Ginásio do Ibirapuera corre risco de ser transformado em shopping

Centro de discussão nas últimas semanas, o Ginásio do Ibirapuera, projetado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, corre o risco de ser convertido em "centro comercial, de entretenimento e gastronomia". Este é o possível destino da estrutura de notório valor patrimonial caso a iniciativa privada coloque em marcha os termos do Relatório de Modelagem Econômico Financeira da concessão do Parque Ibirapuera, articulado pelo Governo do Estado de São Paulo.

A concessão pretende entregar os 91 mil metros quadrados o complexo esportivo a um concessionário que, em contrapartida, deverá construir uma arena com capacidade para 20 mil pessoas na área. O novo equipamento não será necessariamente construído no local do atual ginásio; a proposta do Estado é que a arena seja erguida onde hoje está o estádio usado para futebol, rúgbi e atletismo, e o ginásio seja transformado em shopping – este é o termo que aparece no Relatório –, mas isso dependerá dos planos do futuro concessionário.

Ginásio do Ibirapuera corre risco de ser transformado em shopping - Imagem 3 de 4
Ginásio projetado por Ícaro de Castro Mello. Cortesia de parqueibirapuera.org

Na última segunda-feira, 30 de novembro, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) rejeitou abrir um processo de tombamento do complexo. Se fosse aprovada, a abertura do processo impediria qualquer mudança na área pelo menos até a decisão final sobre a necessidade ou não de tombamento. Dos 24 conselheiros, apenas oito acompanharam o parecer do arquiteto Renato Anelli, que propôs a abertura do estudo para o tombamento. Em reportagem ao jornal CBN, Anelli comentou:

"Foi exaustivamente provado por nós, no parecer e nas falas dos especialistas, que é possível fazer uma concessão com o bem tombado. Simplesmente isso exige mais cuidados com o patrimônio. É um absurdo, isso que aconteceu hoje. Há uma politização, por parte do governo estadual, do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo."

A concessão, embora não faça parte das atribuições do Condephaat, parece ter pesado na decisão. O representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), durante a reunião, mostrou preocupação com o prejuízo que o tombamento poderia gerar ao plano de concessão.

Ginásio do Ibirapuera corre risco de ser transformado em shopping - Imagem 2 de 4
Ginásio do Ibirapuera. Foto de Christian Benseler, via Flickr. Licença: CC BY 2.0

O estudo do Governo do Estado prevê a permanência do uso esportivo através da construção de quatro quadras poliesportivas, uma pista de skate – que somariam menos de 2 mil metros quadrados, dos 91 mil m² do terreno – e a nova arena. O restante do terreno poderá ser usado para a obtenção de receita por parte do concessionário. 

Por sua vez, a proposta de transformar o antigo ginásio em shopping center parte da ideia de que é mais barato adaptar a estrutura existente do que demolir o ginásio e construir outro edifício no lugar. Com 31 mil metros quadrados, segundo dados do Relatório de Modelagem Econômico Financeira, o shopping seria classificado como "tradicional e de porte regional", com lojas âncora, outras menores, praça de alimentação e quiosques nos corredores. Os custos de adaptação são estimados em R$ 93 milhões. 

Ginásio do Ibirapuera corre risco de ser transformado em shopping - Imagem 4 de 4
Estudo referencial do Complexo Esportivo do Ibirapuera. Imagem: Divulgação

O futuro da estrutura parece ainda muito incerto: das propostas de concessão recebidas opelo Governo do Estado, seis consideram a construção de um centro comercial, três planejam construir, também, um hotel e outra três consideram manter o complexo esportivo, substituindo o antigo ginásio por um novo. 

Fontes: CBN e UOL.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Ginásio do Ibirapuera corre risco de ser transformado em shopping" 06 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952531/ginasio-do-ibirapuera-corre-risco-de-ser-transformado-em-shopping> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.