Primeiro hotel da América do Norte com estrutura de madeira engenheirada é inaugurado

O Hotel Magdalene é a mais recente incorporação da empresa do setor hoteleiro Bunkhouse Group, a qual se dedica a promover a cultura musical e o estilo de vida característico da cidade de Austin, Texas. Adicionando outros 89 quartos à rede El Cosmico, a qual ficou mundialmente conhecida após se tornar uma febre no instagram, o Hotel Magdalene é o primeiro edifício deste tipo a ser completamente construído em estrutura de madeira engenheirada [Mass Timber] em toda América do Norte.

“Mary Magdalene é considerada tanto uma pecadora quanto uma santa. A cidade de Austin também é um pouco das suas coisas, e o Hotel Magdalena não podia ser diferente”, disse Tenaya Hills, diretora de projeto do Bunkhouse Group.

Composto por quatro estruturas independentes, o Hotel Magdalene se conecta por uma série de passarelas abertas suspensas sobre a paisagem natural à beira do lago às margens do rio Colorado. Inaugurado no último mês de setembro, o Hotel Magdalene é a maior estrutra construída pelo Bunkhouse até o dia de hoje. Além disso, ele é a primeira estrutura inaugurada pela empresa na cidade de Austin.

Primeiro hotel da América do Norte com estrutura de madeira engenheirada é inaugurado - Imagem 2 de 4
Hotel Magdalena em Austin, Texas. Imagem © Nick Simonite

O hotel é considerado a primeira estrutura deste tipo a ser 100% construída em madeira maciça em toda a América do Norte. David Lake, sócio e diretor do escritório Lake|Flato, trabalhou em parceria com a empresa canadense StructureCraft para viabilizar a construção deste inovador empreendimento. A equipe responsável pelo projeto optou pela estrutura de madeira maciça tanto por questões de sustentabilidade ambiental quanto pela facilidade e rapidez do processo de construção. Passarelas de madeira permitem não apenas integrar as quatro estruturas do hotel, elas proporcionam uma perfeita integração entre espaços interiores e exteriores e finalmente, entre a arquitetura e a paisagem. Além disso, o minucioso trabalho dos Arquitetos Paisagistas da Ten Eyck proporciona um perfeito equilíbrio entre a estrutura do hotel e seu entorno natural.

Primeiro hotel da América do Norte com estrutura de madeira engenheirada é inaugurado - Imagem 3 de 4
Hotel Magdalena em Austin, Texas. Imagem © Nick Simonite

Já nas primeiras fases do projeto, ficou claro para a equipe da Lake|Flato que a sustentabilidade dos processos de construção e do edifício como um todo seria prioridade para a Bunkhouse. Isso significava também uma preocupação com a economia de recursos e a construção de um edifício que minimizasse o consumo de energia, se adaptasse aos ciclos das águas e causasse o menor impacto possível na paisagem natural existente. “A estrutura de madeira maciça surgiu então como a solução construtiva mais adaptada às demandas do nosso cliente. Escolhemos essa abordagem porque o sistema é pré-fabricado e portanto, de fácil e rápida montagem, além de ser um sistema estrutural de baixos níveis de carbono incorporado”, comenta Lake. A madeira laminada de encaixe é um produto extremamente eficiente e já está ganhando popularidade em diferentes países da Europa e da Oceania. Desta forma, a Lake|Flato acredita que este projeto possa se tornar um exemplo para futuros empreendimentos similares nos Estados Unidos.

Primeiro hotel da América do Norte com estrutura de madeira engenheirada é inaugurado - Imagem 4 de 4
Hotel Magdalena em Austin, Texas. Imagem © Nick Simonite

Implantado em um terreno que já foi de propriedade de Willie Nelson e também a casa do antigo Terrace Motor Hotel (muito famoso em sua época), a arquitetura do Hotel Magdalene foi inspirada na própria história do lugar. Interiormente, os espaços emanam a mesma energia característica do antigo Terrace Motor Hotel, contando com várias peças de design dos anos 1970. “Os móveis que projetamos para os quartos também foram inspirados no design mid-century e em itens de mobiliário projetados por Le Corbusier e Alvar Aalto”, agregou Hills. A decoração dos quartos ficou por conta da empresa Kismet Tile com sede em Los Angeles—famosa por seus azulejos brilhantes feitos sob medida.

O projeto paisagístico, as cadeiras de balanço e a piscina são outros momentos deste edifício que nos fazem viajar de volta no tempo. “Pelo que podemos ver, nossos clientes estão adorando estes espaços ao ar livre, especialmente em um dia lindo como o de hoje. As varandas estão sempre ocupadas, me parece o melhor lugar do mundo para sentar e tomar algo antes de dormir”, acrescenta Hills.

Por fim, o restaurante do hotel, foi apelidado de “Summer House on Music Lane” em homenagem ao antigo restaurante do Terrace Motor Hotel, o Summer House. “Encontramos uma foto de época onde é possível ver a cerimônia de inauguração do hotel. Impressionados com o forro de madeira do restaurante, procuramos reproduzi-lo como elemento central deste espaço”, diz Hill. Em geral, o Hotel Magdalene é a imagem e expressão do espírito de Austin, a Capital Mundial da Música ao Vivo.

Este artigo foi publicado originalmente em Metropolismag.com

Sobre este autor
Cita: Jones, Lauren. "Primeiro hotel da América do Norte com estrutura de madeira engenheirada é inaugurado" [The First Mass Timber Hotel in North America Has Opened in Austin] 11 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952785/primeiro-hotel-da-america-do-norte-com-estrutura-de-madeira-engenheirada-e-inaugurado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.