Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo

A Adjaye Associates acaba de divulgar o seu projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo, África do Sul. Nomeada em homenagem e memória do antigo presidente sul-africano, o projeto é uma oportunidade de concretizar um dos maiores sonhos de Thabo Mbeki, segundo palavras do arquiteto recipiente da RIBA Royal Gold Medal de 2021, Sir David Adjaye.

Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 2 de 11Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 3 de 11Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 4 de 11Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 5 de 11Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Mais Imagens+ 6

Localizada na Riviera de Joanesburgo, África do Sul, a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki “se tornará um novo ponto de referência e confluência para a comunidade acadêmica africana local e internacional [...] Profundamente enraizado na paisagem específica de Joanesburgo, o edifício foi concebido para impulsionar ainda mais o Renascimento Africano, o qual foi a principal premissa do nosso projeto de arquitetura”. Um espaço voltado ao ensino e aprendizagem, pesquisa e intercâmbio cultural, a Biblioteca Presidencial incluirá ainda um museu, um espaço para exposições temporárias, um centro de pesquisa e acervo, um auditório, o Women’s Empowerment Center, salas de leitura, refeitórios, laboratórios digitais e escritórios.

A Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki é o terceiro de uma série de de recentes projetos desenvolvidos pela David Adjaye Associates no continente africano. Somando-se ao Museu Edo de Arte da África Ocidental na Nigéria e o Memorial dos Mártires em Niamey no Níger, a Biblioteca Presidencial “tornará visível, concreto e material, o conhecimento empírico da história africana, desde a antigüidade até os dias de hoje”. Contando com uma infinidade de programas e diferentes funções, o edifício da biblioteca está sendo concebido como uma plataforma para a preservação e divulgação da história e da consciência africana. Além disso, a estrutura incluirá espaços dedicados à armazenagem e catalogação de documentos e artefatos históricos do antigo presidente e outros importantes personagens para a história do continente africano. “O projeto de arquitetura da Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki busca fundir em sua materialidade e forma, um conceito universal daquilo que significa ser africano, um edifício poderoso para que todos nós possamos acessar a memória coletiva deste continente”.

Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 11 de 11
Cortesia de Adjaye Associates

Com o projeto da Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki, procuramos explorar a memória coletiva do continente, estabelecendo um novo centro de referência para a preservação e promoção da cultura e da história de nosso continente. -- Sir David Adjaye OBE

Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 7 de 11
Cortesia de Adjaye Associates

Inspirada nos tradicionais celeiros africanos, a arquitetura da biblioteca se apropria destas formas como uma metáfora, um edifício concebido para armazenar alimento para a alma: o conhecimento. Ressignificando a arquitetura destas estruturas tão presentes no imaginário da paisagem rural sul-africana, o projeto da Biblioteca Presidencial de Joanesburgo procura destilar a essência de suas formas em seus oito volumes cilíndricos, os quais encontram-se conectados através de uma base horizontal concebida para abrigar um amplo espaço público acessível. “Composta por uma série de edifícios cilíndricos com aberturas recortadas de acordo com as necessidades específicas de iluminação e ventilação natural de cada programa específico, a biblioteca foi concebida como um ecossistema de diferentes atmosferas espaciais”. Além disso, sobre esta estrutra de celeiro, a energia solar é coletada através de um amplo sistema fotovoltaico instalado na cobertura; geotermia e massa térmica foram utilizadas para aproveitar a energia da terra e do sol, armazenando calor durante o dia e liberando-o para o interior do edifício à noite, quando as temperaturas tendem a ser menores.

Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 9 de 11
Cortesia de Adjaye Associates

Nossa interpretação para o projeto da nova Biblioteca Presidencial de Joanesburgo procura abarcar e ressignificar tanto o passado quanto o futuro do povo e da cultura africana. Este será um lugar onde todos os povos africanos poderão descobrir mais sobre sua própria história e identidade. Um lugar pensado para estimular o desenvolvimento de um futuro mais brilhante e próspero para o nosso continente e seus habitantes. Através deste incrível projeto desenvolvido em parceria com Sir David Adjaye e equipe, acreditamos que este edifício tem o potencial para se tornar o epicentro para um novo Renascimento Africano - um espaço para celebrar a nossa história e o nosso futuro, fortalecendo o senso de uma identidade africana individual e coletiva. - Presidente Thabo Mbeki

Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 8 de 11
Cortesia de Adjaye Associates
Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo - Imagem 6 de 11
Cortesia de Adjaye Associates

  • Cliente: Thabo Mbeki Foundation
  • Projeto: Adjaye Associates
  • Arquitetos Locais: MMA Design Studio
  • Área: 5,400 m2
  • Programa: Museu, Espaço para Exposições Temporárias, Centro de Pesquisa, e Coleções Especiais, Auditório, Centro de Empodeiramento da Mulher, Sala de Leitura, Loja, Cafeteria, Experiência Digital, Sala de Seminários, Escritórios, Arquivo e Áreas de Serviço.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Adjaye Associates divulga projeto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo" [Adjaye Associates Designs the Thabo Mbeki Presidential Library in Johannesburg, South Africa] 01 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952165/adjaye-associates-divulga-projeto-para-a-biblioteca-presidencial-thabo-mbeki-em-joanesburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.