Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera

Convidado por Miró Rivera Architects para documentar a obra construída do escritório, o fotógrafo belga Sebastian Schutyser decidiu empregar uma técnica bastante incomum mas que vem ganhando mais e mais adeptos ao redor do mundo. As imagens criadas pelo fotógrafo, criadas com o auxílio de uma câmera pinhole, são capazes de revelar à perfeição o diálogo construído entre a arquitetura e a paisagem, característica marcante nas obras do estúdio com sede em Austin, Texas.

Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 1 de 25Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 6 de 25Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 3 de 25Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 4 de 25Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Mais Imagens+ 20

Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 5 de 25
© Sebastian Schutyser
Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 4 de 25
© Sebastian Schutyser

Como uma espécie de “câmera obscura”, a fotografia pinhole é resultado de um aparato fotográfico bastante simples, o qual é composto por uma caixa preta e no lugar da lente, uma abertura pontual tão pequena quanto a espessura de uma agulha. Este instrumento foi pensado de tal maneira a permitir que a luz penetre pelo furo projetando uma imagem invertida no lado oposto da caixa, onde encontra-se o papel fotográfico. A particularidade de uma câmera pinhole é que ela é capaz de produz imagens mais delicadas que uma câmera comum além de capturar a passagem do tempo, proporcionando uma maior sensação profundidade de campo além de permitir longuíssimas exposições—que variam de meses até anos. Desta forma, a série fotográfica criada Sebastian Schutyser para o escritório Miró Rivera Architects revela uma atmosfera muito particular e intimamente conectada com espírito da arquitetura produzida pelo escritório.

Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 11 de 25
© Sebastian Schutyser
Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 16 de 25
© Sebastian Schutyser

Atraídos pela abordagem singular do fotógrafo belga, bem como pela capacidade de suas imagens em revelar o diálogo entre a arquitetura e a paisagem, os arquitetos da Miró Rivera decidiram contratar Sebastian Schutyser para fotografar as obras do escritório para ilustrar o livro Miró Rivera Architects: Building a New Arcadia. Schutyser já havia utilizado a mesma técnica para fotografar uma série de mesquitas na África, monastérios remotos na Espanha, dólmenes na Coreia do Sul e outras estruturas de adobe no sudoeste dos estados unidos. A pesar de sua vasta experiência fotografando com câmera pinhole, este foi o primeiro ensaio fotográfico de Schutyser dedicado à arquitetura contemporânea.

Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 6 de 25
© Sebastian Schutyser
Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 9 de 25
© Sebastian Schutyser

A Residência Vertical, o Circuito das Américas e a Ponte para Pedestres no Lago Austin são apenas alguns dos projetos do Miró Rivera apresentados de uma forma completamente nova através do trabalho de Schutyser. Com mais de vinte anos de trajetória, o escritório com sede em Austin é reconhecido em todo o país por sua arquitetura inovadora, capaz de transpor os limites entre o ambiente construído e natural. Como um dos principais escritórios de arquitetura dos Estados Unidos, o Miró Rivera se dedica a desenvolver uma arquitetura de autor com obras que abrangem as mais variadas escalas e programas, que vão desde pequenas casas unifamiliares a enormes instalações esportivas, educacionais e edifícios de uso misto—sempre demonstrando um profundo respeito pelo contexto específico.

Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 8 de 25
© Sebastian Schutyser
Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 15 de 25
© Sebastian Schutyser

O livro Miró Rivera Architects: Building a New Arcadia apresenta os mais notáveis projetos desenvolvido pelo escritório ao longo das últimas décadas a partir de uma nova perspectiva. Através das belíssimas imagens criadas por Schutyser, podemos melhor compreender o próprio processo criativo dos arquitetos do Miró Rivera. Além disso, estas imagens vem acompanhadas de diversos textos e ensaios escritos por arquitetos, urbanistas e críticos de arquitetura. Desta forma, o livro pretende situar a obra do Miró Rivera dentro de um contexto mais abrangente, nos permitindo refletir sobre as principais questões por trás de seus projetos e a maneira como eles as abordam.

Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera  - Imagem 25 de 25
cover of the monograph Miro Rivera Architects: Building a New Arcadia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Fotógrafo usa câmeras pinhole para registrar obras do escritório Miró Rivera " [Sebastian Schutyser Uses Pinhole Photography to Document the Work of Miró Rivera Architects ] 09 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952880/fotografo-usa-cameras-pinhole-para-registrar-obras-do-escritorio-miro-rivera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.