Espírito Santo lança programa de incentivo à geração de energia solar

Espírito Santo lança programa de incentivo à geração de energia solar

O governo do Espírito Santo anunciou, na última semana, o lançamento do Programa GERAR, que prevê triplicar os investimentos em geração distribuída solar fotovoltaica e ampliar incentivos para as fontes renováveis. O programa tem o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e mostra comprometimento com as metas assumidas pelo estado para reduzir suas emissões de poluentes, contribuindo para o combate à crise climática.

Embaixada da Áustria em Bangkok / HOLODECK architects. Imagem © Ketsiree WongwanCortesia de Flickr / LillyAndersen via University of British ColumbiaHackney Backhouse / Guttfield Architecture. Imagem © Will ScottCourtesy of AEC Daily+ 5

Um dos destaques da iniciativa capixaba é ampliação de isenções do ICMS na micro e minigeração distribuída, a exemplo de medidas adotadas em estado líderes na solar distribuída.

Segundo o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, a entidade é parceira na construção dos eixos principais desse programa e participará ativamente de sua implantação, como já é feito em vários estados brasileiros.

Hackney Backhouse / Guttfield Architecture. Imagem © Will Scott
Hackney Backhouse / Guttfield Architecture. Imagem © Will Scott

“O Espírito Santo ocupa a 16ª posição no ranking estadual da energia solar na geração distribuída, com mais de 73,4 megawatts (MW) em potência instalada na modalidade, totalizando cerca de 5,3 mil sistemas de geração de pequeno porte”, comenta Sauaia.

“Com o novo programa, o estado se prepara para galgar novas posições no ranking estadual. A região já recebeu mais de R$ 350 milhões de investimentos de empresários e consumidores capixabas”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração, Ronaldo Koloszuk.

Cortesia de Flickr / LillyAndersen via University of British Columbia
Cortesia de Flickr / LillyAndersen via University of British Columbia

“Até pouco tempo, o estado do Espírito Santo era muito dependente de recursos fósseis. Mas, diante dos novos desafios sociais, ambientais e econômicos, o foco está hoje na direção das fontes renováveis, em especial da tecnologia solar fotovoltaica. O mercado está bastante otimista com o programa GERAR e somos parceiros para acelerar o desenvolvimento da região, com atração de capital, criação de emprego e renda e com sustentabilidade”, conclui Koloszuk.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Espírito Santo lança programa de incentivo à geração de energia solar" 01 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952397/espirito-santo-lanca-programa-de-incentivo-a-geracao-de-energia-solar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.