas próprias paisagens”. Desenvolvida em conjunto por uma equipe multidisciplinar que inclui o escritório de arquitetura dinamarquês 3XN, os consultores da B+H e a equipe especializada em projetos integrados da ZHUBO Design, a proposta procura ampliar os espaços públicos disponíveis no centro da cidade, trazendo a paisagem para cima do edifício e desta forma, destacando a geometria formal da proposta. Além disso, uma série de atividades e programas foram incluídos pela equipe com a intenção de manter o edifício do museu aberto à comunidade ao longo do ano todo.

Inspirado no contexto natural específico da cidade de Shenzhen, o projeto escolhido como vencedor do concurso busca dar continuidade aos elementos naturais que o cercam, proporcionando uma melhor integração entre arquitetura e paisagem. “Como as águas do rio costumam “talhar” a terra, cada curva deste edifício foi forjada pelas impressionantes vistas que ele poderá proporcionar, ressaltando a beleza e o encanto da paisagem natural onde está inserido [...] Apropriando-se de sua relação com o rio, as formas sinuosas do edifício remetem a uma ‘caverna’, criando espaços acolhedores e interconectados”.

 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Imagem 2 de 5
Cortesia de 3XN

Muito elogiado pelo juri do concurso, a proposta encabeçada pelos arquitetos da 3XN foi selecionada como a grande vencedora entre os 70 projetos apresentados. O comitê de avaliação responsável pelo resultado final do concurso ressaltou a integração harmoniosa ente o edifício e a paisagem, destacando a abordagem proposta de trazer o parque para cima do edifício. Yvonne Farrell, fundadora da Grafton Architects e vencedora do Prêmio Pritzker de 2020 afirmou que “o edifício captura a atmosfera única do lugar, fazendo dela a sua principal referencia conceitual... As conexões propostas entre o museu, a paisagem, o conceito, a estrutura, os materiais e os espaços criados é muito clara.

Além disso, outros membros do juri, como Philip Cox, fundador da Cox Architects, sublinharam a criatividade por trás do conceito, especificando que “a parede externa inclinada e a cobertura jardim, acabam por criar um volume contínuo que favorece a experiência espacial dos visitantes e moradores da cidade de Shenzhen. Assumindo a forma de uma falésia, a arquitetura do edifício é muito interessante e cada um dos detalhes foram muito bem desenvolvidos. Somando-se a isso, a organização programática do museu, com suas rampas e jardins verticais, fazem da proposta vencedora ainda mais interessante.”

 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen - Imagem 4 de 5
Cortesia de 3XN

  • Localização: Yanzi Lake, Pingshan Dist., Shenzhen
  • Equipe: 3XN, B+H Architects e Zhubo Design
  • Cliente: Engineering Design Management Center of Shenzhen Municipal Construction and Public Works Administration
  • Área total de construção planejada: 42,000 m2
  • Área do terreno: 100,000 m2

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. " 3XN, B+H e Zhubo vencem concurso para o novo Museu de Ciências Naturais de Shenzhen" [3XN, B+H and Zhubo Win Competition to Design the New Shenzhen Natural History Museum] 11 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952904/3xn-b-plus-h-e-zhubo-vencem-concurso-para-o-novo-museu-de-ciencias-naturais-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.